Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Santos, Diego Pugliesi Eça dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-29T11:38:27Z | - |
dc.date.available | 2023-11-29T11:38:27Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-31 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38558 | - |
dc.description.abstract | The objective of the investigation was to identify the challenges of managing distance courses offered within the scope of the UAB/CAPES System, using the experience of implementing the Licentiate in Computing course at IFBA/UAB, class 2017.1. To achieve this objective, we sought to define analytical categories to identify the challenges faced by course managers in this teaching modality, highlighting the following: (i) analyze the regulations that address EaD, within the scope of the UAB-CAPES program and at the IFBA; (ii) collect and evaluate the data obtained from the management experience of the 2017.1 class of the Bachelor of Computing course UAB-CAPES/IFBA; and (iii) relate and categorize the observed situations. The justification for this research is based on the fact that the management of EaD courses in Brazil, especially those within the scope of the UAB-CAPES Program, still faces obstacles that could already have been overcome, given that it is already inserted in Brazilian education, formally, since 1996. This research has a qualitative, exploratory and descriptive methodology. A theoretical framework was built based on distance education management concepts and regulation in order to identify the challenges and perspectives of this program. The analysis model was inspired by several referenced studies on the subject. The results obtained indicate the diverse and constant challenges faced by EaD managers in public institutions and how the normative gaps existing in Brazil impact the management of this teaching modality. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject | Gestão acadêmica de EaD | pt_BR |
dc.subject | UAB-MEC-CAPES | pt_BR |
dc.subject | IFBA | pt_BR |
dc.subject.other | Distance education | pt_BR |
dc.subject.other | Distance learning academic management | pt_BR |
dc.subject.other | UAB-MEC-CAPES | pt_BR |
dc.subject.other | IFBA | pt_BR |
dc.title | Desafios na gestão em educação a distância no Sistema UAB – CAPES: uma análise da experiência do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Elizabeth Matos | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0003-4976-9761 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8446377792278288 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ribeiro, Elizabeth Matos | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0003-4976-9761 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8446377792278288 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Marback Neto, Guilherme | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2118109604742209 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Brito, Celso Eduardo | - |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0001-6535-4860 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6238772305280304 | pt_BR |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0001-7024-1801 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7112391787330750 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo da investigação foi identificar quais são os desafios da gestão de cursos na modalidade a distância ofertados no âmbito do Sistema UAB/CAPES, utilizando a experiência de implantação do curso de Licenciatura em Computação do IFBA/UAB, turma 2017.1. Para atingir este objetivo buscou-se definir categorias analíticas para a identificação dos desafios enfrentados pelos gestores de cursos nessa modalidade de ensino destacando as seguintes: (i) analisar a regulamentação que aborda a EaD, no âmbito do programa UAB-CAPES e no IFBA; (ii) coletar e avaliar os dados obtidos, a partir da experiência de gestão da turma 2017.1 do curso de Licenciatura da Computação UAB-CAPES/IFBA; e (iii) relacionar e categorizar as situações observadas. A justificativa para esta pesquisa se fundamenta no fato de que a gestão de cursos EaD no Brasil, especialmente os que estão no âmbito do Programa UAB-CAPES, ainda enfrenta obstáculos que já poderiam ter sido superados, haja vista já estar inserida na educação brasileira, formalmente, desde 1996. Esta pesquisa possui metodologia qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. Construiu-se um referencial teórico baseado em conceitos de gestão da EaD e regulação com vistas a identificar os desafios e perspectivas desse programa. O modelo de análise teve inspiração em diversos estudos referenciados sobre o tema. Os resultados obtidos indicam os diversos e constantes desafios enfrentados pelos gestores da EaD de instituições públicas e como as lacunas normativas existentes no Brasil impactam a gestão dessa modalidade de ensino. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Administração | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (NPGA)
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