Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Carvalho, Daniel Rebouças | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-24T10:23:17Z | - |
dc.date.available | 2023-04-24T10:23:17Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-13 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Daniel Rebouças. A liberdade em cena: teatro, humor e racismo no templo da abolição e além (Salvador, Bahia, 1884-1906).Tese (doutorado) - Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Salvador, 2021, 220 f. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36903 | - |
dc.description.abstract | The association between the process of eradicating slavery and the political use of theater,
in the late nineteenth century, by abolitionist militants to debate Brazilian society, will be
the fundamental center of this thesis. Starting from the premise that theater was an
important space for political action and an environment of social imagination about the
future of the country, I will analyze part of the dramaturgical production of engineer Sílio
Boccanera Júnior and poet Alexandre Fernandes. Mixing light theater with moralizing
inspiring humor, my main hypothesis is that the authors, along with other theater literati,
took the politicization of theatrical space to the years after the Golden Law and the
beginning of the Republic, in order to convince other sectors about the country's
trajectory: education and art as a means of “civilizing” the “new” citizens. For this, the
authors used humor and racial marking on stage, in various ways, as a weapon to defend
their project on the future of the nation. However, the reactions of the audience went
beyond expectations, pointing out how the polysemy of the performances, the complexity
of the theatrical scene and the diversity of the audience, put different understandings on
the social roles of the subjects represented and their contributions to the brazilian republic. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Humor | pt_BR |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Abolição | pt_BR |
dc.subject | Salvador | pt_BR |
dc.subject.other | Humor | pt_BR |
dc.subject.other | Theater | pt_BR |
dc.subject.other | Racism | pt_BR |
dc.subject.other | Abolition | pt_BR |
dc.subject.other | Salvador | pt_BR |
dc.title | Liberdade em cena: teatro, humor e racismo no tempo da abolição e além (Salvador, Bahia, 1884-1906) | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Albuquerque, Wlamyra Ribeiro de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2359566367659802 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Albuquerque, Wlamyra Ribeiro de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2359566367659802 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Sampaio, Gabriela dos Reis | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6050013705102457 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Abreu, Martha Campos | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0437999126739133 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Castilho, Celso Thomas | - |
dc.contributor.referee5 | Balaban, Marcelo | - |
dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/9607339927631593 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0806554048381677 | pt_BR |
dc.description.resumo | A associação entre o processo de fim da escravidão e uso político do teatro, no
final do século XIX, por militantes abolicionistas para debater a sociedade brasileira, será
o centro fundamental desta tese. Partindo da premissa que o teatro foi um importante
espaço de ação política e um ambiente de imaginação social sobre o futuro do pais,
analisarei parte da produção dramatúrgica de engenheiro Sílio Boccanera Júnior e do
poeta Alexandre Fernandes. Mesclando teatro ligeiro com um humor de inspiração
moralizante, minha principal hipótese é que os autores, em conjunto com outros homens
de letras engajados no teatro, levaram a politização do espaço teatral para os anos após a
lei áurea e início da República, com objetivo de convencer outros setores sobre o
encaminhamento do país: instrução e a arte como meio de “civilizar” os “novos”
cidadãos. Para isso, os autores usaram do humor e da marcação racial em cena, de
variadas formas, como arma para defender seu projeto sobre o futuro da nação. Contudo,
as reações do público foram além do previsto, apontando como a polissemia das
performances, a complexidade da cena teatral e a diversidade do público, colocaram
diferentes entendimentos sobre os papéis sociais dos sujeitos representados e sobre o o
recente nação republicana. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) | pt_BR |
dc.type.degree | Doutorado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Outros (PPGH)
|