Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Farias, Menahem Hein de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-30T07:31:19Z | - |
dc.date.available | 2023-11-30T07:31:19Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-04 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38565 | - |
dc.description.abstract | The present study intends to reflect upon the theoretical constructions presented by the Brazilian
composer (born in Switzerland), Ernst Widmer (1927-1990) in three of his monographic works:
Bordão e Bordadura (1970), Cláusulas e Cadências (1984) e Paradoxon versus Paradigma:
marginalias da música ocidental do último milênio – III falsas relações (1) (1988). It was aimed
to identify the core ideas and the methods that he employed, therefore approaching the
relationship between theorizing and composing in this composer’s trajectory. The course of this
reflection will serve as a guide to the compositional incursions which endorse the present study. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
dc.subject | Ernst Widmer | pt_BR |
dc.subject | Bordão e Bordadura | pt_BR |
dc.subject | Cláusulas e Cadências | pt_BR |
dc.subject | Falsas Relações | pt_BR |
dc.subject.other | Ernst Widmer | pt_BR |
dc.subject.other | Drones and shakes | pt_BR |
dc.subject.other | Clausulae and cadences | pt_BR |
dc.subject.other | False Relations | pt_BR |
dc.title | Fresta do imponderável: o Widmer teórico e o Widmer compositor nas marginálias da música ocidental do último milênio | pt_BR |
dc.title.alternative | Gap of the unfathomable: the academic Widmer and the composer Widmer in the Marginálias da música ocidental do último milênio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::COMPOSICAO MUSICAL | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Paulo Costa | - |
dc.contributor.referee1 | Castro, Angelo | - |
dc.contributor.referee2 | Bertissolo, Guilherme | - |
dc.contributor.referee3 | Lima, Paulo Costa | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5609158712129899 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho pretende refletir sobre construções teóricas apresentadas pelo compositor
brasileiro (nascido na Suíça) Ernst Widmer (1927-1990) em três dos seus trabalhos
monográficos: Bordão e Bordadura (1970), Cláusulas e cadências (1984) e Paradoxon versus
paradigma: marginalias da música ocidental do último milênio – III falsas relações (1) (1988).
Buscou-se identificar as ideias nucleares e os métodos utilizados, tocando assim na relação
entre o teorizar e o compor na trajetória deste compositor. Esse percurso reflexivo norteará as
incursões composicionais que sedimentam o presente trabalho. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Música | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMUS)
|