Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Campos, Danielle Soares Feitosa | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-26T17:57:34Z | - |
dc.date.available | 2024-08-26T17:57:34Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-02 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39996 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Rádio | pt_BR |
dc.subject | Jornalismo | pt_BR |
dc.subject | Radiojornalismo | pt_BR |
dc.subject | Estudantes | pt_BR |
dc.subject | Podcast | pt_BR |
dc.subject | Experiência | pt_BR |
dc.title | Ao vivaço: experiências com o radiojornalismo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vieira, Lívia de Souza | - |
dc.contributor.referee1 | Fontes, Maria Lucineide Andrade | - |
dc.contributor.referee2 | Gomes, Nardele Santana | - |
dc.contributor.referee3 | Vieira, Lívia de Souza | - |
dc.description.resumo | O podcast Ao Vivaço foi produzido a partir da percepção de um nicho interessado em, ainda hoje, entender como funciona o trabalho jornalístico nas rádios, um dos veículos mais antigos e tradicionais, que vive sob recorrentes supostas ameaças, e resiste, se adaptando aos avanços tecnológicos e geracionais. O trabalho tem a missão de se comunicar com estudantes e recém-formados da área de Jornalismo, através de um conteúdo prático e didático, a partir de troca de experiências. Para isso, foi realizado este podcast, em cinco episódios, contendo entrevistas com jornalistas, radialistas, fonoaudióloga, ouvinte e os próprios interessados: alunos do curso de Jornalismo. O trabalho pode ser acessado no Spotify, na busca por “Ao
vivaço”. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Comunicação | pt_BR |
dc.relation.references | ABRATEL. Consumo de rádio cresce 186% entre 2019 e 2021: Aparelhos
digitais ajudam o rádio convencional a crescer 186%, 27 maio 2022.
Disponível em
<https://abratel.org.br/noticias/consumo-de-radio-cresce-186-entre-2019-e-20
21/>
● ABRATEL. Rádio é consumido por 83% da população no Brasil; 58% ouvem
em maior, ou na mesma quantidade, diz Inside Radio 2022. 2022. Disponível
em <
https://abratel.org.br/clipping/radio-e-consumido-por-83-da-populacao-no-brasi
l-58-ouvem-em-maior-ou-na-mesma-quantidade-diz-inside-radio-2022/.>
● BACCIN, Alciane. O QUE É HIPERMÍDIA?: Um conceito que vai além do
hipertexto e da multimídia. Associação Brasileira de Pesquisadores em
Jornalismo, São Paulo, p. 1-17, 1 nov. 2017.
● BONINI, Tiziano. A “segunda era” do podcasting: reenquadrando o podcasting
como um novo meio digital massivo. Tradução: Marcelo Kischinhevsky.
Radiofonias — Revista de Estudos em Mídia Sonora, Mariana-MG, v. 11, n.
01, p. 13-32, jan./abr. 2020.
● G1. Instagram faz 10 anos como uma das maiores redes sociais do mundo.
G1, 6 out. 2020. Disponível em <
https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2020/10/06/instagram-faz-10
-anos-como-uma-das-maiores-redes-sociais-do-mundo-e-de-olho-no-tiktok-pa
ra-nao-envelhecer.ghtml>
● GAMBARO, D. O aplicativo de rádio como uma (nova) experiência
midiatizada de escuta: testes europeus e premissas brasileiras para
desenvolvimento de um novo software. Radiofonias – Revista De Estudos Em
Mídia Sonora, 28-56. 2022 Disponível em
<https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/5131>
● GOMES, Juliana. IMPACTOS DA MOBILIDADE DO RÁDIO NA PRODUÇÃO
DO RÁDIOJORNALISMO: UM ESTUDO DOS PROGRAMAS GAÚCHA
REPÓRTER E NOTÍCIA NA TARDE. Orientador: Valci Regina Mousquer
Zuculoto. 2014. Dissertação (Pós-Graduação em Jornalismo) -
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARIN, [S. l.], 2014. Disponível
em:
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/132748/333175.pdf?se
quence=1&isAllowed=y. Acesso em: 8 nov. 2022.
● JENKINS, Henry. CULTURA DA CONVERGÊNCIA: AS MÍDIAS
TRADICIONAIS SÃO PASSIVAS. AS MÍDIAS ATUAIS, PARTICIPATIVAS E
INTERATIVAS. ELAS COEXISTEM. E ESTÃO EM ROTA DE COLISÃO.
BEM-VINDO À REVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO. BEM-VINDO À. [S. l.: s.
n.], [2006?]. Disponível em:
32
https://cienciaslinguagem.eca.usp.br/L3JenkinsConvergencia.pdf. Acesso em:
8 nov. 2022.
● KENSKI, Vani. EDUCAÇÃO E INTERNET NO BRASIL. Ago. 2015.
● LOPEZ, Debora Cristina. Radiojornalismo hipermidiático tendências e
perspectivas do jornalismo de rádio all news brasileiro em um contexto de
convergência tecnológica. Radiojornalismo hipermidiático, Salvador, p. 23-51,
2009.
● MAGNONI, Antônio Francisco; ALMEIDA, William Douglas de; LEITE,
Wellington. Radiodifusão, web rádio e podcast: o ensino do jornalismo em
áudio. UNILASALLE, Niterói, v. 12, n. 27, 1 maio de 2020. Conhecimento e
Diversidade, p. 144 - 157. Disponível em:
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/conhecimento_diversidade/article/d
ownload/7177/pdf. Acesso em: 8 nov. 2022.
● MATSUKI, Edgard. Cem anos do rádio no Brasil: o nascimento do
radiojornalismo: das emissoras pioneiras até a Era de Ouro. Agência Brasil,
20 jun. 2022.
● MORAES, Acácio. 94% têm conta em alguma rede social; WhatsApp lidera
com 92%. Folha de S. Paulo, 8 jul. 2022. Disponível em
<https://www1.folha.uol.com.br/tec/2022/07/94-tem-conta-em-alguma-rede-so
cial-whatsapp-ldera-com-92.shtml>
● NETTO, Antonio Valerio; TAHARA, Creusa Sayuri; PORTO, Arthur J. Vieira;
FILHO, Eduardo Vila Gonçalves. REALIDADE VIRTUAL E SUAS
APLICAÇÕES NA ÁREA DE MANUFATURA, TREINAMENTO, SIMULAÇÃO
E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO. SCIELO, São Paulo, ano 1998, v. 5,
n. 2, 1 ago. 1998. Gestão e Produção, p. 104-116. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/gp/a/Brbwf88KLgqyn977t97JNtf/?format=pdf&lang=pt#:
~:text=A%20realidade%20virtual%20%C3%A9%20um,explorar%20dados%2
0em%20tempo%20real. Acesso em: 8 nov. 2022.
● NEUREMBERG, Getúlio. A POLÍTICA NA MÍDIA, A POLÍTICA DA MÍDIA: A
cobertura das eleições presidenciais de 2006 nas Rádios CBN e Band News
FM. Belo Horizonte. Ago. 2009
● ROMÃO, Rita Santos; DE SÁ, Bruno Henrique Santos Pereira; ALMEIDA, Elis
s Cristiane Valença de; ALVES, Guilherme Ricardo Oliveira; JESUS, José
Érick Batista de; OLIVEIRA, Mario Cesar Pereira. O plot twist como elemento
persuasivo em campanhas publicitárias: Uma análise do VT “Cachorro”, da
rede de fast food Bob’s 1. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos
Interdisciplinares da Comunicação, CARUARU, p. 1 - 14, 9 jul. 2016.
33
● SANTOS, Georgia Pelissaro. A MUDANÇA NAS ROTINAS DE PRODUÇÃO
DO RADIOJORNALISMO A PARTIR DO USO DO TWITTER. 2013.
Dissertação (Mestre em Comunicação) - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE
CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL, [S. l.], 2013. Disponível em:
https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/5579/1/000452827-Texto%
2BCompleto-0.pdf. Acesso em: 8 nov. 2022.
● SANDER, Debora. Além do Spotify: conheça outras plataformas de streaming
de música. CNN Brasil, 1 fev. 2022. Disponível em
<https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/alem-do-spotify-conheca-outras
-plataformas-de-streaming-de-musica/>
● TEIXEIRA, Thays Helena Silva. RADIOJORNALISMO E CONVERGÊNCIA
MIDIÁTICA: ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS EM RÁDIOS NA
INTERNET, O CASO DA TERESINA FM. , Peru, p. 1-22, ago. 2014.
● VIANA, Luana. O uso do storytelling no radiojornalismo narrativo: um debate
inicial sobre podcasting. RUMORES,
10.11606/issn.1982-677X.rum.2020.167321, ano 2020, v. 14, n. 27, 16 jul.
2020. ARTIGOS, p. 286 - 305. Disponível em:
https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/167321/162080. Acesso em:
8 nov. 2022.
● VILLELA, Sumaia. Cem anos do rádio no Brasil: o nascimento do
radiojornalismo: o nascimento do radiojornalismo. Agência Brasil, 3 ago.
2022. | pt_BR |
dc.type.degree | Bacharelado | pt_BR |
dc.publisher.course | COMUNICAÇÃO - JORNALISMO | pt_BR |
dc.cocreator | Marinho, Kamille Borges | - |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)
|