Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Cunha, Luana Lordêlo | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-11T12:36:33Z | - |
dc.date.available | 2023-08-11T12:36:33Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-13 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37663 | - |
dc.description.abstract | This dissertation discusses the methodological ways of teaching dance for early
childhood in the school space. The main objective is confronted methodologies with
colonial logic, to confront new ways based on afroperspective philosophy Ubuntu and
Teko Porã. How do childhood poetics contribute to a decolonial dance? We start from
the afro-centered action, understanding how the navel can guide the studies of the body
and our stories. We arrived at the Maria Felipe school, in Salvador, tracking children
from 3 to 5 years old in their dance classes, exchanging poetic experiences, registered in
ethnography records with the support of bricolage. Surviving the covid-19 pandemic,
this research understands love as the greatest ancestral pedagogical resource. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Dança na educação - Estudo e ensino (Pré- escola) | pt_BR |
dc.subject | Escolinha Maria Felipa (Salvador) | pt_BR |
dc.subject | Cultura afro brasileira - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Dance | pt_BR |
dc.subject.other | Childhood | pt_BR |
dc.subject.other | Education | pt_BR |
dc.subject.other | Afroperspective | pt_BR |
dc.title | “Quem quiser aprender a dançar vai na casa de Dona Juquinha” Umbigandopo(éticas) e metodologias do ensino de dança na(s) infância(s). | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Dança | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Amoroso, Daniela Maria | - |
dc.contributor.referee1 | Amoroso, Daniela Maria | - |
dc.contributor.referee2 | Aquino, Rita Ferreira | - |
dc.contributor.referee3 | Santos Júnior, Renato Noguera dos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1685591043885362 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação discute os caminhos metodológicos do ensino de dança para a primeira
infância no espaço escolar. Seu principal objetivo é confrontar as metodologias com a
lógica colonial, afim de apontar novas rotas baseadas nas filosofias afroperspectivistas
de ubuntu e teko porã. Afinal, como as po(éticas) de infancialização contribuem para
uma dança decolonial? Partimos da ação afrocentrada de umbigar, entendendo como o
umbigo pode apontar caminhos para os estudos de corpo e de nossas histórias. Assim,
chegamos a escolinha Maria Felipa em Salvador, acompanhando as crianças de 3 a 5
anos em suas aulas de dança, trocando experiências poéticas, registradas de maneira
etnográfica e com apoio da bricolagem. Sobre(vivendo) à pandemia do covid-19, esta
pesquisa entende o amor como o maior recurso pedagógico ancestral. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Dança | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA)
|