https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36742
Tipo: | Tese |
Título: | Corpo como matriz de análise cognitiva: um estudo da memória corporal na arteterapêutica para difusão do conhecimento |
Autor(es): | Paz, Gedalva Neres da |
Primeiro Orientador: | Sousa, Leliana Santos de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Sousa, Leliana Santos de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Urania Auxiliadora Santos Maia de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Galeffi, Dante Augusto |
metadata.dc.contributor.referee4: | Freire, Luiz Gustavo Lima |
metadata.dc.contributor.referee5: | Conrado, Margarete de Sousa |
Resumo: | A tese Corpo como matriz de Análise Cognitiva: um estudo da memória corporal na arteterapêutica para difusão do conhecimento está baseada nos estudos da Neurociência, Psicologia Cognitiva e Análise Cognitiva. A construção do conceito Corpo Cognitivo tem como intuito ajudar no processo da vida e proporcionar o repensar questões aparentemente normais, cotidianas e legitimadas, porém colonizadoras, discriminatórias e silenciadoras. A problematização desse conceito Corpo Cognitivo é ligada diretamente ao estímulo da autoestima, da vida, da valorização pessoal, da descoberta de potencialidades individuais, autorrespeito e autocuidado. Assim como auxiliar a percepção dos processos de alienação, negação, sabotagem, prostração, postergação e subalternidade. E promover a compreensão das questões discutidas na sociedade contemporânea localizadas no corpo como: feminicídio, feminismo, machismo, exploração, etnia, ética, educação, política, enfim tudo que reverbera no corpo e tudo está contido nos corpos. Esta pesquisa teve como objetivo investigar a consciência corporal como matriz de análise cognitiva para o autoconhecimento, a partir da memória,vivências, experiências de movimento, expressão corporal e poética artística. |
Abstract: | The thesis Body as a matrix of Cognitive Analysis: a study of body memory in art therapy for dissemination of knowledge is based on the studies of Neuroscience, Cognitive Psychology and Analysis Cognitive. The construction of the Cognitive Body concept aims to help in the process of life and provide the rethinking of seemingly normal, everyday and legitimate issues, however colonizing, discriminatory and silencing. The problematization of this Cognitive Body concept is directly linked to the stimulation of self-esteem, life, personal appreciation, the discovery of individual potentialities, self-respect and self-care. As well as helping the perception of processes of alienation, denial, sabotage, prostration, postponement and subalternity. and promote the understanding of issues discussed in contemporary society located in the body such as: femicide, feminism, sexism, exploitation, ethnicity, ethics, education, politics, in short, everything that reverberates in the body and everything is contained in the bodies. This research aimed to investigate the body awareness as a matrix of cognitive analysis for self-knowledge, based on memory, experiences, movement experiences, body expression and artistic poetics. |
Palavras-chave: | Corpo Corpo humano em educação Análise cognitiva Memória Cultura Abordagem interdisciplinar do conhecimento em educação Expressão corporal Ciências cognitivas Cognição - Análise Teoria da autoconsciência Cultura Ancestralidade Autoconhecimento Corpo cognitivo |
CNPq: | Ciências humanas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação (PROPCI) |
Tipo de Acesso: | CC0 1.0 Universal |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36742 |
Data do documento: | 8-Jun-2021 |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGDC) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese Gedalva formatada (1) final.pdf | 5,5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons