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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39008
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Brenda Nayla Santos Lima da-
dc.date.accessioned2024-02-13T14:39:06Z-
dc.date.available2024-02-13T14:39:06Z-
dc.date.issued2023-12-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39008-
dc.description.abstractThis course conclusion work is located in the context of research in Arts, presenting a qualitative approach and configuring itself as an experience report of two forays into teaching. The first took place at Colégio Estadual Rotary, alongside high school classes, while the second was an academic experience conducted through the discipline of Internship Practice in Theater Pedagogy III (2023) Salvador, involving the delivery of the Theater Workshop: In Search of me. The methodology adopted is not limited to the report of the in-service teacher; encompasses a detailed description of didactic-pedagogical and artistic procedures and practices designed during the activities, as well as reports from participants and excerpts from reports on these actions. The central objective is to analyze the educational practices, based on black-referenced theater, implemented in these experiences, aiming to encourage participants to build their life projects. This report seeks to highlight and analyze the contents, procedures and tools directly used in pedagogical practices, based on the teaching-learning of black theater, as an approach to building the life project of the young participants. The concept of Life Project, as defined in the National Common Curricular Base (BNCC, 2018), represents the sixth general competence and aims to enable students to value and appropriate knowledge and experiences that enable them to carry out transformative actions in society. The perspective adopted by this research is that black-referenced theatrical practices have the potential not only to stimulate the dream, but to do so with purpose, sowing and encouraging achievements that transcend individualism, embracing the collective. This proves to be crucial, especially when awakening young black people to project possible futures, even when they live in peripheries often neglected by public policies, where full citizenship is often an unmet aspiration. The relevance of these practices goes beyond artistic creation, aiming to promote self-knowledge, affirmation of identity and reflection on the history and reality of the participants.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectTeatro negropt_BR
dc.subjectEducação Antiracistapt_BR
dc.subjectProjeto de vidapt_BR
dc.subjectPeriferiapt_BR
dc.subject.otherBlack theaterpt_BR
dc.subject.otherAnti-Racist Educationpt_BR
dc.titleTecendo caminhos: práticas didático-pedagógicas em teatro negrorreferenciado para estimular o projeto de vida de jovens negros da periferia.pt_BR
dc.title.alternativeWeaving paths: didactic-pedagogical practices in Black-referenced theater to stimulate the life project of black youth from the periphery.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Evani Tavares-
dc.contributor.advisor-co1Oliveira, Livia Sudare de-
dc.contributor.referee1Lima, Evani Tavares-
dc.contributor.referee2Oliveira, Livia Sudare de-
dc.contributor.referee3Barreto, Cristiane Santos-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9586531490654025pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso, situa-se no contexto da pesquisa em Artes, apresentando uma abordagem qualitativa e configurando-se como um relato de experiência de duas incursões no exercício da docência. A primeira ocorreu no Colégio Estadual Rotary, junto às turmas de ensino médio, enquanto a segunda foi uma experiência acadêmica conduzida por meio da disciplina de Prática de Estágio em Pedagogia do Teatro III (2023) Salvador, envolvendo a ministração da Oficina Teatral: Em busca de mim. A metodologia adotada não se limita ao relato da docente em exercício; engloba a descrição detalhada de procedimentos e práticas didático-pedagógicas e artísticas concebidas durante as atividades, bem como relatos dos participantes e trechos dos relatórios dessas ações. O objetivo central é analisar as práticas educacionais, fundamentadas no teatro negrorreferenciado, implementadas nessas experiências, visando estimular os participantes a construírem seus projetos de vida. Este relato busca destacar e analisar os conteúdos, procedimentos e ferramentas diretamente empregados nas práticas pedagógicas, fundamentadas no ensino-aprendizado do teatro negro, como abordagem para a construção do projeto de vida dos jovens participantes. O conceito de projeto de vida, conforme definido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), representa a sexta competência geral e visa capacitar os discentes a valorizar e apropriar-se de conhecimentos e experiências que os habilitem a realizar ações transformadoras na sociedade. A perspectiva adotada por esta pesquisa é que práticas teatrais negrorreferenciadas têm o potencial não apenas de estimular o sonho, mas de fazê-lo com propósito, semeando e encorajando realizações que transcendem o individualismo, abraçando o coletivo. Isso se revela crucial, especialmente, ao despertar jovens negros para projetarem futuros possíveis, mesmo quando habitam periferias frequentemente negligenciadas pelas políticas públicas, onde a cidadania plena é muitas vezes uma aspiração não atendida. A relevância destas práticas vai além do fazer artístico, almejando promover autoconhecimento, afirmação da identidade e reflexão sobre a história e realidade dos participantes.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Teatropt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Silvio de. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte: Grupo Editorial BARBIER, René. A pesquisa-ação. Tradução por Lucie Didio. Brasília: Plano, 2002. Série BRASIL. LEI Nº 13.415, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2017. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm> Acesso em 03 dez. 2023. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. CAMERON, Julia. O caminho do artista. Editora Sextante; Rio de Janeiro,2017. D’ADESKY, Jacques. Racismos e anti-racismos no Brasil. Pluralismo étnico e multiculturalismo. Rio de Janeiro: Pallas, 2001. DOS SANTOS, Ana Verônica Freire Monteiro et al. AMOR E RESISTÊNCIA–BELL HOOKS E A ESCRITA DO AMOR. Cadernos de Pesquisas Multidisciplinares sobre Corpo, Raça, Sexualidade e Gênero-CRSG, v. 2, n. 1, p. 64-76, 2020. EVARISTO, Conceição. A escrevivência e seus subtextos. Escrevivência: a escrita de nós: reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo, v. 1, p. 26-46, 2020. EVARISTO, Conceição. Becos da Memória. Florianópolis: Ed. Mulheres, 2013. FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de janeiro: Paz e Terra, 2003. FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1992. GOMES, Nilma Lino. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. In: Educação anti-racista: Caminhos Abertos pela lei 10.639. Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. GUIMARÃES, Eduardo. Periferia. Enciclopédia Discursiva da Cidade. Disponível em: https://www.labeurb.unicamp.br/endici/index.php?r=verbete/view&id=105. Acesso em:13 de dezembro de 2023 HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: A educação como prática da liberdade. Editora WMF Martins Fontes, 2017. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. PNAD Educação 2019: Mais da metade das pessoas de 25 anos ou mais não completaram o ensino médio. Rio de Janeiro: IBGE, 2020. Letramento, 2018. 63 LIMA, Evani Tavares. Um olhar sobre o teatro negro do teatro experimental do negro e do Bando de teatro Olodum. 2010. 345 f. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010. MOREIRA, Adilson. Racismo recreativo. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019. NASCIMENTO, Abdias do. Teatro experimental do negro: trajetória e reflexões. Estudos avançados, v. 18, p. 209-224, 2004. NEGRA. Pantera. Direção: Ryan Coogler. Produção: Kevin Feige; David J. Grant, Roteiro Ryan Coogler, Joe Robert Cole. Baseado nas histórias em quadrinhos de Stan Lee e Jack Kirby. Estúdios EUE/Screen Gems e Pinewood Studios, Atlanta; Busan, Coreia do Sul. Marvel Studios, Walt Disney Pictures,2018. NOGUERA, Renato. Ubuntu como modo de existir: elementos gerais para uma ética afroperspectiva. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), v. 3, n. 6, p. 147-150, 2012.Pesquisa em Educação, v.3. PARANHOS, Kátia Rodrigues. Que bicho é esse?: teatro, engajamento e política no Brasil pós-1964. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia; professora associada; / FAPEMIG/CNPq; PPM/bolsista de produtividade RIBEIRO, Djamila. Pequeno Manual Antirracista. São Paulo: 1ª Companhia das Letras, 2019. ROSA, Iara. Ocupação Sankofa. Itaú Cultural, São Paulo, 2019. Disponível em: https://www.itaucultural.org.br/ocupacao/en/abdias-nascimento/sankofa/ . Acesso em: 04 de dezembro de 2023 SANKOFA. Revista de História da África e de Estudos da Diáspora Africana, ano XVI, nº XXVII, Janeiro/2023 SANTANA, Tayrine; ZAPPAROLI, Alecsandra. CONCEIÇÃO EVARISTO – “A escrevivência serve também para as pessoas pensarem”. Itaú Social, Rede Galápagos, São Paulo, 9 de novembro de 2020. Disponível em https://www.itausocial.org.br/noticias/conceicao-evaristo-a-escrevivencia-serve-tambem-para-as-pessoas-pensarem/ .Acesso em: 15 de Abril de 2023. SANTOS, Milton. A Urbanização Brasileira. São Paulo: Hucitec, 1993. SANTOS, Sales Augusto dos. Ação Afirmativa ou a Utopia Possível: O Perfil dos Professores e dos Pós-Graduandos e a Opinião destes sobre Ações Afirmativas para os Negros Ingressarem nos Cursos de Graduação da UnB. Relatório Final de Pesquisa. Brasília: ANPEd/ 2° Concurso Negro e Educação,mimeo, 2002.pt_BR
dc.type.degreeLicenciaturapt_BR
dc.publisher.courseLICENCIATURA EM TEATROpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Escola de Teatro

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