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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37663
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCunha, Luana Lordêlo-
dc.date.accessioned2023-08-11T12:36:33Z-
dc.date.available2023-08-11T12:36:33Z-
dc.date.issued2022-12-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37663-
dc.description.abstractThis dissertation discusses the methodological ways of teaching dance for early childhood in the school space. The main objective is confronted methodologies with colonial logic, to confront new ways based on afroperspective philosophy Ubuntu and Teko Porã. How do childhood poetics contribute to a decolonial dance? We start from the afro-centered action, understanding how the navel can guide the studies of the body and our stories. We arrived at the Maria Felipe school, in Salvador, tracking children from 3 to 5 years old in their dance classes, exchanging poetic experiences, registered in ethnography records with the support of bricolage. Surviving the covid-19 pandemic, this research understands love as the greatest ancestral pedagogical resource.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectDança na educação - Estudo e ensino (Pré- escola)pt_BR
dc.subjectEscolinha Maria Felipa (Salvador)pt_BR
dc.subjectCultura afro brasileira - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherDancept_BR
dc.subject.otherChildhoodpt_BR
dc.subject.otherEducationpt_BR
dc.subject.otherAfroperspectivept_BR
dc.title“Quem quiser aprender a dançar vai na casa de Dona Juquinha” Umbigandopo(éticas) e metodologias do ensino de dança na(s) infância(s).pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
dc.contributor.advisor1Amoroso, Daniela Maria-
dc.contributor.referee1Amoroso, Daniela Maria-
dc.contributor.referee2Aquino, Rita Ferreira-
dc.contributor.referee3Santos Júnior, Renato Noguera dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1685591043885362pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação discute os caminhos metodológicos do ensino de dança para a primeira infância no espaço escolar. Seu principal objetivo é confrontar as metodologias com a lógica colonial, afim de apontar novas rotas baseadas nas filosofias afroperspectivistas de ubuntu e teko porã. Afinal, como as po(éticas) de infancialização contribuem para uma dança decolonial? Partimos da ação afrocentrada de umbigar, entendendo como o umbigo pode apontar caminhos para os estudos de corpo e de nossas histórias. Assim, chegamos a escolinha Maria Felipa em Salvador, acompanhando as crianças de 3 a 5 anos em suas aulas de dança, trocando experiências poéticas, registradas de maneira etnográfica e com apoio da bricolagem. Sobre(vivendo) à pandemia do covid-19, esta pesquisa entende o amor como o maior recurso pedagógico ancestral.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Dançapt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGDANCA)

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