Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36742
Tipo: Tese
Título: Corpo como matriz de análise cognitiva: um estudo da memória corporal na arteterapêutica para difusão do conhecimento
Autor(es): Paz, Gedalva Neres da
Primeiro Orientador: Sousa, Leliana Santos de
metadata.dc.contributor.referee1: Sousa, Leliana Santos de
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Urania Auxiliadora Santos Maia de
metadata.dc.contributor.referee3: Galeffi, Dante Augusto
metadata.dc.contributor.referee4: Freire, Luiz Gustavo Lima
metadata.dc.contributor.referee5: Conrado, Margarete de Sousa
Resumo: A tese Corpo como matriz de Análise Cognitiva: um estudo da memória corporal na arteterapêutica para difusão do conhecimento está baseada nos estudos da Neurociência, Psicologia Cognitiva e Análise Cognitiva. A construção do conceito Corpo Cognitivo tem como intuito ajudar no processo da vida e proporcionar o repensar questões aparentemente normais, cotidianas e legitimadas, porém colonizadoras, discriminatórias e silenciadoras. A problematização desse conceito Corpo Cognitivo é ligada diretamente ao estímulo da autoestima, da vida, da valorização pessoal, da descoberta de potencialidades individuais, autorrespeito e autocuidado. Assim como auxiliar a percepção dos processos de alienação, negação, sabotagem, prostração, postergação e subalternidade. E promover a compreensão das questões discutidas na sociedade contemporânea localizadas no corpo como: feminicídio, feminismo, machismo, exploração, etnia, ética, educação, política, enfim tudo que reverbera no corpo e tudo está contido nos corpos. Esta pesquisa teve como objetivo investigar a consciência corporal como matriz de análise cognitiva para o autoconhecimento, a partir da memória,vivências, experiências de movimento, expressão corporal e poética artística.
Abstract: The thesis Body as a matrix of Cognitive Analysis: a study of body memory in art therapy for dissemination of knowledge is based on the studies of Neuroscience, Cognitive Psychology and Analysis Cognitive. The construction of the Cognitive Body concept aims to help in the process of life and provide the rethinking of seemingly normal, everyday and legitimate issues, however colonizing, discriminatory and silencing. The problematization of this Cognitive Body concept is directly linked to the stimulation of self-esteem, life, personal appreciation, the discovery of individual potentialities, self-respect and self-care. As well as helping the perception of processes of alienation, denial, sabotage, prostration, postponement and subalternity. and promote the understanding of issues discussed in contemporary society located in the body such as: femicide, feminism, sexism, exploitation, ethnicity, ethics, education, politics, in short, everything that reverberates in the body and everything is contained in the bodies. This research aimed to investigate the body awareness as a matrix of cognitive analysis for self-knowledge, based on memory, experiences, movement experiences, body expression and artistic poetics.
Palavras-chave: Corpo
Corpo humano em educação
Análise cognitiva
Memória
Cultura
Abordagem interdisciplinar do conhecimento em educação
Expressão corporal
Ciências cognitivas
Cognição - Análise
Teoria da autoconsciência
Cultura
Ancestralidade
Autoconhecimento
Corpo cognitivo
CNPq: Ciências humanas
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação (PROPCI) 
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36742
Data do documento: 8-Jun-2021
Aparece nas coleções:Tese (PPGDC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Gedalva formatada (1) final.pdf5,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons