Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Fernandes, Felipe Bruno Martins | - |
dc.creator | Santos, Rutian do Rosário dos | - |
dc.creator | Carvalho, Daniel Navarro do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-08T08:50:42Z | - |
dc.date.available | 2023-03-08T08:50:42Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-07 | - |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Felipe Bruno Martins (comp.). Dona Josefa Ferreira Pataxó: memórias da luta e resistência dos povos indígenas do nordeste brasileiro. Salvador: Pet Comunidades Indígenas, 2023. 124 p. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-00-60072-8 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36689 | - |
dc.description.abstract | We present the "Dona Josefa Ferreira Pataxó: memories of struggle and resistance of indigenous peoples in Northeast Brazil" activity book with the aim of preserving the cultural heritage of indigenous peoples in Brazil. The book contains activities based on post-constructivist theories, which explore the history of Josefa Ferreira Pataxó, a warrior who fought for the demarcation of Barra Velha territory, home to the Pataxó people. This book is intended for use by teachers and students in indigenous schools and is a valuable resource for promoting reflection on the importance of preserving indigenous cultures and traditions. The authors believe that it is crucial to preserve the memories of elders like Dona Josefa to learn from their experiences and continue the struggle for the rights of indigenous peoples. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ações Afirmativas | pt_BR |
dc.subject | Antropologia | pt_BR |
dc.subject | Cultura Indígena | pt_BR |
dc.subject | Indígenas - Direitos Fundamentais | pt_BR |
dc.subject | Indígenas - Educação | pt_BR |
dc.subject | Povos Indígenas (Pataxó) - História | pt_BR |
dc.subject | Povos Indígenas (Pataxó) - Identidade Étnica | pt_BR |
dc.subject | Povos Indígenas (Pataxó) - Usos e Costumes | pt_BR |
dc.subject.other | Affirmative Actions | pt_BR |
dc.subject.other | Anthropology | pt_BR |
dc.subject.other | Indigenous Culture | pt_BR |
dc.subject.other | Indigenous People - Fundamental Rights | pt_BR |
dc.subject.other | Indigenous People - Education | pt_BR |
dc.subject.other | Indigenous Peoples (Pataxó) - History | pt_BR |
dc.subject.other | Indigenous Peoples (Pataxó) - Ethnic Identity | pt_BR |
dc.subject.other | Indigenous Peoples (Pataxó) - Uses and Customs | pt_BR |
dc.title | Dona Josefa Ferreira Pataxó: memórias da luta e resistência dos povos indígenas do Nordeste | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.description.resumo | Apresentamos o Caderno de Atividades "Dona Josefa Ferreira Pataxó: memórias da luta e resistência dos povos indígenas do Nordeste brasileiro", com o objetivo de preservar o patrimônio cultural dos povos indígenas no Brasil. O caderno contém atividades baseadas em teorias pós-construtivistas, que exploram a história de Josefa Ferreira Pataxó, uma guerreira que lutou pela demarcação do território de Barra Velha, do povo Pataxó. Este caderno destina-se ao uso de professores e alunos em escolas indígenas e é um recurso valioso para promover a reflexão sobre a importância da preservação das culturas e tradições indígenas. Os autores acreditam que é crucial preservar as memórias de anciãos como Dona Josefa para aprender com suas experiências e continuar a luta pelos direitos dos povos indígenas. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publication.place | Salvador, Bahia | pt_BR |
dc.publication.year | 2023 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livro e Capítulo (FFCH)
|