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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37230
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Nailton Ronei Gomes-
dc.date.accessioned2023-06-19T14:50:06Z-
dc.date.available2023-06-19T14:50:06Z-
dc.date.issued2022-08-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37230-
dc.description.abstractThis research was initially mobilized by the questioning of thenotion of costume, mainly in the context of contemporaryperforming arts. In this sense, it also questioned the practice ofthe costume designer, seeking to break with normativehegemonic standards present in the professional context.Therefore, a bibliographic review was carried out, enlarging thecomprehension of the work of a costume designer based onthe concepts of performativity and dramaturgy. The artisticpractice methodologically structured the investigation, whichsews a theoretical and analytical reference to theautobiographical experiences in the trajectory as an artist. Theessayistic structure of the text allowed variations in the ways ofwriting, relating concepts to images, textures and memories forthe composition of this artist's book, which presents the fourperformances conceived in the Master in Dance: “Study forred” (2019); “Pepper grinding machine” (2019); “Variation forred” (2020); and “Who needs a costume designer?” (2020).The performances materialize the creation of images of thebody on stage as an expanded field, in which theunderstanding of the costumes tensions boundaries betweeninside/outside, body/object, space/time, demonstratingpossibilities of happening in a provisional and transitory zone.It is concluded that, from this perspective, it would be up to thecostume designer to take another position in the creativeprocess, closer to the work of a dramaturgist in the sense ofcollaborating with the flow of images on the scene - which arenot restricted to visualities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectFigurinopt_BR
dc.subjectProcesso de criaçãopt_BR
dc.subjectDramaturgiapt_BR
dc.subjectPerformatividadept_BR
dc.subject.otherDancept_BR
dc.subject.otherCostumept_BR
dc.subject.otherCreative processpt_BR
dc.subject.otherDramaturgypt_BR
dc.subject.otherPerformativitypt_BR
dc.titleErre como figurinistapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação Profissional em Dança (PRODAN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCApt_BR
dc.contributor.advisor1Aquino, Rita Ferreira de-
dc.contributor.referee1Aquino, Rita Ferreira de-
dc.contributor.referee2Rocha, Lucas Valentim-
dc.contributor.referee3Fernandes, Ciane-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9784464479739522pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa foi mobilizada inicialmente pela problematizaçãoda noção de figurino principalmente no contexto dasencenações contemporâneas. Neste sentido, colocou emquestão também a prática da (o) figurinista, buscando rompercom padrões hegemônicos normativos presentes no campoprofissional. Para tanto, foi realizada revisão bibliográfica eampliação da compreensão de figurino e do trabalho defigurinista a partir dos conceitos de performatividade edramaturgia. A prática artística estruturou metodologicamente ainvestigação, que costura referencial teórico e analítico àsexperiências autobiográficas na trajetória como artista criador.A estrutura ensaística do texto permitiu variações nos modosde escrever, relacionando conceitos a imagens, texturas ememórias para a composição deste livro de artista, queapresenta as quatro performances concebidas no Mestrado emDança: “Estudo para vermelho” (2019); “Máquina de moerpimentas” (2019); “Variação para vermelho” (2020); e “Quemprecisa de figurinista?” (2020). As performances materializam acriação das imagens do corpo em cena como campoexpandido, no qual a compreensão do figurino tensionafronteiras entre dentro/fora, corpo/objeto, espaço/tempo,demonstrando possibilidades de acontecimento em uma zonaprovisória e transitória. Conclui-se que, nesta perspectiva,caberia a (ao) figurinista um outro posicionamento no processocriativo, mais próximo ao trabalho de uma (um) dramaturgistano sentido de colaborar com o fluxo de imagens em cena – asquais não se restringem às visualidades.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Dançapt_BR
dc.type.degreeMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Produção Artística (PRODAN)

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