https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37677
Tipo: | Dissertação |
Título: | A que serve os modelos para a química? Primeiras aproximações a partir da psicologia histórico-cultural e Vasili V. Davidov |
Autor(es): | Tavares, Igor Oliveira |
Primeiro Orientador: | Messeder Neto, Hélio da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Nascimento, Carolina Picchetti |
metadata.dc.contributor.referee2: | Moradillo, Edilson Fortuna |
metadata.dc.contributor.referee3: | Messeder Neto, Hélio da Silva |
Resumo: | Os modelos são centrais para o Ensino de Química! Não podemos deixar de destacar esse ponto, visto que a elaboração do seu ensino perpassa, de uma forma ou de outra, o trabalho com modelos. Contudo, percebe-se que ainda não há uma constituição sólida de um Ensino de Química que utilize dos modelos que estabeleçam relações essenciais ao desenvolvimento do pensamento a partir do seu ensino e, consequentemente, a uma maior apropriação do seu conteúdo. Pensando nisso, tomando como base teórica o psicólogo soviético Vasili Vasilovich Davidov, a Psicologia Histórico-Cultural e o Materialismo Histórico-Dialético; objetivamos nesta dissertação investigar as [possíveis] contribuições da ideia do pensamento teórico em Davidov para se pensar os modelos para o Ensino de Química. Entendemos que Davidov, em sua elaboração sobre a Atividade de Estudo, fornece elementos que nos permitem uma aproximação com a química, ainda não elaborados na área de Ensino de Ciências. Portanto, diante do investigado, os resultados deste trabalho estão sistematizados e expostos em forma de teses. Escolhemos trazer nossos resultados dessa forma, pois a tese apresenta um caráter mais geral e diretivo, o que está de acordo com as questões que nos propusermos a tratar aqui. Serão duas teses centrais: I) A química não precisa dos modelos porque é abstrata; II) Todo modelo é uma representação, mas nem toda representação é um modelo. Adicionalmente, trazemos um ponto de síntese entre essas duas teses: Um caminho para a síntese: O modelo é conteúdo, ao mesmo tempo que também é forma. |
Abstract: | Models are central to teaching chemistry! We cannot fail to highlight this point, as the elaboration of his teaching pervades, in one way or another, the work with models. However, it is perceived that there is still no solid constitution of a teaching of chemistry that uses models that establish essential relationships to the development of thought from its teaching and, consequently, to a greater appropriation of its content. With that in mind, taking the Soviet psychologist Vasili Vasilovich Davidov as a theoretical basis, Historical-Cultural Psychology and Historical-Dialectical Materialism; In this dissertation, we aimed to investigate the [possible] contributions of the idea of theoretical thinking in Davidov to think about models for teaching chemistry. We understand that Davidov, in his elaboration on the Study Activity, provides elements that allow us to approach chemistry, not yet elaborated in Science Teaching. Therefore, in view of the investigation, the results of this work are systematized and exposed in the form of theses. We chose to bring our results in this way, because the thesis presents a more general and directive character, which is in accordance with the questions that we propose to address here. There will be two central theses: I) Chemistry does not need models because it is abstract; II) Every model is a representation, but not every representation is a model. Additionally, we bring a point of synthesis between these two theses: A path to synthesis: The model is content while it is form. |
Palavras-chave: | Modelos Ensino de Química Atividade de Estudo Pensamento Teórico Química - Estudo e ensino Modelos químicos. Davidov, Vasili Vasilovich Psicologia Cultural - Fundamentos |
CNPq: | Química Ciências humanas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) |
Citação: | TAVARES, Igor Oliveira. A que serve os modelos para a química? [recurso eletrônico] primeiras aproximações a partir da psicologia histórico-cultural e Vasili V. Davidov. 180f. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37677 |
Data do documento: | 31-Jul-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGEFHC) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Igor Versão Completa.pdf | 2,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.