https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37115
Tipo: | Dissertação |
Título: | O hip-hop enquanto forma de objetivação da resistência: possibilidades de trato do conhecimento na educação física no ensino médio |
Autor(es): | Lima, Michele Rodrigues de |
Primeiro Orientador: | Taffarel, Celi Nelza Zülke |
metadata.dc.contributor.referee1: | Machado, Adriana Bittencourt |
metadata.dc.contributor.referee2: | Carvalho, Marize Souza |
metadata.dc.contributor.referee3: | Morschbacher, Márcia |
metadata.dc.contributor.referee4: | Albuquerque, Joelma Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee5: | Santana, Leda Maria Ornelas de |
Resumo: | A presente dissertação tem como objeto de estudo o trato pedagógico do hip-hop nas aulas de Educação Física para os (as) jovens do Ensino Médio, com vistas a elevar a capacidade teórica destes (as) estudantes (sujeitos inseridos no modo de produção capitalista nas periferias, onde reside a classe trabalhadora, de maioria negra e marginalizada), a respeito deste conteúdo histórico e socialmente acumulado. Para consecução da pesquisa, foi realizado um levantamento bibliográfico acerca do trato do conhecimento do hip-hop nas aulas de Educação Física. Constatamos que poucas são as pesquisas voltadas para este tema e as que existem não são calcadas na realidade da escola pública, tampouco se relacionam à compreensão de seus estudantes acerca do hip-hop enquanto expressão da resistência ativa e instrumento para a revolução. A fundamentação deste estudo se deu por meio da análise da literatura (estado da arte), buscando investigar as práticas pedagógicas a partir dos estudos da abordagem metodológica crítico-superadora da Educação Física e da Pedagogia Histórico- Crítica, intentando justificar a presença do hip-hop nas aulas de educação física e seus desdobramentos como expressão da resistência ativa, visando elevar a capacidade teórica dos (as) estudantes das escolas públicas, bem como o fortalecimento de sua capacidade de constatar, compreender, explicar e agir no mundo, na perspectiva de transformá-lo. Concluímos que o trato do conhecimento do hip-hop, sem o aporte de uma teoria pedagógica crítica, contribui para alienação dos sujeitos, limitando, assim, as possibilidades da elaboração de conceitos complexos que permitam elevar a capacidade teórica dos (as) estudantes, contribuindo também para a fragmentação da tríade conteúdo-forma-destinatário. A investigação gerou uma proposição pedagógica para o trato do conhecimento do hip-hop no ensino médio, produzindo uma nova síntese em prol do desenvolvimento da abordagem metodológica crítico-superadora da Educação Física. |
Abstract: | The present dissertation has as its object of study the pedagogical treatment of hip-hop in PE classes for young people in high school, with a view to raising the theoretical capacity of these students (subjects inserted in the capitalist mode of production in the outlying neighborhoods where the mostly black and marginalized working classes resides), regarding this historical and socially accumulated content. To conduct the research, a bibliographic survey was made about the treatment of hip-hop knowledge in PE classes. We found that there are few studies focused on this topic, and those that exist are not grounded in the reality of public schools, nor are they related to the understanding of its students to hip-hop as an expression of active resistance and an instrument for the revolution. This state of art research sought to investigate pedagogical practices from the studies of Physical Education Methodological Critical Approach and Historical-Critical Pedagogy, both referenced in dialectical historical materialism assumptions, besides which it tries to justify the presence of the hip-hop movement in PE classes and their development as an expression of active resistance, aiming to raise the theoretical capacity of public school students, as well as strengthening their ability to observe, understand, explain and act in the world with a view to transforming it. It is concluded that treatment of hip-hop movement knowledge without the contribution of a critical pedagogical theory referenced in the assumptions of dialectical historical materialism contributes to the alienation of the subjects, thus limiting the possibilities of elaborating complex concepts that allow raising the theoretical capacity of the students, contributing also for the fragmentation of the content-form-recipient triad. This investigation generated a pedagogical proposal to the teaching of hip-hop in high school, configuring a new synthesis in favor of the development of a critical methodological approach to Physical Education from the assumptions of dialectical historical materialism. |
Palavras-chave: | Educação Escolar Educação Física Abordagem Metodológica Crítico-Superadora Ensino Médio Hip-hip Educação física (Ensino médio) Cultura corporal Educação física escolar Materialismo histórico Materialismo dialético Pedagogia histórico-crítica |
CNPq: | Educação Educação Física Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37115 |
Data do documento: | 13-Abr-2022 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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