Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Carneiro, Katy Maiane | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-16T16:07:59Z | - |
dc.date.available | 2023-11-16T16:07:59Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38478 | - |
dc.description.abstract | The present work, of a memorialistic and bibliographic nature, is developed from a question:
How can self-writing favour the construction of the identity process considering the
socioeconomic context of the student? It aims, in general terms, to explore and understand the
repercussions of socioeconomic conditions on the literacy of elementary school students based
on self-writing practices that promote subjectivation. In this way, I carried out a memorial
exercise in which I reflected on my literacy experiences from childhood to my academic and
professional training. I also carried out bibliographical research seeking a theoretical and
methodological basis for the development of a pedagogical project inspired by self-writing
practices. The autobiography together with the poem were the genres chosen to, in the
pedagogical proposal developed here, provoke the student to explore the writing of himself as
a way of, through words, reflecting and elaborating his/her subjectivity and identity. This work
results, therefore, in a proposal for an activity aimed at students in the 7th year of Elementary
School at Escola Municipal Professora Altair da Costa Lima. In the theoretical basis of this
research, authors such as Street (2014), Kleiman (2005), Galvão (2003), Soares (2003),
Foucault (1992), Artières (1998), Souza (2018), Hall (2014), Nogueira and Nogueira (2021),
among other theorists. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA | pt_BR |
dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
dc.subject | Língua portuguesa (Ensino fundamental) - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Identidade social | pt_BR |
dc.subject | Análise do discurso normativo | pt_BR |
dc.subject.other | Identity | pt_BR |
dc.subject.other | Self-writing | pt_BR |
dc.subject.other | Autobiography | pt_BR |
dc.subject.other | Autobiography | pt_BR |
dc.subject.other | Literacies | pt_BR |
dc.title | Um olhar acerca dos processos identitários sob uma perspectiva da escrita de si de alunos do sétimo ano do ensino fundamental II. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Letras - (PROFLETRAS) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Raquel Nery Gomes | - |
dc.contributor.referee1 | Lima, Raquel Nery Gomes | - |
dc.contributor.referee2 | Souza, Fátima Aparecida de | - |
dc.contributor.referee3 | Queiroz, Adriana Franco de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2262467300050265 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho, de caráter memorialístico e bibliográfico, se desenvolve a partir de um
questionamento: Como a escrita de si pode favorecer a construção do processo identitário
considerando o contexto socioeconômico do aluno? Tem por objetivo, em linhas gerais,
explorar e compreender as repercussões das condições socioeconômicas nos letramentos de
estudantes do ensino fundamental a partir de práticas de escrita de si promotoras de
subjetivação. Dessa forma, realizei um exercício memorialístico com duas funções, sendo essas
o memorial, em que refleti sobre as minhas experiências de letramento desde a infância até a
minha formação acadêmica e profissional. A outra foi a de realizar uma pesquisa bibliográfica
que, por sua vez, dá um embasamento teórico e metodológico para o desenvolvimento de um
projeto pedagógico inspirado em práticas de escrita de si. A autobiografia juntamente com o
poema foram os gêneros escolhidos para, na proposta pedagógica aqui desenvolvida, provocar
o/a estudante a explorar a escrita de si, como uma forma de, através das palavras, refletir e
elaborar sua subjetividade e identidade. Diante disso, este trabalho visa expor uma proposta de
atividade voltada a alunos/as do 7º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora
Altair da Costa Lima. No embasamento teórico desta pesquisa, comparecem autores como
Street (2014), Kleiman (2005), Galvão (2003), Soares (2003), Foucault (1992), Artières (1998),
Souza (2018), Hall (2014), Nogueira e Nogueira (2021), entre outros teóricos. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PROFLETRAS)
|