Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39505
Tipo: Dissertação
Título: Cantos e encantos do cancioneiro tradicional e popular na educação básica: uma proposta para vivências musicais em sala de aula
Título(s) alternativo(s): Songs and charms from the traditional and popular Brazilian songbook in basic education: a proposal for musical experiences in the classroom
Autor(es): Silva, Antonio Mardson de Oliveira
Primeiro Orientador: Castro, Ângelo Tavares
metadata.dc.contributor.referee1: Castro, Ângelo Tavares
metadata.dc.contributor.referee2: Braga, Simone Marques
metadata.dc.contributor.referee3: Candusso, Flavia Maria Chiara
Resumo: A presente pesquisa intitulada Cantos e Encantos do Cancioneiro Tradicional e Popular na Educação Básica: Uma Proposta Para Vivências Musicais em Sala de Aula, apresentado ao Mestrado Profissional em Artes (PROFARTES) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), refletiu sobre as potencialidades educacionais contidas nos saberes e fazeres presentes nesse repertório, a partir do uso de elementos poético-musicais contidos nessas manifestações. Para tanto, adotou-se uma abordagem qualitativa a partir de uma metodologia de cunho etnográfico, com vistas a identificar e refletir sobre como a proposta pedagógica alicerçada em canções tradicionais e populares podem contribuir para o aprimoramento das aprendizagens em música na educação básica. Foram aplicadas intervenções pedagógicas com uma turma do 6º ano do ensino fundamental básico numa escola municipal da cidade de Salvador/BA. Como aportes teóricos sobre a importância de valorizar as epistemes e conteúdos da culturas afrodiaspóricas e/ou ameríndias, o projeto está apoiado nas reflexões de Dumas (2023), Souza (2019), Candusso (2022), Carneiro (2005) e Paz (2014). Acerca do respeito aos conhecimentos prévios com os quais os discentes chegam aos espaços escolares formais e aos valores que introjetam sobre as canções populares veiculadas pelas mídias ou apreendidas em convívio dentro da sociedade, nos apoiamos nas contribuições de Swanwick (2003), Freire (1996) e Souza (2003). Estamos, também, em consonância com prerrogativas atuais que debatem a importância de descolonizar as estruturas sociais forjadas a partir da imposição hegemônica eurocêntrica que sempre privilegiou, e continua a privilegiar, o letramento em detrimento das culturas baseadas na oralidade.
Abstract: This research entitled Songs and Charms of the Brazilian Traditional and Popular in Basic Education: A Proposal for Musical Experiences in the Classroom Class, presented to the Professional Master's Degree in Arts (PROFARTES) at Federal University of Bahia (UFBA), reflected on the potential educational content contained in the knowledge and practices present in this repertoire, based on the use of poetic-musical elements contained in these manifestations. Therefore, a qualitative approach was adopted based on a methodology ethnographic, with a view to identifying and reflecting on how the pedagogical proposal based on traditional and popular songs can contribute to the improvement of music learning in basic education. were applied pedagogical interventions with a 6th year class of basic elementary school in a municipal school in the city of Salvador/BA. As theoretical contributions to the importance of valuing the epistemes and contents of Afro-diasporic and/or Amerindians, the project is supported by the reflections of Dumas (2023), Souza (2019), Candusso (2022), Carneiro (2005) and Paz (2014). About respect for prior knowledge with which students arrive at school spaces formal forms and the values ​​that they introject into the popular songs conveyed by media or learned in coexistence within society, we rely on contributions from Swanwick (2003), Freire (1996) and Souza (2003). We are also in line with current prerogatives that debate the importance of decolonize social structures forged from hegemonic imposition Eurocentric approach that has always privileged, and continues to privilege, literacy in detriment of cultures based on orality.
Palavras-chave: Canção popular
Canções tradicionais
Decolonialidade
Educação musical
Oralidade
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC
metadata.dc.publisher.program: Outro
Citação: Silva, Antonio Mardson de Oliveira. Cantos e encantos do cancioneiro tradicional e popular na educação básica: uma proposta para vivências musicais em sala de aula / Antonio Mardson de Oliveira Silva. - 2023. 70 f.: il.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39505
Data do documento: 12-Dez-2023
Aparece nas coleções:Dissertação (ProfArtes)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cantos e encantos do cancioneiro tradicional e popular na educação básica_ uma proposta para__ vivências musicais em sala de aula _ Antonio Mardson de Oliveira Silva. - 2023..pdf43,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.