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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36820
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, SEBASTIÃO DE SALES-
dc.date.accessioned2023-04-12T12:23:15Z-
dc.date.available2023-04-12T12:23:15Z-
dc.date.issued2022-10-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36820-
dc.description.abstractThe thesis "danced" here presents a sewing of memories about the play of Boi de Reis throughout my very history. In this narrative, I play with the passage of my time as a boy until I reach my pedagogical-performative wanderings as a player in the popular scene. The weaving of this text intends to meet the need to recognize the play of the Boi de Reis, which has been going on for more than one hundred years in the city of Vera Cruz/RN, as a way of knowing through the body of my people and of so many others who make this play. In particular, I focus on the whole play and dedicate myself to the perception of Catirina's body – the only female presence in the ludic play of the Boi. With her, I seek to study the poetic construction and the cultural and educational knowledge immersed in the context of this Bois’ dance. The self-referential investigative research addresses poetic-political, sensory-social, and imagetic-cultural issues that cross my path in the materialization of the character Catirina in her different versions during the creative process. With this, I intend to bring into debate some propositions about the universe of play, understanding it as a cultural representation of a given social group, a given place, a given people. Those who guide this text are MACHADO (2017), with Danças no Jogo da Construção Poética, OLIVEIRA (2021), with Filosofia da Ancestralidade, RUFINO (2016), with Pedagogia das Encruzilhadas, SANTOS (2002), making the cross with Corpo e Ancestralidade. I evoke GLISSANT (2021) to dance with me and his Poética da Relação, and MARTINS (2021) in Performances do tempo espiralar. I share the contributions of AMOROSO (2009) whose miudinho made me spin. SANTOS (2020) drummed in this "danced" thesis, tuning me to the Poetics of Relationships. The great Master Tião Carvalho, a brincante of the Boi and my godfather in the play, illuminated my steps in the scene and in the ways of playing. The construction of this weaving recovers my ancestrality, for with it I play and access the ancestral divinities of the "Serestar Catirinas," an artistic work that is the outcome of this doctoral research.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectDançaspt_BR
dc.subjectBrincador de boispt_BR
dc.subjectCatirinaspt_BR
dc.subjectJogo e ancestralidadept_BR
dc.subject.otherDancespt_BR
dc.subject.otherBois’ playerpt_BR
dc.subject.otherCatirinaspt_BR
dc.subject.otherPlay and ancestrypt_BR
dc.titlePOÉTICA DE SERESTAR CATIRINASpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
dc.contributor.advisor1Machado, Lara Rodrigues-
dc.contributor.referee1Machado, Lara Rodrigues-
dc.contributor.referee2Ferraz, Fernando Marques Camargo-
dc.contributor.referee3Oliveira, Eduardo David de-
dc.contributor.referee4Santos, Marcos dos-
dc.contributor.referee5Siqueira, Thulho Cezar Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7250080468263829pt_BR
dc.description.resumoA tese aqui “dançada” apresenta uma costura de memórias acerca da brincadeira do Boi de Reis em minha história. Nessa narrativa brinco com a passagem do tempo de menino até chegar a minhas andanças pedagógico-performativas como brincador na cena popular. A tessitura desse texto busca atender à necessidade de reconhecer a brincadeira do Boi de Reis, que tem ocorrido há mais de cem anos na Cidade de Vera Cruz/RN, como um modo de saber pelo corpo de meu povo e de tantas outras pessoas fazedoras dessa brincadeira. Muito especialmente, faço um recorte no todo da brincadeira e me dedico à percepção do corpo de Catirina – única presença feminina no jogo lúdico do brincar do boi. Com ela, busco estudar a construção poética e os saberes culturais e educacionais imersos no contexto dessa dança de bois. A pesquisa investigativa autorreferente, aborda questões poético-políticas, sensório sociais e imagético-culturais que me atravessam no percurso de materialização da figura de Catirina em suas diferentes versões no decorrer do processo criativo. Com isso, pretendo colocar em debate algumas proposições acerca do universo da brincadeira, entendendo-a como uma representação cultural de dado grupo social, dado lugar, dado povo. Ciceroneiam esse texto, MACHADO (2017), com Danças no Jogo da Construção Poética, OLIVEIRA (2021), com Filosofia da Ancestralidade, RUFINO (2019), com Pedagogia das Encruzilhadas, SANTOS (2002), fazendo o cruzo com o Corpo e Ancestralidade. Evoco para dançar comigo GLISSANT (2021) e sua Poética da Relação e MARTINS (2021) nas Performances do tempo espiralar. Partilho das contribuições de AMOROSO (2009), que com o seu miudinho me fez girar. SANTOS (2020), batucou nessa tese “dançada” me atinando para a Poética das Relações. O grande Mestre Tião Carvalho, brincante de boi e meu padrinho da brincadeira, alumiou os meus passos na cena e nos modos de brincar. A construção dessa tessitura recupera minha ancestralidade, pois com ela brinco e acesso as divindades ancestrais do “Serestar Catirinas”, trabalho artístico fruto dessa pesquisa de doutorado.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Dançapt_BR
dc.type.degreeDoutoradopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGDANCA)

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