https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37412
Tipo: | Tese |
Título: | Oportunidades desiguais e trajetórias excepcionais: percurso escolar de jovens negras e negros moradores da zona rural na educação básica no Recôncavo da Bahia |
Autor(es): | Lima, Luciméa Santos |
Primeiro Orientador: | Gomes, Patricia Alexandra Godinho |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Santos, Dyane Brito Reis |
metadata.dc.contributor.referee1: | Gomes, Patricia Alexandra Godinho |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Dyane Brito Reis |
metadata.dc.contributor.referee3: | Jesus, Rita de Cássia Dias Pereira de |
metadata.dc.contributor.referee4: | Silva, Jamile Borges da |
metadata.dc.contributor.referee5: | Godinho, Luís Flávio Reis |
Resumo: | Esta tese é tanto acadêmica quanto fruto de uma experiência pessoal. As questões que abordo a seguir fazem parte de anseios psicossociais, culturais, históricos e estão presentes na sociedade. Tratarei sobre o acesso e permanência de estudantes negros e negras na educação básica e como tem se dado esse processo. As perguntas que guiam os objetivos de pesquisa são: em que circunstâncias têm acontecido acesso e a permanência de estudantes negros na educação básica? Quais são os índices de acesso destes estudantes no caso do ensino superior? Ao descortinar as configurações que engendram o histórico da educação dos Negros, será possível compreender outras histórias análogas que não aparecem em minhas narrativas, mas que compõe o cenário geral da educação no Brasil e mais especificamente, o da educação no campo. Do ponto de vista teórico-metodológico, o estudo apoia-se no conceito de trajetórias (Bourdieu) bem como na etnometodologia (Garfinkel) para a compreensão do meio social e das ações dos indivíduos no cotidiano, procurando ver como suas práticas, linguagens e normas podem redefinir esse mesmo meio social. A partir dos principais conceitos presentes no texto como educação do campo, raça, racismo, gênero, interseccionalidade, etnometodologia, trajetórias e cotidiano, campo e teoria sugerem uma nova dinâmica, o que inclui, entre outras coisas, a necessidade de situar o cotidiano enquanto uma tecnologia, em meio a tantos mecanismos sociais, para compreensão do dia a dia destas meninas e meninos. |
Abstract: | This thesis is both academic and the result of personal experience. The questions that I address below are part of psychosocial, cultural, historical yearnings and are present in society. I will deal with the access and permanence of black students in basic education and how this process has taken place. The questions that guide the research objectives are: under what circumstances have black students access and permanence in basic education? What are the access rates of these students in the case of higher education? By uncovering the configurations that engender the history of education for Blacks, it will be possible to understand other similar stories that do not appear in my narratives but that make up the general scenario of education in Brazil and, more specifically, that of education in the countryside. From a theoretical-methodological point of view, the study is based on the concept of trajectories (Bourdieu) as well as on ethnomethodology (Garfinkel) to understand the social environment and the actions of individuals in everyday life, trying to see how their practices, languages and norms can redefine that same social environment. From the main concepts present in the text such as rural education, race, racism, gender, intersectionality, ethnomethodology, trajectories and daily life, field and theory suggest a new dynamic, which includes, among other things, the need to situate daily life as a technology, in the midst of so many social mechanisms, for understanding the daily lives of these girls and boys. |
Palavras-chave: | Trajetórias Cotidiano Educação do Campo Raça Gênero Interseccionalidade |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) |
metadata.dc.publisher.program: | Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (PÓS-AFRO) |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37412 |
Data do documento: | 16-Set-2022 |
Aparece nas coleções: | Tese (PÓS-AFRO) |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons