Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37160
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Aprendendo com a experiência: princípios arteducativos para o ensino da dança entre carlos moraes e o projeto axé
Autor(es): Santana, Raimundo Simões de
Primeiro Orientador: Brandão, Ana Elisabeth Simões
metadata.dc.contributor.referee1: Brandão, Ana Elisabeth Simões
metadata.dc.contributor.referee2: Aquino, Rita Ferreira de
metadata.dc.contributor.referee3: Ferraz, Fernando Marques Camargo
Resumo: Esta pesquisa aborda as influências do Maître de Ballet Carlos Moraes na construção princípios arteducativos que fazem parte de meu trabalho como educador em Dança na cidade de Salvador. A partir da convivência com Moraes, da minha trajetória e estudos busco e sistematizar princípios pedagógicos que integram as técnicas do Ballet Clássico e as da Capoeira, como forma de contribuir para a criação de uma metodologia multidisciplinar para ser aplicada no Programa Educacional do Projeto Axé. Aos princípios arteducativos para o ensino da Dança, inspirados em falas e na convivência com Carlos Moraes, foram agregadas as discussões sobre ensino, decolonialidade, afroperspectivismo dentro do contexto de arteducação do Projeto AXÉ.
Abstract: This research addresses the influences of Maître de Ballet Carlos Moraes in the construction of art-educational principles that are part of my work as an educator in Dance in the city of Salvador. Considering my acquaintance with Moraes and my trajectory and studies, I seek and systematize pedagogical principles that integrate the techniques of Classical Ballet and Capoeira to contribute to the creation of an inter and or multidisciplinary methodology to be applied in the Educational Program of the Axé Project. In addition, to the art-educational principles for the teaching of Dance, inspired by speeches and by the coexistence with Carlos Moraes, discussions on teaching, decoloniality, afro-perspectivism within the context of art-education of the AXÉ Project were added.
Palavras-chave: Arte - educação em Dança
Carlos Moraes
Ensino de dança
Projeto Axé
Arte-educação
Dança
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Dança
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação Profissional em Dança (PRODAN)
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37160
Data do documento: 10-Nov-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (PRODAN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dossie_raimundo_final_revisado_considercoes_banca_20_12.pdf1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons