Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38565
Tipo: Dissertação
Título: Fresta do imponderável: o Widmer teórico e o Widmer compositor nas marginálias da música ocidental do último milênio
Título(s) alternativo(s): Gap of the unfathomable: the academic Widmer and the composer Widmer in the Marginálias da música ocidental do último milênio
Autor(es): Farias, Menahem Hein de Oliveira
Primeiro Orientador: Lima, Paulo Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Castro, Angelo
metadata.dc.contributor.referee2: Bertissolo, Guilherme
metadata.dc.contributor.referee3: Lima, Paulo Costa
Resumo: O presente trabalho pretende refletir sobre construções teóricas apresentadas pelo compositor brasileiro (nascido na Suíça) Ernst Widmer (1927-1990) em três dos seus trabalhos monográficos: Bordão e Bordadura (1970), Cláusulas e cadências (1984) e Paradoxon versus paradigma: marginalias da música ocidental do último milênio – III falsas relações (1) (1988). Buscou-se identificar as ideias nucleares e os métodos utilizados, tocando assim na relação entre o teorizar e o compor na trajetória deste compositor. Esse percurso reflexivo norteará as incursões composicionais que sedimentam o presente trabalho.
Abstract: The present study intends to reflect upon the theoretical constructions presented by the Brazilian composer (born in Switzerland), Ernst Widmer (1927-1990) in three of his monographic works: Bordão e Bordadura (1970), Cláusulas e Cadências (1984) e Paradoxon versus Paradigma: marginalias da música ocidental do último milênio – III falsas relações (1) (1988). It was aimed to identify the core ideas and the methods that he employed, therefore approaching the relationship between theorizing and composing in this composer’s trajectory. The course of this reflection will serve as a guide to the compositional incursions which endorse the present study.
Palavras-chave: Ernst Widmer
Bordão e Bordadura
Cláusulas e Cadências
Falsas Relações
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::COMPOSICAO MUSICAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Música
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38565
Data do documento: 4-Dez-2020
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
6_Dissertao_de_Menahem_Hein_Oliveira_Farias_1_2 (1).pdf14,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons