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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39141
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, José Jorge Ferreira dos-
dc.date.accessioned2024-03-04T10:51:19Z-
dc.date.available2024-03-04T10:51:19Z-
dc.date.issued2023-12-01-
dc.identifier.citationSANTOS, José Jorge Ferreira dos. Problemas de Apolônio: uma abordagem algébrica com o auxílio do computador. 2023. 60 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística - IME, Universidade Federal da Bahia, Salvador (Bahia), 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39141-
dc.description.abstractTangency problems involving points, lines and circles in the plane, such as the famous Problem of Apollonius, can be formulated and solved, in a conceptually simple way, using nothing more than high school algebra. However, the necessary calculations can be laborious and prone to error, making the algebraic approach less attractive. In this work, we will investigate how the algebra of cycles and a computational algebra system (the GeoGebra CAS Window) can be used to help us solve these problems. We will also see how GeoGebra’s visualization capabilities can be used to better understand the relationship between algebra and geometrypt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectÁlgebra dos ciclospt_BR
dc.subjectProblema de Apolôniopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectComputaçãopt_BR
dc.subject.otherAlgebra of cyclespt_BR
dc.subject.otherApollonius' Problempt_BR
dc.subject.otherMathematicspt_BR
dc.subject.otherComputingpt_BR
dc.titleProblema de Apolônio: uma abordagem algébrica com auxílio do computador.pt_BR
dc.title.alternativeApollonius' Problem: an algebraic approach with the aid of the computer.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADApt_BR
dc.contributor.advisor1Mello, Vinicius Moreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6378801493656275pt_BR
dc.contributor.referee1Mello, Vinicius Moreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6378801493656275pt_BR
dc.contributor.referee2Moraes, Simone Maria de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4620829926174079pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Moacyr Alvim Horta Barbosa da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9077049649454688pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5682105701943410pt_BR
dc.description.resumoProblemas de tangência envolvendo pontos, retas e circunferências no plano, tais como o célebre Problema de Apolônio, podem ser formulados e resolvidos, de forma conceitualmente simples, usando-se nada mais do que álgebra do ensino médio. Entretanto, os cálculos necessários podem ser trabalhosos e sujeitos a erro, tornando a abordagem algébrica menos atraente. Neste trabalho, vamos investigar como a álgebra dos ciclos e um sistema de álgebra computacional (a Janela CAS do GeoGebra) podem ser usados para nos auxiliar na resolução desses problemas. Também veremos como as possibilidade de visualização do GeoGebra podem ser usadas para se entender melhor a relação entre álgebra e geometria.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.relation.references[1] Marcela Melo AMORIM. OS DEZ PROBLEMAS DE APOLONIO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MEDIO . UNIRIO, 2016. [2] H.J. Bortolossi, D.U. Pesco, and W.M. Rezende. Computação Simbólica no Ensino Médio com o Software Gratuito GeoGebra. Universidade Federal Fluminense/Instituto GeoGebra do Rio de Janeiro – Brasil, 2012. [3] Carl Boyer. História da Matemática (tradução: Elza F. Gomide). 2 edição, Edgard Blucher LTDA, São Paulo, 1996. [4] Alan George Ferreira da CRUZ. Os Interessantes Problemas de Apolônio: Resolução por Construções e por Inversão . Universidade Federal da Paraíba, 2014. [5] João Bosco Pitombeira de Carvalho. Descartes e a tangente a uma curva. Cadernos do IME - Serie Matemática, 2021. [6] Ministério de Educação. Base Nacional Comum Curricular. BRASIL, Ministério de Educação, 2018. [7] J.M. dos Santos and A.M. d’Azevedo Breda. A Projeção Estereográfica no GeoGebra. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, 2018. [8] Jaison GASPERI. O Problema de Apolônio. Universidade Federal de Santa Catarina/Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Programa de Pós-graduação em Matemática., 2015. [9] Alysson Espedito de MELO. Inversão Geométrica Aplicada `a Resolução dos Problemas de Apolônio. Universidade Federal da Paraíba, 2014. [10] Dan Pedoe. GEOMETRY, A Comprehesive Course. Dover Publications,INC, New York, 1970. [11] Dan Pedoe. Circles: A Mathematical View. The Mathematical Association of America, Washington, 1995. [12] Cristiano Benevides de SOUZA. Soluções Geométrica e Algébrica do Problema de Apolônio. Universidade Federal da Paraíba, 2014.pt_BR
dc.type.degreeMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PROFMAT)

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