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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37397
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA (ILF) NA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA: DESENVOLVENDO O “MEU INGLÊS”
Autor(es): RIBEIRO, CAROLINE STEPHANY SANTOS
Primeiro Orientador: Porfirio, Lucielen
metadata.dc.contributor.referee1: SIQUEIRA, DOMINGOS SÁVIO PIMENTEL
metadata.dc.contributor.referee2: OLIVEIRA, DANIEL VASCONCELOS BRASILEIRO
Resumo: É surpreendente que, ainda no século XXI, seja possível ver uma série de práticas de ensino pré-estabelecidas dentro das salas de aula de línguas que focam no modelo do falante nativo, o que, geralmente, desconsidera os alunos / usuários como sujeitos autônomos capazes de utilizar a linguagem de acordo com suas próprias necessidades. Portanto, pretendo discutir formas de ensino da língua inglesa que considerem o desenvolvimento da consciência em Inglês como Língua Franca e da proposta socioconstrutivista “Meu Inglês” de Kohn (2018) para alunos do ensino médio da rede pública, em uma turma extra do curso online ofertado para a disciplina de Estágio Supervisionado da UFBA, combinando estudos de Sifakis (2014), Jenkins (2015), Llurda (2018), Mauranen (2018), entre outros. No campo da Linguística Aplicada, a metodologia proposta segue procedimentos de pesquisa-ação, devido ao seu conteúdo investigativo e transformacional. Através da aplicação de questionários e da realização de atividades dentro e fora da sala de aula, em momentos síncronos e assíncronos, verificarei os impactos destas atividades no ensino e aprendizagem da língua inglesa dos alunos, bem como o desenvolvimento da consciência em ILF e da perspectiva “Meu Inglês”. Argumento que propostas destinadas a envolver ativamente alunos / usuários na reflexão crítica sobre o status global do inglês como meio de comunicação usado por diferentes pessoas ao redor do mundo, incluindo alunos, capacitam falantes não nativos e desmistificam o status de autoridade dos falantes nativos. Professores e alunos podem perceber que fazem parte da a rena global da comunicação em inglês e se concentram em suas próprias atitudes, acreditando que podem realmente "possuir" a língua, enquanto construção interna e social. Palavras-chave: Inglês como Língua Franca. Consciência em ILF. Pesquisa-ação. Atividades ILF. “Meu Inglês”.
Palavras-chave: Inglês como Língua Franca
Consciência em ILF
Pesquisa-ação
Atividades ILF
“Meu Inglês”
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37397
Data do documento: 1-Dez-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras

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