Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36785
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAguiar, Mateus Santos-
dc.date.accessioned2023-03-30T10:08:10Z-
dc.date.available2023-03-30T10:08:10Z-
dc.date.issued2022-12-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36785-
dc.description.abstractThis work investigates, in the light of the notions of noticing an aspect and its correlatives (seeing-as and representation), found in Ludwig Wittgenstein's philosophy, in what sense the phenomenon of seeing a text as literary - that is, noticing the literary aspect of the textual ensemble - can clarify the ways we mean the concept of literature. We intend to show that the meaning of this concept, when viewed in Wittgensteinian terms, derives not from mere intrinsic qualities of the literary text, but from possible attitudes that one adopts towards it in specific circumstances of interactions between author, reader, intentions etc. Such attitudes reveal an openness to diverse possible uses of the concept, anchored in our way of life and, therefore, far from an essentialist perspective. The research is divided into three parts. In the first, we briefly highlight, as a starting point, the distrust of some authors in the contemporary philosophy of literature regarding the possibility of defining literary art precisely. In the next section we outline a general exposition of Wittgenstein's philosophical method as developed in the Philosophical Investigations, which is done with the support of Arley Moreno's comments on the mentioned work. The last part, in turn, has the purpose of applying the described method to the central question. It is suggested that, if there are several ways to read a literary text, not all of them literary, one way to interpret the phenomenon of literary apprehension is through the movement of noticing an aspect, according to which, from a specific attitude in front of the text, its literary aspect is captured, and thus it comes to be seen - and consequently read - as literature. What we see here is the breakdown of the essentialist Image according to which the concept literature represents an entity or set of entities endowed with intrinsic qualities immediately given to apprehension and arranged in a definition. By dissolving this vision, demonstrating other possible uses for the concept under analysis, the scope of its meaning is broadened, and its aspectuality is effectively verified. Finally, as an example of this opening, we present Peter Lamarque's conception of literary art as practice, reinforcing the hypothesis that literature is an aspectual concept.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectLiteratura (definição)pt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectWittgensteinpt_BR
dc.subjectAspectualidadept_BR
dc.subjectVer-comopt_BR
dc.subject.otherLiterature (Definition)pt_BR
dc.subject.otherAestheticspt_BR
dc.subject.otherWittgensteinpt_BR
dc.subject.otherAspectualitypt_BR
dc.subject.otherSeeing-aspt_BR
dc.titleVer um texto como literário: uma abordagem wittgensteiniana sobre aspectualidade e significação do conceito de literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.contributor.advisor1Azize, Rafael Lopes-
dc.contributor.referee1Santos, Mônica de Menezes-
dc.contributor.referee2Saes, Silvia Faustino de Assis-
dc.description.resumoO presente trabalho investiga, à luz das noções de notar um aspecto e suas correlatas (ver- como e representação), encontradas na filosofia de Ludwig Wittgenstein, em que sentido o fenômeno de ver um texto como literário – isto é, notar o aspecto literário do conjunto textual – pode esclarecer os modos como significamos o conceito de literatura. Pretende-se com isso demonstrar que a significação desse conceito, quando encarada em termos wittgensteinianos, decorre não de meras qualidades intrínsecas ao texto literário, mas de atitudes possíveis que se adotam diante dele em circunstâncias específicas de interações entre autor, leitor, intenções etc. Tais atitudes revelam uma abertura a diversos usos possíveis do conceito, ancorados em nossa forma de vida e distantes, portanto, de uma perspectiva essencialista. A investigação divide-se em três partes. Na primeira, destacamos brevemente, como ponto de partida, a desconfiança de alguns autores da filosofia da literatura contemporânea quanto à possibilidade de se definir com precisão a arte literária. Esboçamos, na seção seguinte, uma exposição geral do método filosófico wittgensteiniano conforme desenvolvido nas Investigações Filosóficas, o que se faz com amparo nos comentários de Arley Moreno à referida obra. A última parte, por sua vez, tem por escopo aplicar o método descrito à questão central. Sugere-se então que, se há vários modos de se ler um texto de literatura, nem todos eles propriamente literários, uma maneira de interpretar o fenômeno da apreensão literária é pelo movimento de notar um aspecto, segundo o qual, a partir de uma atitude específica frente ao texto, captura-se o seu aspecto propriamente literário, e assim ele passa a ser visto – e consequentemente lido – como literatura. O que se verifica aí é a quebra da Imagem essencialista segundo a qual o conceito de literatura representaria uma entidade ou conjunto de entidades dotadas de qualidades intrínsecas imediatamente dadas à apreensão e dispostas numa definição. Ao dissolver essa visão, demonstrando outros usos possíveis para o conceito sob análise, amplia-se potencialmente o escopo da sua significação, donde se verifica, efetivamente, a sua aspectualidade. Por fim, como exemplo dessa abertura, apresentamos em linhas gerais a concepção de Peter Lamarque sobre a arte literária como prática, reforçando a hipótese de que literatura seja um conceito aspectual.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)pt_BR
dc.type.degreeBachareladopt_BR
dc.publisher.courseFILOSOFIApt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Filosofia (FFCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-Mateus_Santos_Aguiar.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.