Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36970
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarreto, Daniel Saboia Almeida-
dc.date.accessioned2023-05-05T19:48:05Z-
dc.date.available2023-05-05T19:48:05Z-
dc.date.issued2021-06-24-
dc.identifier.citationBARRETO, Daniel Sabóia Almeida. Atlas: percursos imaginários, cidades em movimento. 2021. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36970-
dc.description.abstractThis research presents possibilities for an expanded practice of urbanism through its intersection with experimental and collective processes of fields such as visual arts and graphic editorial design. To this end, it sets in motion a reunion of ideas, practices and images (technical and metaphorical), having as its main methodological and epistemological inspiration the way of thinking propossed by the German art historian Aby Warburg in his Atlas Mnemosyne (1924-1929), recently explored in depth by theorists like Georges Didi-Huberman (2013) and Paola Berenstein Jacques (2020). Thought not only (but also) as an editorial and scientific genre, the atlas is presented from multiple points of view, in an attempt to excavate some points of the wide territory of meanings and migrations that were constituted over five centuries around this word. Far from trying to compose an exhaustive historical or theoretical panorama, this survey seeks instead to find points where relations can be woven and expanded through the intersection with other texts presenting contemporary artistic, anthropological and urban processes, in addition to experimentation processes carried out in parallel with the development of this research. The collection of fragments, in constant recombination through experimentation with different supports, helps also to think about the co-implications between forms, processes and ways of spatializing knowledge. The elusive and multifaceted image that is composed in this process, presents a way of thinking about the urban space that, impure, multiple, imprecise and always unfinished as the city itself is, refuses the rigidity of scientific and technical models in favor of critical and collective experimentation guided by the mobilization of the imagination.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectArtes gráficaspt_BR
dc.subjectEditoraçãopt_BR
dc.subjectImaginaçãopt_BR
dc.subjectPlanejamento urbanopt_BR
dc.subjectProjeto experimentalpt_BR
dc.subject.otherCity planningpt_BR
dc.subject.otherEditingpt_BR
dc.subject.otherExperimental designpt_BR
dc.subject.otherGraphic artspt_BR
dc.subject.otherImaginationpt_BR
dc.titleAtlas: percursos imaginários, cidades em movimentopt_BR
dc.title.alternativeAtlas: imaginary paths, moving citiespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.contributor.advisor1Jacques, Paola Berenstein-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9946783270297825pt_BR
dc.contributor.referee1Jacques, Paola Berenstein-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9946783270297825pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Francisco de Assis da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2770499021615618pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Adriana Mattos de Caúla e-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1058314581533425pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2518192231140964pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa busca apresentar possibilidades para uma prática expandida do urbanismo através do seu cruzamento com processos experimentais e coletivos do campo da arte e do design gráfico-editorial. Para isso, coloca em movimento um conjunto de ideias, práticas e imagens (técnicas e metafóricas), tendo como principal inspiração metodológica e epistemológica o modo de pensar proposto pelo historiador da arte alemão Aby Warburg em seu Atlas Mnemosyne (1924-1929), recentemente explorado em profundidade por teóricos como Georges Didi-Huberman (2013) e Paola Berenstein Jacques (2020). Compreendido não só (mas também) como gênero editorial e científico, o atlas é apresentado a partir de múltiplas perspectivas, numa tentativa de escavar alguns pontos do amplo território de sentidos e migrações que se constituiu ao longo de cinco séculos no entorno deste vocábulo. Longe de tentar compor um panorama histórico ou teórico exaustivo, essa sondagem busca antes encontrar pontos em que se possam tecer relações, expandidas a partir do cruzamento com processos artísticos, antropológicos e urbanísticos contemporâneos, além de processos de experimentação realizados paralelamente ao desenvolvimento da pesquisa. A coleção de fragmentos, em constante recombinação através da experimentação com diferentes suportes, ajuda a pensar ainda as coimplicações entre formas, processos e maneiras de espacialização do conhecimento. A imagem fugidia e multifacetada que se compõe nesse processo, apresenta uma forma de pensar o espaço urbano que, impura, múltipla, imprecisa e sempre inacabada como é a própria cidade, recusa a rigidez dos modelos científicos e técnicos em prol da experimentação crítica e coletiva guiada pela mobilização da imaginação.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - DANIEL SABÓIA ALMEIDA BARRETO _ R01.pdfVolume único79,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.