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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37213
Tipo: Outros
Título: Guia orí-entado
Autor(es): Santos, Lissandra Patrícia Conceição dos
Resumo: O projeto de pesquisa intitulado “Dança Afrorreferenciada na Escola Pública: pelo reconhecimento do corpo negro na infância” busca ressignificar e fortalecer a autoestima dos estudantes das séries finais do fundamental I, 4º e 5º ano, através da valorização da cultura negra, do sentimento de pertencimento, de direitos, da formação cultural e humana e da luta contra o racismo. Busca desenvolver práticas que estimulem o amor próprio e reconhecimentos de si e do corpo negro na infância dos alunos da educação básica de ensino através da dança, de palestras e reflexões de nossas raízes históricas com maior aceitação da sua cor, possibilitando vivências onde a criança negra se enxergue de forma potente, descontruindo assim, a ideia de história única que nos foi contada sobre nossa ancestralidade negra. O projeto foi desenvolvido na escola Municipal Lélis Piedade situada na comunidade de Cosme de Farias em Salvador - Bahia. As atividades ocorreram uma vez por semana durante o período contido entre os meses de setembro a dezembro de 2021, finalizando com a mostra de um guia Orí-entado intitulado “Mulheres Referências Negras na Dança em Salvador-Bahia”.
Abstract: The research project entitled “Afro-referenced Dance in Public School: for the recognition of the black body in childhood” seeks to re-signify and strengthen the self-esteem of students in the final grades of fundamental I, 4th and 5th grade, through the appreciation of black culture, the feeling of belonging, rights, cultural and human formation and the fight against racism. It seeks to develop practices that encourage self-love and self-recognition and the black body in these students' childhood, through dance, lectures and reflections on our historical roots with greater acceptance of their color, enabling experiences where the black child sees himself in a different way potent, thus deconstructing the idea of a unique story that was told to us about our black ancestry. The project was developed at the Municipal School Lélis Piedade located in the community of Cosme de Farias in Salvador - Bahia. The activities took place once a week during the period between the months of September and December 2021, ending with the exhibition of an Orí-entado Guide entitled “Women Black References in Dance in Salvador-Bahia”.
Palavras-chave: Dança
Afro-centricidade
Educação
Antirracismo
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37213
Data do documento: 5-Dez-2022
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Produção Técnico Tecnológica (PRODAN)

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