https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37282
Tipo: | Dissertação |
Título: | Mãos que tecem, fios que compõem: a trama do exercício educativo-pedagógico no Mafro |
Título(s) alternativo(s): | Hands that weave, threads that compose: The plot of the educational-pedagogical exercise in mafro |
Autor(es): | Costa, Amélia Pereira |
Primeiro Orientador: | Cunha, Marcelo Nascimento Bernardo da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cunha, Marcelo Nascimento Bernardo da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Teixeira, Maria das Graças de Souza |
metadata.dc.contributor.referee3: | Faria, Ana Carolina Gelmini de |
Resumo: | Esta pesquisa investigou o exercício educativo-pedagógico operacionalizado no Museu Afro- Brasileiro da Universidade Federal da Bahia (MAFRO) e objetivou pavimentar o caminho para a construção de um Programa Educativo e Cultural, bem como a estruturação do Setor. A metodologia de trabalho foi dividida entre pesquisa exploratória, para o levantamento documental e referencial teórico, e, após essa primeira etapa, empreendeu-se uma pesquisa qualitativa baseada no método construtivo-interpretativo, para identificar, analisar e responder as seguintes questões: o quê? (quais são as práticas do museu); porquê? (quais fatores contribuem para que seja assim) e como (como foi planejado e executado) se constituiu essa trajetória educacional. As análises foram empreendidas costurando as ferramentas de pensar, quais sejam: conceito de educação em sentido amplo; conceito de educação museal do IBRAM, as dimensões educativas e função educativa de Marcelle Pereira; a fruição e construção do discurso museal de Marcelo Cunha; e o habitus, o capital e o campo de Pierre Bourdieu, ao exercício educativo-pedagógico no Mafro, desde 1981, antes de sua inauguração, em 1982, quando o Museu começou a executar seu primeiro programa educativo, até o ano de 2018. O conceito de exposição educadora e a dimensão político-educativa dos museus são proposições desenvolvidas para pensar o Mafro e sua relação com a educação. A trajetória institucional é apresentada a partir dos fios que tecem as práticas educativas dentro do Museu; passando por importantes processos que foram gestados e executados ao longo das décadas e definiram seu perfil de atuação, servido de base para as proposições sugeridas para a construção de um Programa Educativo e Cultural para a instituição. |
Abstract: | Esta investigación analizó el ejercicio educativo-pedagógico realizado en el Museo Afrobrasileño de la Universidad Federal de Bahía (MAFRO) y tuvo como objetivo pavimentar el camino para la construcción de un Programa Educativo y Cultural, así como la estructuración del Sector. La metodología de trabajo se dividió entre investigación exploratoria, para el levantamiento documental y referencial teórico, y, luego de esta primera etapa, se emprendió una investigación cualitativa basada en el método constructivo-interpretativo, para identificar, analizar y responder las siguientes preguntas: ¿qué? (cuáles son las prácticas del museo); ¿por qué? (qué factores contribuyen a que esto sea así) y cómo (cómo se planeó y ejecutó) se constituyó esta trayectoria educativa. Los análisis se realizaron cosiendo las herramientas de pensamiento, a saber: el concepto de educación en sentido amplio; el concepto de educación en museos del IBRAM, las dimensiones educativas y la función educativa de Marcelle Pereira; la fruición y construcción del discurso museal de Marcelo Cunha; y el habitus, capital y campo de Pierre Bourdieu, al ejercicio educativo-pedagógico en Mafro, desde 1981, antes de su inauguración, en 1982, cuando el museo inició su primer programa educativo, hasta el año 2018. El concepto de La exhibición educativa y la dimensión político-educativa de los museos son proposiciones desarrolladas para pensar Mafro y su relación con la educación. Se presenta la trayectoria institucional a partir de los hilos que tejen las prácticas educativas al interior del museo; atravesando importantes procesos que fueron gestionados y ejecutados a lo largo de décadas y definieron su perfil de actuación, sirviendo de base a las propuestas sugeridas para la construcción de un Programa Educativo y Cultural para la institución. |
Palavras-chave: | Museu Afro-Brasileiro Exercício educativo Educação museal Exposição educadora Dimensão político-educativa Programa Educativo e Cultural Educación museal |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Museologia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pos Graduacao em Museologia (PPGMUSEU) |
Tipo de Acesso: | An error occurred on the license name. |
metadata.dc.rights.uri: | An error occurred getting the license - uri. |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37282 |
Data do documento: | 5-Mai-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMUSEU) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação. Amelia Costa..pdf | 2,63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.