https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37161
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santana, Raimundo Simões de | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-06T12:42:53Z | - |
dc.date.available | 2023-06-06T12:42:53Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-10 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37161 | - |
dc.description.abstract | This research addresses the influences of Maître de Ballet Carlos Moraes in the construction of art-educational principles that are part of my work as an educator in Dance in the city of Salvador. Considering my acquaintance with Moraes and my trajectory and studies, I seek and systematize pedagogical principles that integrate the techniques of Classical Ballet and Capoeira to contribute to the creation of an inter and or multidisciplinary methodology to be applied in the Educational Program of the Axé Project. In addition, to the art-educational principles for the teaching of Dance, inspired by speeches and by the coexistence with Carlos Moraes, discussions on teaching, decoloniality, afro-perspectivism within the context of art-education of the AXÉ Project were added. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
dc.subject | Arte - educação em Dança | pt_BR |
dc.subject | Carlos Moraes | pt_BR |
dc.subject | Ensino de dança | pt_BR |
dc.subject | Projeto Axé | pt_BR |
dc.subject | Arte-educação | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject.other | Art education in Dance | pt_BR |
dc.subject.other | Carlos Moraes | pt_BR |
dc.subject.other | dance teaching | pt_BR |
dc.subject.other | Axé Project | pt_BR |
dc.subject.other | Art Education | pt_BR |
dc.subject.other | Dance | pt_BR |
dc.title | Eko lati iriri: jogo de memória | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação Profissional em Dança (PRODAN) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Brandão, Ana Elisabeth Simões | - |
dc.contributor.referee1 | Brandão, Ana Elisabeth Simões | - |
dc.contributor.referee2 | Aquino, Rita Ferreira de | - |
dc.contributor.referee3 | Ferraz, Fernando Marques Camargo | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5947027699656148 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa aborda as influências do Maître de Ballet Carlos Moraes na construção princípios arteducativos que fazem parte de meu trabalho como educador em Dança na cidade de Salvador. A partir da convivência com Moraes, da minha trajetória e estudos busco e sistematizar princípios pedagógicos que integram as técnicas do Ballet Clássico e as da Capoeira, como forma de contribuir para a criação de uma metodologia multidisciplinar para ser aplicada no Programa Educacional do Projeto Axé. Aos princípios arteducativos para o ensino da Dança, inspirados em falas e na convivência com Carlos Moraes, foram agregadas as discussões sobre ensino, decolonialidade, afroperspectivismo dentro do contexto de arteducação do Projeto AXÉ. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Dança | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - Produção Técnico Tecnológica (PRODAN) |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons