Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37583
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUSA, LARISSA DO NASCIMENTO-
dc.date.accessioned2023-08-07T15:01:33Z-
dc.date.available2023-08-07T15:01:33Z-
dc.date.issued2022-12-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37583-
dc.description.abstractThe present work aims to verify the cross-linguistic influence in the acquisition of bilingual English and Spanish. The type of bilingualism studied here is simultaneous bilingualism, in which children acquire two languages from early childhood, and one of these languages is only used within the family. We seek to understand whether there is an influence of one language on the other regarding the process of acquisition of negation. To this end, we present a work on conceptualizations of billinguism and we also talk about bilingual acquisition and language acquisition from a generative perspective. In addition, through data collected on the CHILDES platform, we created a hypotheses about the process of acquiring negation in simultaneous bilinguals. As an essential theoretical contribution to the research we mention Hamers and Blanc (2000), Chomsky.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectAquisição da linguagempt_BR
dc.subjectBilinguismo simultâneopt_BR
dc.subjectNegaçãopt_BR
dc.subjectInfluência translinguísticapt_BR
dc.subject.otherLanguage acquisitionpt_BR
dc.subject.otherSimultaneous bilingualismpt_BR
dc.subject.otherNegationpt_BR
dc.subject.otherCross-linguistic influencept_BR
dc.titleA NEGAÇÃO NA AQUISIÇÃO BILÍNGUE: INFLUÊNCIA TRANSLINGUÍSTICA NA AQUISIÇÃO DE INGLÊS E ESPANHOLpt_BR
dc.title.alternativeNEGATION ON BILINGUAL ACQUISITION: TRANSLINGUAL INFLUENCES ON ENGLISH AND SPANISH SIMULTANEOUS ACQUISITIONpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, LILIAN TEIXEIRA DE-
dc.contributor.referee1SOUSA, LILIAN TEIXEIRA DE-
dc.contributor.referee2CYRINO, JOAO PAULO LAZZARINI-
dc.contributor.referee3TEMPONI, CRISTIANE NAMIUTTI-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4082349937242797pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo verificar a interferência translinguística na aquisição bilíngue de inglês e espanhol. O tipo de bilinguismo aqui estudado é o bilinguismo simultâneo, no qual as crianças adquirem desde a primeira infância dois idiomas, sendo que um desses idiomas é apenas utilizado no seio familiar. Buscamos entender se há influência de uma língua sobre a outra no que tange o processo de aquisição da negação. Para tanto, apresentamos nesse trabalho algumas conceituações de bilinguismo e a importância do contexto de aquisição, falamos também sobre a aquisição bilíngue e aquisição da linguagem sobre a perspectiva gerativa. Além disso, através de dados coletados na plataforma CHILDES buscamos criar hipóteses sobre os estágios de aquisição da negação em indivíduos bilingues simultâneos. Como aporte teórico essencial para a pesquisa temos Hamers e Blanc (2000), Chomsky.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertao_Larissa___A_negacao_na_aquisio_bilngue_verso_final.pdf1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons