https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36578
Tipo: | Dissertação |
Título: | Injustiças, opressões epistêmicas e educação |
Título(s) alternativo(s): | Epistemic injustices, oppressions, and education |
Autor(es): | Jesus, Douglas Castro de |
Primeiro Orientador: | Silva Filho, Waldomiro José da |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Santos, Breno Ricardo Guimarães |
metadata.dc.contributor.referee1: | Sepulveda, Claudia de Alencar Serra e |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ruivo, José Leonardo Annunziato |
metadata.dc.contributor.referee3: | Ketzer, Patricia |
metadata.dc.contributor.referee4: | Santos, Breno Ricardo Guimarães |
metadata.dc.contributor.referee5: | Silva, Waldomiro José da |
Resumo: | O objetivo dessa pesquisa é investigar possíveis relações entre os conceitos de “injustiça epistêmica”, “opressão epistêmica”, da maneira como são definidos na literatura em Epistemologia Social, e a educação. As perguntas que pretendo responder são as seguintes: o que são injustiças e opressões epistêmicas? Há alguma relação entre essas injustiças e opressões epistêmicas e a educação? O que é uma educação epistemicamente justa? Para responder a essas questões, dividirei essa dissertação em três capítulos, cada um dedicado a uma das perguntas. No capítulo 1, apresentarei os conceitos de injustiça e opressão epistêmica, atentando para possíveis divergências conceituais e horizontes interpretativos. No capítulo 2, tentarei identificar a relação dessas injustiças e opressões epistêmicas na educação, a partir da literatura recente em Epistemologia Social. Por último, no Capítulo 3, pretendo retornar as autoras e autores apresentados no primeiro capítulo para investigar se eles e elas oferecem alguma noção de justiça aplicável ao contexto educacional. |
Abstract: | This research aims to investigate possible relations between the concepts of “epistemic injustice”, “epistemic oppression”, as Social Epistemology’s literature defines, and the education. I intend to answer the following questions: what are epistemic injustices and oppressions? Are there some relations between these epistemic injustices, oppressions, and the education? What is a just education, epistemically speaking? To answer it, I divided the dissertation into three chapters, each dedicated to one of these issues. In the first chapter, I will introduce the concepts of epistemic injustice and epistemic oppression, paying attention to possible conceptual divergences and interpretative horizons. In the second chapter, I will try to identify the relation between epistemic injustice, oppression, and education, from the Social Epistemology point of view. Finally, in the third chapter, I intend to return to the authors presented in the first chapter to investigate available concepts of justice applicable to the educational context. |
Palavras-chave: | Injustiça Epistêmica Opressão Epistêmica Epistemologia Social Educação |
CNPq: | Ciências humanas Epietemologia Filosofia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | EDUFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) |
Citação: | JESUS, Douglas Castro de. Injustiças, opressões epistêmicas e educação. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia. Salvador, 123f. 2022. |
Tipo de Acesso: | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36578 |
Data do documento: | 25-Fev-2022 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGEFHC) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Injustiças, Opressões Epistêmicas e Educação - Douglas Castro de Jesus (dissertação mestrado - versão biblioteca).pdf | Dissertação - Douglas Castro de Jesus | 933,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons