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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36772
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBatista, Mariana Hilda-
dc.date.accessioned2023-03-27T08:39:50Z-
dc.date.available2023-03-27T08:39:50Z-
dc.date.issued2022-11-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36772-
dc.description.abstractThe dance of matters: body, thing and improvisation, is a research that investigates a state of the body when improvising, understood as bodything. I use the term thing to think about dance, through improvisation with materials as a way of composing that allows this state of things. The study of the thing is developed from three main questions: How to despectacularize the body in dance?; How to un-evidence the body in dance?; How to thingness? In the first question, I elaborate reflections on the relationship between dance and writing, presence and meaning, dialoguing with Lepecki's (2012c) proposal of de-spectacularization of the body, based on a reflection on the term choreography; presence is discussed with the researcher Gumbrecht (2010), and the relationship with dance improvisation is discussed with Bardet (2014) and Louppe (2012), understanding improvisation as an experience of language (FOGEL, 2017). In the search for a dis-evidence of the body, I approach the processes of subjectivation of the body from Sander (2009), suggesting an exercise for the vibrating body with Rolnik (2016), and thus thinking about a vulnerable dance. Finally, I discuss the term thing with Ingold (2012), walking through historical events in the ways of doing dance that point out the materials as part of their writings; and I also comment on the nomenclature of object and matter, bringing reports of practical experiences of improvisation in dance with materials.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectImprovisacãopt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectCoisapt_BR
dc.subject.otherDancept_BR
dc.subject.otherImprovisationpt_BR
dc.subject.otherBodypt_BR
dc.subject.otherThingpt_BR
dc.titleA dança das matérias: corpo, coisa e improvisaçãopt_BR
dc.title.alternativeThe dance of matters: body, thing and improvisationpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqArtes cênicaspt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
dc.subject.cnpqImprovisação na dançapt_BR
dc.contributor.advisor1Moura, Gilsamara-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7674-7627pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4561943198444819pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Rosemeri Rocha-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9791-3484pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9734662622571615pt_BR
dc.contributor.referee2Fonseca, Carlos Henrique-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-8186-5406pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7523322616219214pt_BR
dc.contributor.referee3Guimarães, Daniela Bemfica-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1564421126887939pt_BR
dc.contributor.referee4Serrano, Leonardo José Sebiane-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-6510-3778pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8010584231449560pt_BR
dc.contributor.referee5Moura, Gilsamara-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0001-7674-7627pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/4561943198444819pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0007-0059-1145pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/0685931238274312pt_BR
dc.description.resumoA dança das matérias: corpo, coisa e improvisação, é uma pesquisa que investiga um estado de corpo ao improvisar, compreendido como corpocoisa. Trato do termo coisa para pensar dança, através da improvisação com matérias como modo de compor que permite este estado coisal. O estudo da coisa é desenvolvido a partir de três questões principais: Como desespetacularizar o corpo em dança?; Como des-evidenciar o corpo em dança?; Como coisificar? Na primeira questão elaboro reflexões acerca da relação entre dança e escrita, presença e sentido, dialogando com a proposta de desespetacularização do corpo de Lepecki (2012c), a partir de uma reflexão sobre o termo coreografia; a presença é abordada com o pesquisador Gumbrecht (2010), e a relação com a improvisação em dança é dialogada com Bardet (2014) e Louppe (2012), entendendo a improvisação como uma experiência da linguagem (FOGEL,2017). Na procura por uma des-evidência do corpo, abordo sobre os processos de subjetivação do corpo a partir de Sander (2009), sugerindo um exercício para o corpo vibrátil com Rolnik (2016), e assim pensar em uma dança vulnerável. Por fim discuto sobre o termo coisa com Ingold (2012), passeando por acontecimentos históricos nos modos de fazer dança que apontam as matérias como parte de suas escritas e também comento sobre a nomenclatura de objeto e matéria, trazendo relatos de experiências práticas de improvisação em dança com materiais.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Teatropt_BR
dc.type.degreeDoutoradopt_BR
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