Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37161
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantana, Raimundo Simões de-
dc.date.accessioned2023-06-06T12:42:53Z-
dc.date.available2023-06-06T12:42:53Z-
dc.date.issued2021-11-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37161-
dc.description.abstractThis research addresses the influences of Maître de Ballet Carlos Moraes in the construction of art-educational principles that are part of my work as an educator in Dance in the city of Salvador. Considering my acquaintance with Moraes and my trajectory and studies, I seek and systematize pedagogical principles that integrate the techniques of Classical Ballet and Capoeira to contribute to the creation of an inter and or multidisciplinary methodology to be applied in the Educational Program of the Axé Project. In addition, to the art-educational principles for the teaching of Dance, inspired by speeches and by the coexistence with Carlos Moraes, discussions on teaching, decoloniality, afro-perspectivism within the context of art-education of the AXÉ Project were added.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectArte - educação em Dançapt_BR
dc.subjectCarlos Moraespt_BR
dc.subjectEnsino de dançapt_BR
dc.subjectProjeto Axépt_BR
dc.subjectArte-educaçãopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subject.otherArt education in Dancept_BR
dc.subject.otherCarlos Moraespt_BR
dc.subject.otherdance teachingpt_BR
dc.subject.otherAxé Projectpt_BR
dc.subject.otherArt Educationpt_BR
dc.subject.otherDancept_BR
dc.titleEko lati iriri: jogo de memóriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação Profissional em Dança (PRODAN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCApt_BR
dc.contributor.advisor1Brandão, Ana Elisabeth Simões-
dc.contributor.referee1Brandão, Ana Elisabeth Simões-
dc.contributor.referee2Aquino, Rita Ferreira de-
dc.contributor.referee3Ferraz, Fernando Marques Camargo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5947027699656148pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa aborda as influências do Maître de Ballet Carlos Moraes na construção princípios arteducativos que fazem parte de meu trabalho como educador em Dança na cidade de Salvador. A partir da convivência com Moraes, da minha trajetória e estudos busco e sistematizar princípios pedagógicos que integram as técnicas do Ballet Clássico e as da Capoeira, como forma de contribuir para a criação de uma metodologia multidisciplinar para ser aplicada no Programa Educacional do Projeto Axé. Aos princípios arteducativos para o ensino da Dança, inspirados em falas e na convivência com Carlos Moraes, foram agregadas as discussões sobre ensino, decolonialidade, afroperspectivismo dentro do contexto de arteducação do Projeto AXÉ.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Dançapt_BR
dc.type.degreeMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Produção Técnico Tecnológica (PRODAN)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons