https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39853
Tipo: | Dissertação |
Título: | A construção da identidade de gênero de estudantes universitários |
Título(s) alternativo(s): | The construction of gender identity among university students |
Autor(es): | Oliveira, Lorenna Reis |
Primeiro Orientador: | Sampaio, Sônia Maria Rocha |
metadata.dc.contributor.referee1: | Castro, Ricardo Dias de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Campinho, Ana Karina Figueira Canguçu |
metadata.dc.contributor.referee3: | Sampaio, Sônia Maria Rocha |
Resumo: | Nos últimos anos, o Brasil vivencia uma ascensão dos movimentos sociais de caráter identitário, ao mesmo tempo que enfrenta, também no âmbito da educação, uma ampliação do discurso conservador, principalmente aqueles relativos a questões de gênero e sexualidade. Pensar o contexto educacional como importante meio para o desenvolvimento de diferentes identidades reforça o aprofundamento de estudos nesse campo e a necessidade de compreender como os fenômenos sociais participam da construção das identidades de gênero. Embora o conceito ou noção de identidade esteja longe de ser unânime, este trabalho tem como tema a identidade de gênero de estudantes universitários e pretendeu responder à seguinte questão: de que maneira estudantes universitários constroem sua identidade de gênero? Nesta pesquisa, fizemos dialogar com as teorias de gênero pós-estruturalistas o Interacionismo Simbólico (IS), para subsidiar a análise dos dados produzidos, colocando em destaque o papel das interações sociais no percurso identitário de jovens em ambientes educacionais. Tomamos como ponto de partida a relevância de estudos sobre o tema e a importância de facilitar, no cotidiano de serviços de assistência estudantil, a expressão das diversas identidades de gênero. O objetivo geral do estudo foi compreender como se dá a construção da identidade de gênero dos estudantes universitários e descrever as relações que eles mantêm com a sua instituição. Esta pesquisa de caráter qualitativo utilizou, como método de produção de dados, a entrevista compreensiva que consideramos compatível com a perspectiva teórica interacionista. Os resultados obtidos indicam como os fatores sociais e culturais, e o próprio espaço universitário demarcam os limites do gênero, ao mesmo tempo em que subvertem a lógica social, ao produzirem e afirmarem múltiplas identidades de gênero. |
Abstract: | In recent years, Brazil has experienced a rise in social movements of an identity nature, at the same time as it faces, also in the field of education, an expansion of conservative discourse, especially those relating to issues of gender and sexuality. Thinking of the educational context as an important medium for the development of different identities reinforces the deepening of studies in this field and the need to understand how social phenomena participate in the construction of gender identities. Although the concept or notion of identity is far from being unanimous, this work has as its theme the gender identity of university students and intended to answer the following question: how do university students construct their gender identity? In this research, we dialogued with post-structuralist gender theories and symbolic interactionism, to support the analysis of the data produced, highlighting the role of social interactions in the identity journey of young people in educational environments. We take as a starting point the relevance of studies on the topic and the importance of facilitating, in everyday student assistance services, the expression of different gender identities. The general objective of the study was to understand how the construction of gender identity among university students occurs and to describe the relationships they maintain with their institution. This qualitative research used, as a data production method, the comprehensive interview, which we consider compatible with the interactionist theoretical perspective. The results obtained indicate how social and cultural factors and the university space itself demarcate the limits of gender, at the same time that they subvert social logic, by producing and affirming multiple gender identities. |
Palavras-chave: | Identidade de gênero Educação e gênero Estudantes universitários Interacionismo simbólico Teoria queer |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Psicologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39853 |
Data do documento: | 5-Ago-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGPSI) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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LorennaReisOliveiraDissertação.pdf | Dissertação de Mestrado. Lorenna Reis Oliveira | 1,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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