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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38584
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorQueiroz, Sabrina Rayna Vilar-
dc.date.accessioned2023-12-04T14:33:19Z-
dc.date.available2023-12-04T14:33:19Z-
dc.date.issued2023-07-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/38584-
dc.description.abstractThis dissertation comes up with the task of breaking with the hegemonic narratives about the Ballroom Dance in Paraíba, axis Campina Grande, which for a long time tended to insist on the maintenance of a unique history of the doers. It aimed to critically analyze the presence of women as teachers, in the context of teaching Ballroom Dance, with the interest in questioning the place of the man, considered as a knowing subject. For this, through systematic readings and analysis, a theoretical framework was built concerning the relations established between Ballroom Dance, body and teaching, in dialogue with the studies of gender and sexualities, instersectional and decolonial Feminisms. Researchers such as Katz and Greiner (2005, 2021); Silveira (2018; 2021); Polezzi (2020); Ribeiro (2019); Nascimento (2021); Lugones (2019); Oyèronké (2021); Tireakone (2019); Kilomba (2020); Spivack (2010) and BeokHoll (1989). The methodological approach combined, field research through application of semi-structured interviews and analysis of the examples that constitute the corpus of the research. It is expected that this study will contribute to a survey of issues for a broader debate, while untold stories can rise for the decolonization of teaching. Finally, it is proposed to foster possibilities for a transgressive teaching, which allows various experiences of women who challenge the patriarchal powers and the refusal of subordination imposed on the bodies of women, as well as a transformation of historical consciousness and the reevaluation of the protagonism of teaching people, especially in a dance that the generification of bodies is also a place of power.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectDança de salão - Estudo e ensino - Campina Grande (PB)pt_BR
dc.subjectDança de salão - Aspectos socias - Campina Grande (PB)pt_BR
dc.subjectProfessores de dança - Campina Grande (PB)pt_BR
dc.subjectIdentidade de gênero na educaçãopt_BR
dc.subjectIdentidade de gênero no ambiente de trabalhopt_BR
dc.subject.otherBallroom Dancept_BR
dc.subject.otherGenderpt_BR
dc.subject.otherTeachingpt_BR
dc.subject.otherPlace of Speechpt_BR
dc.titleQual o lugar das mulheres na docência? Um estudo sobre a presença das professoras de dança de salão em Campina Grande.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Márcia Virgínia Mignac da-
dc.contributor.referee1Silva, Márcia Virgínia Mignac da-
dc.contributor.referee2Machado, Adriana Bittencourt-
dc.contributor.referee3Silveira, Paola de Vasconcelos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5915904798973912pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação surge com a tarefa de romper com as narrativas hegemônicas sobre a Dança de Salão na Paraíba, eixo Campina Grande, que por muito tempo tenderam a insistir na manutenção de uma história única das pessoas fazedoras. Teve como objetivo analisar criticamente a presença da mulher enquanto docente, no contexto de ensino da Dança de Salão, com o interesse em questionar o lugar do homem, tido como sujeito sabedor. Para isso, por meio de leituras e análises sistemáticas, foi construído um referencial teórico concernente às relações estabelecidas entre Dança de Salão, corpo e docência, em diálogo com os estudos de gênero e sexualidades, feminismos interseccionais e decoloniais. Destacam-se pessoas pesquisadoras como Katz e Greiner (2005, 2021); Silveira (2018; 2021); Polezzi (2020); Ribeiro (2019); Nascimento (2021); Lugones (2019); Oyèronké (2021); Akotirene (2019); Kilomba (2020); Spivack (2010) e bell hooks (1989; 2013). A abordagem metodológica combinou, pesquisa de campo via aplicação de entrevistas semiestruturadas e análise dos exemplos que constituem o corpus da pesquisa. Espera-se que este estudo contribua para um levantamento de questões para um debate mais amplo, ao mesmo tempo que histórias não contadas possam insurgir para a decolonização do ensino. Por fim, propõe-se fomentar possibilidades de uma docência transgressora, que permita diversas experiências de mulheridades que desafie os poderes patriarcais e a recusa da subalternidade imposta aos corpos das mulheres, assim como uma transformação da consciência histórica e a reavaliação do protagonismo das pessoas docentes, sobretudo em uma dança que a generificação dos corpos é também um lugar de poder.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Dançapt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGDANCA)

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