Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Araújo, Neemias Fraga Cunha | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-02T15:19:45Z | - |
dc.date.available | 2024-08-02 | - |
dc.date.available | 2024-08-02T15:19:45Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-18 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39730 | - |
dc.description.abstract | This study, conducted within the Postgraduate Program in Development and Social
Management at the School of Administration of the Federal University of Bahia, has
the general objective of creating a management model for the Specialized Pedagogical
Support Center of the state of Bahia (CAPE) with an emphasis on the principles of
Social Management. The main question of this research is "Does the management
model that enhances the action of/for CAPE reflect in the provision of services of these
educational institutions?" The initial locus of the investigation was the Center for
Special Education of Bahia – CEEBA, an educational institution for students with
intellectual and multiple disabilities, through Specialized Educational Services – AEE,
located in Salvador-Bahia, and six other institutions with similar characteristics from
the same state education network, three of which are in the city of Salvador, two in
Feira de Santana, and one in Nazaré. Methodologically, this study has empirical and
qualitative approaches, and its structure is divided into three articles that respond to its
specific objectives, each employing individualized methodologies such as Design
Science Research – DSR. In these articles, questionnaires through Google Forms and
semi-structured interviews were used. The research also employs the Case for
Teaching methodology, conducted during a Social Residency in a civil society
organization within the scope of Inclusive Education. Based on the analysis of the
obtained information, a management model for CAPE was designed, developing a
Social Management Technology, a guiding instrument for CAPE in the state education
network of Bahia. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Centro de Apoio Pedagógico Especializado | pt_BR |
dc.subject | Gestão social | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.other | Specialized Pedagogical Support Center | pt_BR |
dc.subject.other | Social management | pt_BR |
dc.subject.other | Inclusive education | pt_BR |
dc.title | Um modelo de gestão para o Centro de Apoio Pedagógico Especializado com ênfase nos princípios da gestão social | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Multidisciplinar e Profissionalizante em Desenvolvimento e Gestão | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Teixeira, Luiza Reis | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-8441-219X | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8790787806979519 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Teixeira, Luiza Reis | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8790787806979519 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Marback Neto, Guilherme | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2118109604742209 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Fonseca, Josefa Sônia Pereira | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0463654957762860 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Sousa, Sidenise Estrelado | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/3753658834003122 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2105745919116517 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo, realizado no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e
Gestão Social, da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, tem
como objetivo geral a criação de um modelo de gestão para o Centro de Apoio
Pedagógico Especializado do estado da Bahia (CAPE) com ênfase nos princípios da
Gestão Social. A pergunta principal dessa pesquisa é “o modelo de gestão que
potencialize a ação dos/para os CAPE se reflete na oferta dos serviços dessas
instituições educacionais?”. O lócus inicial da investigação foi o Centro de Educação
Especial da Bahia – CEEBA, instituição educacional para estudantes com deficiência
intelectual e múltipla, através do serviço do Atendimento Educacional Especializado –
AEE, localizado em Salvador-Bahia, e mais 6 (seis) instituições com características
similares da mesma rede estadual de ensino, dos quais três no município de Salvador,
dois em Feira de Santana e um em Nazaré. Metodologicamente, este estudo tem
abordagens empírica e qualitativa e sua estrutura está distribuída em três artigos que
respondem aos seus objetivos específicos, os quais tiveram metodologias
individualizadas como o Design Science Research – DSR. Nesses artigos foram
utilizados questionários através do Google Forms e entrevista semiestruturada. A
pesquisa utiliza, também, a metodologia denominada Caso para Ensino, realizada
durante Residência Social em uma organização da sociedade civil no âmbito da
Educação Inclusiva. A partir da análise das informações obtidas, desenhou-se o
modelo de gestão para os CAPE, desenvolvendo uma Tecnologia de Gestão Social,
instrumento orientador para os CAPE da rede estadual de ensino da Bahia. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Administração | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PDGS)
|