Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | OLIVEIRA, JOSEANE RODRIGUES | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-07T14:30:14Z | - |
dc.date.available | 2023-07-07T14:30:14Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-07 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37313 | - |
dc.description.abstract | This research reflected on how bodies learn to create dance by copying or repeating
movements, actions, gestures, and dances. The reflection (work/study) was
developed through a pedagogical process of creation in dance registered in the
academic period 2014.1, during the teaching cycle and disciplines of the Bachelor's
Degree in Dance at the Federal University of Bahia. The situation analyzed was
critically discussed based on the studies of Jorge Vieira on the General Theory of
Systems and from some points of view of neuroscience and dance compatible with
that theory so that it was possible to verify a correspondence between copying,
learning, and creating while the body is in motor action, i.e., dancing. This way, it was
verified through the copy/repetition that learning (which means to create to some
extent) and to create (which means also to learn in some proportion) are very
propitious actions to the permanence or survival of systems such as body, dance,
and education. In compliance with the entanglement of copying, learning, and
creating, the research also observed notions of creation in dance in which copying
and creating or learning and creating present a certain distancing or opposition.
Finally, the research reinforces the power of systems thinking to study learning and
creation in dance. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Cópia/repetição | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Criação | pt_BR |
dc.subject.other | Copy/repetition | pt_BR |
dc.subject.other | Learning | pt_BR |
dc.subject.other | Creation | pt_BR |
dc.title | EM UM PROCESSO PEDAGÓGICO DE CRIAÇÃO EM DANÇA: UMA PERSPECTIVA SISTÊMICA SOBRE COPIAR, APRENDER E CRIAR | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Dança | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Britto, Fabiana Dultra | - |
dc.contributor.referee1 | Britto, Fabiana Dultra | - |
dc.contributor.referee2 | Setenta, Jussara Sobreira | - |
dc.contributor.referee3 | Machado, Adriana Bittencourt | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1375207759041560 | pt_BR |
dc.description.resumo | Essa pesquisa refletiu sobre como os corpos aprendem a criar dança ao copiarem
ou repetirem movimentos, ações, gestos e danças. A reflexão desenvolveu-se a
partir de um processo pedagógico de criação em dança registrado no período letivo
2014.1, durante o tirocínio docente e disciplinas do curso de Licenciatura em Dança
da Universidade Federal da Bahia. A situação analisada foi discutida criticamente a
partir dos estudos de Jorge Vieira a respeito da Teoria Geral dos Sistemas e de
alguns pontos de vista da neurociência e da dança compatíveis com essa teoria,
sendo possível verificar uma correspondência entre copiar, aprender e criar
enquanto o corpo está em ação motora, ou seja, dançando. Nesse percurso, a
pesquisa verificou através da cópia/repetição que aprender (que é criar em alguma
medida) e criar (que também é aprender em alguma proporção) são ações muito
propícias à permanência ou sobrevivência de sistemas como corpo, dança e
educação. Em contraponto ao emaranhamento de copiar, aprender e criar, a
pesquisa também observou noções de criação na dança nas quais copiar e criar ou
aprender e criar apresentam um certo distanciamento ou oposição. Por fim, a
pesquisa reforça a potência do pensamento sistêmico para estudar aprendizagem e
criação na dança. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Dança | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA)
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