Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38565
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFarias, Menahem Hein de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-11-30T07:31:19Z-
dc.date.available2023-11-30T07:31:19Z-
dc.date.issued2020-12-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/38565-
dc.description.abstractThe present study intends to reflect upon the theoretical constructions presented by the Brazilian composer (born in Switzerland), Ernst Widmer (1927-1990) in three of his monographic works: Bordão e Bordadura (1970), Cláusulas e Cadências (1984) e Paradoxon versus Paradigma: marginalias da música ocidental do último milênio – III falsas relações (1) (1988). It was aimed to identify the core ideas and the methods that he employed, therefore approaching the relationship between theorizing and composing in this composer’s trajectory. The course of this reflection will serve as a guide to the compositional incursions which endorse the present study.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectErnst Widmerpt_BR
dc.subjectBordão e Bordadurapt_BR
dc.subjectCláusulas e Cadênciaspt_BR
dc.subjectFalsas Relaçõespt_BR
dc.subject.otherErnst Widmerpt_BR
dc.subject.otherDrones and shakespt_BR
dc.subject.otherClausulae and cadencespt_BR
dc.subject.otherFalse Relationspt_BR
dc.titleFresta do imponderável: o Widmer teórico e o Widmer compositor nas marginálias da música ocidental do último milêniopt_BR
dc.title.alternativeGap of the unfathomable: the academic Widmer and the composer Widmer in the Marginálias da música ocidental do último milêniopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::COMPOSICAO MUSICALpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Paulo Costa-
dc.contributor.referee1Castro, Angelo-
dc.contributor.referee2Bertissolo, Guilherme-
dc.contributor.referee3Lima, Paulo Costa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5609158712129899pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho pretende refletir sobre construções teóricas apresentadas pelo compositor brasileiro (nascido na Suíça) Ernst Widmer (1927-1990) em três dos seus trabalhos monográficos: Bordão e Bordadura (1970), Cláusulas e cadências (1984) e Paradoxon versus paradigma: marginalias da música ocidental do último milênio – III falsas relações (1) (1988). Buscou-se identificar as ideias nucleares e os métodos utilizados, tocando assim na relação entre o teorizar e o compor na trajetória deste compositor. Esse percurso reflexivo norteará as incursões composicionais que sedimentam o presente trabalho.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Músicapt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
6_Dissertao_de_Menahem_Hein_Oliveira_Farias_1_2 (1).pdf14,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons