https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3712
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A multirreferencialidade de saberes nos atos de mediaçao do conhecimento: o aporte das ciências cognitivas à ação pedagógica das bibliotecas |
Título(s) alternativo(s): | Perspectivas em Ciência da Informação |
Autor(es): | Varela, Aida Varela Barbosa, Marilene Lobo Abreu |
Autor(es): | Varela, Aida Varela Barbosa, Marilene Lobo Abreu |
Abstract: | Analisa-se o descompasso do homem do século XXI no acesso ao conhecimento, desta-cando a complexidade do apreender a realidade num contexto de transformações. Revisam-se conceitos de analfabetismo, alfabetismo e privação cultural e a função da escola e da biblioteca no processo de aprendizado no desenvolvimento de competência infor-macional. Reflete sobre perspectivas para a organização e à difusão do conhecimento, mediação, multirreferencialidade e a necessidade de políticas públicas em prol da potencialização da alfabetização informacional e comunicacional. |
Palavras-chave: | Acesso ao conhecimento Alfabetização Descompasso Mediação Cognição |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3712 |
Data do documento: | 2009 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (ICI) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
587.pdf | 179,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.