https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38379
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Uma análise documental e etnográfica de componentes curriculares de estágio supervisionado em letras - língua inglesa e de sessões de formação docente do PROFICI. |
Autor(es): | Oliveira, Ângelo de Souza Castro |
Primeiro Orientador: | Pereira, Fernanda Mota |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pereira, Fernanda Mota |
metadata.dc.contributor.referee2: | Almeida, Christine Sant’ Anna de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Ramos, Fabiano Silvestre |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso consiste em uma pesquisa que utiliza a metodologia qualitativa em uma perspectiva etnográfica, a observação participativa e ferramentas da pesquisa documental para analisar as sessões de formação de professores do PROFIC I -PROEMI em relação ao fazer e ao conteúdo trabalhado em comparação com as ementas das disciplinas de Estágio Supervisionado I e II de Língua Inglesa para flagrar o que pode ser aproveitado da experiência das sessões de formação para esses componentes. Nesse sentido, a pesquisa produziu relatórios sobre as sessões de formação de professor de língua inglesa através da etnografia e da observação participativa periférica, modos de fazer da pesquisa qualitativa, atribuindo significado às sessões de formação q ue serão analisadas a partir de configurações teóricas da Linguística Aplicada para, assim, flagrar estratégias de formação docente que podem ser implementadas nos componentes de Estágio Supervisionado I e II de Língua Inglesa. Palavras-chave: PROFICI; PROEMI; Estágio Supervisionado; Inglês; Formação Docente. |
Abstract: | This final paper consists in a research which uses a qualitative methodology in an ethnographic perspective, the participative observation and tools of the documental research to analyze PROFICI - PROEMI teacher education sessions related to actions and the content comparing them to the syllabus of the Teaching Practicum I and II courses of English Language to spot what can be used from the teacher education sessions to these courses. In this regard, the research produced reports about the English teacher e ducation sessions through ethnography and peripheral participative observation, ways to do the qualitative research, giving meaning to the teacher education sessions which will be analyzed from theoretical settings of the Applied Linguistics to, thus, spot teacher education strategies, which can be implemented in the Teaching Practicum I and II of English Language. Keywords: PROFICI; PROEMI; Teaching Practicum; English, Teacher Education. |
Palavras-chave: | Professor - Formação PROEMI Estágio supervisionado Língua inglesa - Estudo e ensino Formação Docente PROFICI |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Letras |
Tipo de Acesso: | CC0 1.0 Universal |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38379 |
Data do documento: | 14-Jul-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Trabalho de Conclusão de Curso de Ângelo Oliveira.pdf | 308,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons