Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Santos, Bruno Nery dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-26T07:49:08Z | - |
dc.date.available | 2023-07-26T07:49:08Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-16 | - |
dc.identifier.citation | Santos, Bruno Nery dos. Trombone Criativo : uma proposta pedagógica para o ensino da criatividade musical utilizando o instrumento como ponto de partida — Salvador, BA : PPGMUS, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37422 | - |
dc.description.abstract | “Creative Trombone: a pedagogical proposal for teaching musical creativity using the
instrument as a starting point” is a research wich aims to develop a methodology for teaching
musical creativity for the trombone, which has the instrument as its starting point and can be
used in parallel with the traditionally known methods and regardless of the instrumentalist's
level of prior knowledge. This teaching and learning process resulted in the construction of
didactic material in the form of an instrumental method. The research used Michel Thiollent's
action-research methodology and was applied to 5 students of different levels at the
Conservatório de Música da Fundação Carlos Gomes, in Belém do Pará. In the educational
field, learning the C(L)A(S)P model by Keith Swanwick, the study of clefs by Letieres Leite and
Jose Izquierdo and the innovative perspectives of music education by David J. Elliott join the
pedagogy of trombone as a theoretical foundation. At the end, the pedagogical proposal called
“Creative Trombone” is presented. The research resulted in the compilation of texts about:
creativity development; improvisation and the factors that contribute to that most trombonists
do not have the ability when they need to be creative or improvise and analyzed the practical
results of the participants after applying the methodology presented here. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPESB | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.subject | trombone | pt_BR |
dc.subject | método de trombone | pt_BR |
dc.subject | improvisação musical | pt_BR |
dc.subject | clave rítmica | pt_BR |
dc.subject.other | trombone | pt_BR |
dc.subject.other | trombone method | pt_BR |
dc.subject.other | musical improvisation | pt_BR |
dc.subject.other | rhythm clef | pt_BR |
dc.title | Trombone criativo: uma proposta pedagógica para o ensino da criatividade musical utilizando o instrumento como ponto de partida | pt_BR |
dc.title.alternative | CREATIVE TROMBONE | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barbosa, Joel Luís da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7047299547171544 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Barbosa, Joel Luís da Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7047299547171544 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Lelio Eduardo Alves da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6953959536867982 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Ferreira, Alexandre Magno e Silva | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5336146660627915 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4117968566702943 | pt_BR |
dc.description.resumo | “Trombone Criativo: uma proposta pedagógica para o ensino da criatividade musical
utilizando o instrumento como ponto de partida” é uma pesquisa que tem como objetivo
desenvolver uma metodologia de ensino da criatividade musical para o trombone, tendo este
como ponto de partida, podendo ser utilizado em paralelo aos métodos tradicionalmente
conhecidos e independente do nível de conhecimento prévio do instrumentista. Esse processo
de ensino e aprendizagem, resultou na construção de um material didático em forma de método
instrumental. A pesquisa utilizou a metodologia pesquisa-ação de Michel Thiollent e foi
aplicada a 5 estudantes de níveis diferenciados no Conservatório de Música da Fundação Carlos
Gomes, em Belém do Pará. No âmbito educacional, a aprendizagem do modelo C(L)A(S)P de
Keith Swanwick, o estudo das claves na visão de Letieres Leite e Jose Izquierdo e as perspectivas
inovadoras de educação musical de David J. Elliott se unem à pedagogia do trombone como
fundamentação teórica. Ao final, é apresentada a proposta pedagógica de nome “Trombone
Criativo”. A pesquisa resultou na compilação de textos sobre: desenvolvimento da
criatividade; improvisação e os fatores que contribuem para que a maioria dos trombonistas
não tenham habilidade quando precisam ser criativos ou improvisar e analisou os resultados
práticos dos participantes após a aplicação da metodologia ora apresentada. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Música | pt_BR |
dc.relation.references | SANTOS, Bruno Nery dos. Trombone Criativo: uma proposta pedagógica para o ensino da
criatividade musical utilizando o instrumento como ponto de partida, Salvador-BA. 2022. Dissertação de Mestrado em Educação Musical - Programa de Pós-graduação em Música. Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022. | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMUS)
|