https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38154
Tipo: | Dissertação |
Título: | Preceptoria em Fonoaudiologia: perfil e proposta de ações de educação permanente em um centro docente assistencial. |
Título(s) alternativo(s): | Preceptorship in Speech Therapy: profile and proposal for educational actions permanent in a teaching assistance center. |
Autor(es): | Boness, Catarine Heiter Moraes |
Primeiro Orientador: | Ramos, José Lúcio Costa |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ramos, José Lúcio Costa |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pinho, Patrícia Francesca Lima de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Soares, Catharina Leite Matos |
Resumo: | A preceptoria em saúde é uma prática pedagógica de integração ensino-serviço que acontece nos espaços de serviços de saúde e que é conduzida por profissionais da assistência denominados preceptores. A reflexão sobre a prática da preceptoria, nas dimensões das habilidades e das competências necessárias para o seu exercício, configura-se como importante instrumento de aprendizado para os profissionais de saúde enquanto educadores corresponsáveis pela formação profissional dentro dos preceitos do SUS. Este trabalho teve como objetivo elaborar uma proposta de ações de educação permanente em saúde, baseada no perfil e nas práticas da preceptoria ambulatorial desenvolvidas no Centro Docente Assistencial de Fonoaudiologia (CEDAF), em Salvador – BA. A partir da realização virtual de entrevistas semiestruturadas com as fonoaudiólogas preceptoras do serviço, foi possível conhecer a preceptoria desenvolvida neste cenário com enfoque nas áreas de competência Saúde, Gestão e Educação. Também foram observadas fragilidades e potencialidades desta prática com base no Perfil de Competências do Preceptor, o que culminou na elaboração de um conjunto de recomendações ao serviço e de uma proposta de ação educativa contemplando as principais necessidades da equipe; com foco em uma abordagem dinâmica e coletiva alinhada aos princípios da educação permanente. |
Abstract: | The preceptorship in health is a pedagogical practice of teaching-service integration that takes place in the space of health services and that is conducted by assistance professionals called preceptors. The reflection on the preceptorship practice, at the extent to the skills and competences required to its exercise, is configured as an important learning instrument for the health care professionals while educators co responsible for the professional formation within the precepts of SUS. This work had as purpose to prepare a proposal of permanent education actions in health, based on the profile and outpatient preceptorship practices developed at Centro Docente Assistencial de Fonoaudiologia (CEDAF), in Salvador – BA. From the virtual holding of semi structured interviews with the preceptor phonoaudiologists of the service, it was possible to know the preceptorship developed in such scenario focused on the competence areas of Health, Management, and Education. Weaknesses and strengths of such practice were also observed, based on the Preceptor’s Competence Profile, which culminated in the preparation of a set of recommendations to the service and of an educational action proposal considering the main needs of the team; focused on a dynamic and collective approach in line with the permanent education principles. |
Palavras-chave: | Capacitação profissional Preceptoria Fonoaudiologia Sistema Único de Saúde |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | ISC-UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Saúde Coletiva - ISC |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC-ISC) |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38154 |
Data do documento: | 12-Abr-2021 |
Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado Profissional (ISC) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação-CATARINE HEITER MORAES BONESS-2021.pdf | 1,55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons