https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37583
Tipo: | Dissertação |
Título: | A NEGAÇÃO NA AQUISIÇÃO BILÍNGUE: INFLUÊNCIA TRANSLINGUÍSTICA NA AQUISIÇÃO DE INGLÊS E ESPANHOL |
Título(s) alternativo(s): | NEGATION ON BILINGUAL ACQUISITION: TRANSLINGUAL INFLUENCES ON ENGLISH AND SPANISH SIMULTANEOUS ACQUISITION |
Autor(es): | SOUSA, LARISSA DO NASCIMENTO |
Primeiro Orientador: | SOUSA, LILIAN TEIXEIRA DE |
metadata.dc.contributor.referee1: | SOUSA, LILIAN TEIXEIRA DE |
metadata.dc.contributor.referee2: | CYRINO, JOAO PAULO LAZZARINI |
metadata.dc.contributor.referee3: | TEMPONI, CRISTIANE NAMIUTTI |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo verificar a interferência translinguística na aquisição bilíngue de inglês e espanhol. O tipo de bilinguismo aqui estudado é o bilinguismo simultâneo, no qual as crianças adquirem desde a primeira infância dois idiomas, sendo que um desses idiomas é apenas utilizado no seio familiar. Buscamos entender se há influência de uma língua sobre a outra no que tange o processo de aquisição da negação. Para tanto, apresentamos nesse trabalho algumas conceituações de bilinguismo e a importância do contexto de aquisição, falamos também sobre a aquisição bilíngue e aquisição da linguagem sobre a perspectiva gerativa. Além disso, através de dados coletados na plataforma CHILDES buscamos criar hipóteses sobre os estágios de aquisição da negação em indivíduos bilingues simultâneos. Como aporte teórico essencial para a pesquisa temos Hamers e Blanc (2000), Chomsky. |
Abstract: | The present work aims to verify the cross-linguistic influence in the acquisition of bilingual English and Spanish. The type of bilingualism studied here is simultaneous bilingualism, in which children acquire two languages from early childhood, and one of these languages is only used within the family. We seek to understand whether there is an influence of one language on the other regarding the process of acquisition of negation. To this end, we present a work on conceptualizations of billinguism and we also talk about bilingual acquisition and language acquisition from a generative perspective. In addition, through data collected on the CHILDES platform, we created a hypotheses about the process of acquiring negation in simultaneous bilinguals. As an essential theoretical contribution to the research we mention Hamers and Blanc (2000), Chomsky. |
Palavras-chave: | Aquisição da linguagem Bilinguismo simultâneo Negação Influência translinguística |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) |
Tipo de Acesso: | CC0 1.0 Universal |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37583 |
Data do documento: | 16-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGLINC) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertao_Larissa___A_negacao_na_aquisio_bilngue_verso_final.pdf | 1,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons