Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37336
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorXavier, Ari da Silva-
dc.date.accessioned2023-07-12T13:52:00Z-
dc.date.available2023-07-12T13:52:00Z-
dc.date.issued2023-06-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37336-
dc.description.abstractThis research aims to understand the perceptions of teachers of the Municipal Education Network of Salvador about coloniality and racism in order to discuss possible ways to build an anti-racist education. To achieve this goal, a mapping of subjectivities produced from the interaction with the idea of race and an analysis of the gaps in the school and curriculum in relation to the subalternized people from the territory of Salvador is carried out. After two decades since the promulgation of the first anti-racist law in Brazilian education - Law number 10.639 - the question arises about the actions taken to effectively apply this legislation in Salvador. Studies developed by the Ministry of Education and by civil society organizations show the challenges, the gaps and the non-application of the legislation in many school systems in Brazil. Based on this scenario, the question is: how does the coloniality of the curricula and the school impact the application of anti-racist legislation? In order to carry out this study, I established an in-depth dialog with nine teachers who work in the Municipal Education Network of Salvador, in different school units, in the early and final years of elementary school, through individual interviews, to access the identities produced and how they enunciate their differences, their epistemic perspectives about the curriculum, the school, and how they respond to the challenges they find for the construction of an anti-racist education in a context of coloniality. The data generated were analyzed in two macro-categories: racial narratives and pedagogical narratives. Finally, it is expected that this study will contributes to the emergence of an anti-racist education in the territory of Salvador.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectEducação Antirracistapt_BR
dc.subjectEducação Salvador/BApt_BR
dc.subjectRacismo na Educaçãopt_BR
dc.subjectEstudos interculturaispt_BR
dc.subjectRelações Raciaispt_BR
dc.subjectRelações Étnicaspt_BR
dc.subject.otherethnic relationspt_BR
dc.subject.otheranti-racist educationpt_BR
dc.subject.othereducation social aspectspt_BR
dc.subject.othereducation Salvador/BApt_BR
dc.subject.otherracism in educationpt_BR
dc.subject.otherintercultural studiespt_BR
dc.subject.otherracial relationspt_BR
dc.titleColonialidade na escola: narrativas da ideia de raça entre professores/aspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Felipe Milanez-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7864564954901404pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Felipe Milanez-
dc.contributor.referee2Abib, Pedro Rodolpho Jungers-
dc.contributor.referee3Maeso, Silvia Rodriguez-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6614971981266343pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como proposta central compreender as percepções de professores/as da Rede Municipal de Ensino de Salvador acerca da colonialidade e do racismo para discutir caminhos possíveis para a construção de uma educação antirracista. Para alcançar este objetivo, é realizado um mapeamento das subjetividades produzidas a partir da interação com a ideia de raça e uma análise das lacunas da escola e do currículo em relação aos povos subalternizados a partir do território de Salvador. Passadas duas décadas desde a promulgação da primeira lei antirracista da educação brasileira - a Lei nº 10.639 - questiona-se sobre as ações promovidas para que a legislação seja efetivamente aplicada em Salvador. Estudos desenvolvidos pelo Ministério da Educação e por organizações da sociedade civil demonstram os desafios, as lacunas e a não aplicação da legislação em muitos sistemas de ensino no território brasileiro. Partindo deste cenário, pergunta-se: como a colonialidade dos currículos e da escola impacta a aplicação da legislação antirracista? Para a realização do estudo, a partir de entrevistas individuais, estabeleço um diálogo em profundidade com nove professores/as que atuam na Rede Municipal de Ensino de Salvador, em distintas unidades escolares, nos segmentos dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, a fim de acessar as identidades produzidas e como enunciam suas diferenças, suas perspectivas epistêmicas acerca do currículo, da escola e sobre como respondem aos desafios que encontram para a construção de uma educação antirracista em contexto de colonialidade. Os dados gerados foram analisados em duas macrocategorias: narrativas raciais e narrativas pedagógicas. Por fim, espera-se que o estudo contribua para a emergência de uma educação antirracista no território de Salvador.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHACpt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCULTURA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ari Xavier_Dissertação.pdfDissertação1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons