Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Lima, Nailton Ronei Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-19T14:50:06Z | - |
dc.date.available | 2023-06-19T14:50:06Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-24 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37230 | - |
dc.description.abstract | This research was initially mobilized by the questioning of thenotion of costume, mainly in the context of contemporaryperforming arts. In this sense, it also questioned the practice ofthe costume designer, seeking to break with normativehegemonic standards present in the professional context.Therefore, a bibliographic review was carried out, enlarging thecomprehension of the work of a costume designer based onthe concepts of performativity and dramaturgy. The artisticpractice methodologically structured the investigation, whichsews a theoretical and analytical reference to theautobiographical experiences in the trajectory as an artist. Theessayistic structure of the text allowed variations in the ways ofwriting, relating concepts to images, textures and memories forthe composition of this artist's book, which presents the fourperformances conceived in the Master in Dance: “Study forred” (2019); “Pepper grinding machine” (2019); “Variation forred” (2020); and “Who needs a costume designer?” (2020).The performances materialize the creation of images of thebody on stage as an expanded field, in which theunderstanding of the costumes tensions boundaries betweeninside/outside, body/object, space/time, demonstratingpossibilities of happening in a provisional and transitory zone.It is concluded that, from this perspective, it would be up to thecostume designer to take another position in the creativeprocess, closer to the work of a dramaturgist in the sense ofcollaborating with the flow of images on the scene - which arenot restricted to visualities. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Figurino | pt_BR |
dc.subject | Processo de criação | pt_BR |
dc.subject | Dramaturgia | pt_BR |
dc.subject | Performatividade | pt_BR |
dc.subject.other | Dance | pt_BR |
dc.subject.other | Costume | pt_BR |
dc.subject.other | Creative process | pt_BR |
dc.subject.other | Dramaturgy | pt_BR |
dc.subject.other | Performativity | pt_BR |
dc.title | Erre como figurinista | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação Profissional em Dança (PRODAN) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Aquino, Rita Ferreira de | - |
dc.contributor.referee1 | Aquino, Rita Ferreira de | - |
dc.contributor.referee2 | Rocha, Lucas Valentim | - |
dc.contributor.referee3 | Fernandes, Ciane | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9784464479739522 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa foi mobilizada inicialmente pela problematizaçãoda noção de figurino principalmente no contexto dasencenações contemporâneas. Neste sentido, colocou emquestão também a prática da (o) figurinista, buscando rompercom padrões hegemônicos normativos presentes no campoprofissional. Para tanto, foi realizada revisão bibliográfica eampliação da compreensão de figurino e do trabalho defigurinista a partir dos conceitos de performatividade edramaturgia. A prática artística estruturou metodologicamente ainvestigação, que costura referencial teórico e analítico àsexperiências autobiográficas na trajetória como artista criador.A estrutura ensaística do texto permitiu variações nos modosde escrever, relacionando conceitos a imagens, texturas ememórias para a composição deste livro de artista, queapresenta as quatro performances concebidas no Mestrado emDança: “Estudo para vermelho” (2019); “Máquina de moerpimentas” (2019); “Variação para vermelho” (2020); e “Quemprecisa de figurinista?” (2020). As performances materializam acriação das imagens do corpo em cena como campoexpandido, no qual a compreensão do figurino tensionafronteiras entre dentro/fora, corpo/objeto, espaço/tempo,demonstrando possibilidades de acontecimento em uma zonaprovisória e transitória. Conclui-se que, nesta perspectiva,caberia a (ao) figurinista um outro posicionamento no processocriativo, mais próximo ao trabalho de uma (um) dramaturgistano sentido de colaborar com o fluxo de imagens em cena – asquais não se restringem às visualidades. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Dança | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - Produção Artística (PRODAN)
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