Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Queiroz, Sabrina Rayna Vilar | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-04T14:33:19Z | - |
dc.date.available | 2023-12-04T14:33:19Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-05 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38584 | - |
dc.description.abstract | This dissertation comes up with the task of breaking with the hegemonic narratives
about the Ballroom Dance in Paraíba, axis Campina Grande, which for a long time
tended to insist on the maintenance of a unique history of the doers. It aimed to critically
analyze the presence of women as teachers, in the context of teaching Ballroom
Dance, with the interest in questioning the place of the man, considered as a knowing
subject. For this, through systematic readings and analysis, a theoretical framework
was built concerning the relations established between Ballroom Dance, body and
teaching, in dialogue with the studies of gender and sexualities, instersectional and
decolonial Feminisms. Researchers such as Katz and Greiner (2005, 2021); Silveira
(2018; 2021); Polezzi (2020); Ribeiro (2019); Nascimento (2021); Lugones (2019);
Oyèronké (2021); Tireakone (2019); Kilomba (2020); Spivack (2010) and BeokHoll
(1989). The methodological approach combined, field research through application of
semi-structured interviews and analysis of the examples that constitute the corpus of
the research. It is expected that this study will contribute to a survey of issues for a
broader debate, while untold stories can rise for the decolonization of teaching. Finally,
it is proposed to foster possibilities for a transgressive teaching, which allows various
experiences of women who challenge the patriarchal powers and the refusal of
subordination imposed on the bodies of women, as well as a transformation of
historical consciousness and the reevaluation of the protagonism of teaching people,
especially in a dance that the generification of bodies is also a place of power. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Dança de salão - Estudo e ensino - Campina Grande (PB) | pt_BR |
dc.subject | Dança de salão - Aspectos socias - Campina Grande (PB) | pt_BR |
dc.subject | Professores de dança - Campina Grande (PB) | pt_BR |
dc.subject | Identidade de gênero na educação | pt_BR |
dc.subject | Identidade de gênero no ambiente de trabalho | pt_BR |
dc.subject.other | Ballroom Dance | pt_BR |
dc.subject.other | Gender | pt_BR |
dc.subject.other | Teaching | pt_BR |
dc.subject.other | Place of Speech | pt_BR |
dc.title | Qual o lugar das mulheres na docência? Um estudo sobre a presença das professoras de dança de salão em Campina Grande. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Dança | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Márcia Virgínia Mignac da | - |
dc.contributor.referee1 | Silva, Márcia Virgínia Mignac da | - |
dc.contributor.referee2 | Machado, Adriana Bittencourt | - |
dc.contributor.referee3 | Silveira, Paola de Vasconcelos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5915904798973912 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação surge com a tarefa de romper com as narrativas hegemônicas sobre
a Dança de Salão na Paraíba, eixo Campina Grande, que por muito tempo tenderam
a insistir na manutenção de uma história única das pessoas fazedoras. Teve como
objetivo analisar criticamente a presença da mulher enquanto docente, no contexto de
ensino da Dança de Salão, com o interesse em questionar o lugar do homem, tido
como sujeito sabedor. Para isso, por meio de leituras e análises sistemáticas, foi
construído um referencial teórico concernente às relações estabelecidas entre Dança
de Salão, corpo e docência, em diálogo com os estudos de gênero e sexualidades,
feminismos interseccionais e decoloniais. Destacam-se pessoas pesquisadoras como
Katz e Greiner (2005, 2021); Silveira (2018; 2021); Polezzi (2020); Ribeiro (2019);
Nascimento (2021); Lugones (2019); Oyèronké (2021); Akotirene (2019); Kilomba
(2020); Spivack (2010) e bell hooks (1989; 2013). A abordagem metodológica
combinou, pesquisa de campo via aplicação de entrevistas semiestruturadas e análise
dos exemplos que constituem o corpus da pesquisa. Espera-se que este estudo
contribua para um levantamento de questões para um debate mais amplo, ao mesmo
tempo que histórias não contadas possam insurgir para a decolonização do ensino.
Por fim, propõe-se fomentar possibilidades de uma docência transgressora, que
permita diversas experiências de mulheridades que desafie os poderes patriarcais e
a recusa da subalternidade imposta aos corpos das mulheres, assim como uma
transformação da consciência histórica e a reavaliação do protagonismo das pessoas
docentes, sobretudo em uma dança que a generificação dos corpos é também um
lugar de poder. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Dança | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA)
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