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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39730
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Neemias Fraga Cunha-
dc.date.accessioned2024-08-02T15:19:45Z-
dc.date.available2024-08-02-
dc.date.available2024-08-02T15:19:45Z-
dc.date.issued2024-07-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39730-
dc.description.abstractThis study, conducted within the Postgraduate Program in Development and Social Management at the School of Administration of the Federal University of Bahia, has the general objective of creating a management model for the Specialized Pedagogical Support Center of the state of Bahia (CAPE) with an emphasis on the principles of Social Management. The main question of this research is "Does the management model that enhances the action of/for CAPE reflect in the provision of services of these educational institutions?" The initial locus of the investigation was the Center for Special Education of Bahia – CEEBA, an educational institution for students with intellectual and multiple disabilities, through Specialized Educational Services – AEE, located in Salvador-Bahia, and six other institutions with similar characteristics from the same state education network, three of which are in the city of Salvador, two in Feira de Santana, and one in Nazaré. Methodologically, this study has empirical and qualitative approaches, and its structure is divided into three articles that respond to its specific objectives, each employing individualized methodologies such as Design Science Research – DSR. In these articles, questionnaires through Google Forms and semi-structured interviews were used. The research also employs the Case for Teaching methodology, conducted during a Social Residency in a civil society organization within the scope of Inclusive Education. Based on the analysis of the obtained information, a management model for CAPE was designed, developing a Social Management Technology, a guiding instrument for CAPE in the state education network of Bahia.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCentro de Apoio Pedagógico Especializadopt_BR
dc.subjectGestão socialpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subject.otherSpecialized Pedagogical Support Centerpt_BR
dc.subject.otherSocial managementpt_BR
dc.subject.otherInclusive educationpt_BR
dc.titleUm modelo de gestão para o Centro de Apoio Pedagógico Especializado com ênfase nos princípios da gestão socialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Multidisciplinar e Profissionalizante em Desenvolvimento e Gestãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
dc.contributor.advisor1Teixeira, Luiza Reis-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8441-219Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8790787806979519pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Luiza Reis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8790787806979519pt_BR
dc.contributor.referee2Marback Neto, Guilherme-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2118109604742209pt_BR
dc.contributor.referee3Fonseca, Josefa Sônia Pereira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0463654957762860pt_BR
dc.contributor.referee4Sousa, Sidenise Estrelado-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3753658834003122pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2105745919116517pt_BR
dc.description.resumoEste estudo, realizado no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Gestão Social, da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, tem como objetivo geral a criação de um modelo de gestão para o Centro de Apoio Pedagógico Especializado do estado da Bahia (CAPE) com ênfase nos princípios da Gestão Social. A pergunta principal dessa pesquisa é “o modelo de gestão que potencialize a ação dos/para os CAPE se reflete na oferta dos serviços dessas instituições educacionais?”. O lócus inicial da investigação foi o Centro de Educação Especial da Bahia – CEEBA, instituição educacional para estudantes com deficiência intelectual e múltipla, através do serviço do Atendimento Educacional Especializado – AEE, localizado em Salvador-Bahia, e mais 6 (seis) instituições com características similares da mesma rede estadual de ensino, dos quais três no município de Salvador, dois em Feira de Santana e um em Nazaré. Metodologicamente, este estudo tem abordagens empírica e qualitativa e sua estrutura está distribuída em três artigos que respondem aos seus objetivos específicos, os quais tiveram metodologias individualizadas como o Design Science Research – DSR. Nesses artigos foram utilizados questionários através do Google Forms e entrevista semiestruturada. A pesquisa utiliza, também, a metodologia denominada Caso para Ensino, realizada durante Residência Social em uma organização da sociedade civil no âmbito da Educação Inclusiva. A partir da análise das informações obtidas, desenhou-se o modelo de gestão para os CAPE, desenvolvendo uma Tecnologia de Gestão Social, instrumento orientador para os CAPE da rede estadual de ensino da Bahia.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.type.degreeMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PDGS)

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