Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39996
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCampos, Danielle Soares Feitosa-
dc.date.accessioned2024-08-26T17:57:34Z-
dc.date.available2024-08-26T17:57:34Z-
dc.date.issued2022-12-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39996-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRádiopt_BR
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectRadiojornalismopt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectPodcastpt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.titleAo vivaço: experiências com o radiojornalismopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Lívia de Souza-
dc.contributor.referee1Fontes, Maria Lucineide Andrade-
dc.contributor.referee2Gomes, Nardele Santana-
dc.contributor.referee3Vieira, Lívia de Souza-
dc.description.resumoO podcast Ao Vivaço foi produzido a partir da percepção de um nicho interessado em, ainda hoje, entender como funciona o trabalho jornalístico nas rádios, um dos veículos mais antigos e tradicionais, que vive sob recorrentes supostas ameaças, e resiste, se adaptando aos avanços tecnológicos e geracionais. O trabalho tem a missão de se comunicar com estudantes e recém-formados da área de Jornalismo, através de um conteúdo prático e didático, a partir de troca de experiências. Para isso, foi realizado este podcast, em cinco episódios, contendo entrevistas com jornalistas, radialistas, fonoaudióloga, ouvinte e os próprios interessados: alunos do curso de Jornalismo. O trabalho pode ser acessado no Spotify, na busca por “Ao vivaço”.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicaçãopt_BR
dc.relation.referencesABRATEL. Consumo de rádio cresce 186% entre 2019 e 2021: Aparelhos digitais ajudam o rádio convencional a crescer 186%, 27 maio 2022. Disponível em <https://abratel.org.br/noticias/consumo-de-radio-cresce-186-entre-2019-e-20 21/> ● ABRATEL. Rádio é consumido por 83% da população no Brasil; 58% ouvem em maior, ou na mesma quantidade, diz Inside Radio 2022. 2022. Disponível em < https://abratel.org.br/clipping/radio-e-consumido-por-83-da-populacao-no-brasi l-58-ouvem-em-maior-ou-na-mesma-quantidade-diz-inside-radio-2022/.> ● BACCIN, Alciane. O QUE É HIPERMÍDIA?: Um conceito que vai além do hipertexto e da multimídia. Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, São Paulo, p. 1-17, 1 nov. 2017. ● BONINI, Tiziano. A “segunda era” do podcasting: reenquadrando o podcasting como um novo meio digital massivo. Tradução: Marcelo Kischinhevsky. Radiofonias — Revista de Estudos em Mídia Sonora, Mariana-MG, v. 11, n. 01, p. 13-32, jan./abr. 2020. ● G1. Instagram faz 10 anos como uma das maiores redes sociais do mundo. G1, 6 out. 2020. Disponível em < https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2020/10/06/instagram-faz-10 -anos-como-uma-das-maiores-redes-sociais-do-mundo-e-de-olho-no-tiktok-pa ra-nao-envelhecer.ghtml> ● GAMBARO, D. O aplicativo de rádio como uma (nova) experiência midiatizada de escuta: testes europeus e premissas brasileiras para desenvolvimento de um novo software. Radiofonias – Revista De Estudos Em Mídia Sonora, 28-56. 2022 Disponível em <https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/5131> ● GOMES, Juliana. IMPACTOS DA MOBILIDADE DO RÁDIO NA PRODUÇÃO DO RÁDIOJORNALISMO: UM ESTUDO DOS PROGRAMAS GAÚCHA REPÓRTER E NOTÍCIA NA TARDE. Orientador: Valci Regina Mousquer Zuculoto. 2014. Dissertação (Pós-Graduação em Jornalismo) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARIN, [S. l.], 2014. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/132748/333175.pdf?se quence=1&isAllowed=y. Acesso em: 8 nov. 2022. ● JENKINS, Henry. CULTURA DA CONVERGÊNCIA: AS MÍDIAS TRADICIONAIS SÃO PASSIVAS. AS MÍDIAS ATUAIS, PARTICIPATIVAS E INTERATIVAS. ELAS COEXISTEM. E ESTÃO EM ROTA DE COLISÃO. BEM-VINDO À REVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO. BEM-VINDO À. [S. l.: s. n.], [2006?]. Disponível em: 32 https://cienciaslinguagem.eca.usp.br/L3JenkinsConvergencia.pdf. Acesso em: 8 nov. 2022. ● KENSKI, Vani. EDUCAÇÃO E INTERNET NO BRASIL. Ago. 2015. ● LOPEZ, Debora Cristina. Radiojornalismo hipermidiático tendências e perspectivas do jornalismo de rádio all news brasileiro em um contexto de convergência tecnológica. Radiojornalismo hipermidiático, Salvador, p. 23-51, 2009. ● MAGNONI, Antônio Francisco; ALMEIDA, William Douglas de; LEITE, Wellington. Radiodifusão, web rádio e podcast: o ensino do jornalismo em áudio. UNILASALLE, Niterói, v. 12, n. 27, 1 maio de 2020. Conhecimento e Diversidade, p. 144 - 157. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/conhecimento_diversidade/article/d ownload/7177/pdf. Acesso em: 8 nov. 2022. ● MATSUKI, Edgard. Cem anos do rádio no Brasil: o nascimento do radiojornalismo: das emissoras pioneiras até a Era de Ouro. Agência Brasil, 20 jun. 2022. ● MORAES, Acácio. 94% têm conta em alguma rede social; WhatsApp lidera com 92%. Folha de S. Paulo, 8 jul. 2022. Disponível em <https://www1.folha.uol.com.br/tec/2022/07/94-tem-conta-em-alguma-rede-so cial-whatsapp-ldera-com-92.shtml> ● NETTO, Antonio Valerio; TAHARA, Creusa Sayuri; PORTO, Arthur J. Vieira; FILHO, Eduardo Vila Gonçalves. REALIDADE VIRTUAL E SUAS APLICAÇÕES NA ÁREA DE MANUFATURA, TREINAMENTO, SIMULAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO. SCIELO, São Paulo, ano 1998, v. 5, n. 2, 1 ago. 1998. Gestão e Produção, p. 104-116. Disponível em: https://www.scielo.br/j/gp/a/Brbwf88KLgqyn977t97JNtf/?format=pdf&lang=pt#: ~:text=A%20realidade%20virtual%20%C3%A9%20um,explorar%20dados%2 0em%20tempo%20real. Acesso em: 8 nov. 2022. ● NEUREMBERG, Getúlio. A POLÍTICA NA MÍDIA, A POLÍTICA DA MÍDIA: A cobertura das eleições presidenciais de 2006 nas Rádios CBN e Band News FM. Belo Horizonte. Ago. 2009 ● ROMÃO, Rita Santos; DE SÁ, Bruno Henrique Santos Pereira; ALMEIDA, Elis s Cristiane Valença de; ALVES, Guilherme Ricardo Oliveira; JESUS, José Érick Batista de; OLIVEIRA, Mario Cesar Pereira. O plot twist como elemento persuasivo em campanhas publicitárias: Uma análise do VT “Cachorro”, da rede de fast food Bob’s 1. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, CARUARU, p. 1 - 14, 9 jul. 2016. 33 ● SANTOS, Georgia Pelissaro. A MUDANÇA NAS ROTINAS DE PRODUÇÃO DO RADIOJORNALISMO A PARTIR DO USO DO TWITTER. 2013. Dissertação (Mestre em Comunicação) - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL, [S. l.], 2013. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/5579/1/000452827-Texto% 2BCompleto-0.pdf. Acesso em: 8 nov. 2022. ● SANDER, Debora. Além do Spotify: conheça outras plataformas de streaming de música. CNN Brasil, 1 fev. 2022. Disponível em <https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/alem-do-spotify-conheca-outras -plataformas-de-streaming-de-musica/> ● TEIXEIRA, Thays Helena Silva. RADIOJORNALISMO E CONVERGÊNCIA MIDIÁTICA: ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS EM RÁDIOS NA INTERNET, O CASO DA TERESINA FM. , Peru, p. 1-22, ago. 2014. ● VIANA, Luana. O uso do storytelling no radiojornalismo narrativo: um debate inicial sobre podcasting. RUMORES, 10.11606/issn.1982-677X.rum.2020.167321, ano 2020, v. 14, n. 27, 16 jul. 2020. ARTIGOS, p. 286 - 305. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/167321/162080. Acesso em: 8 nov. 2022. ● VILLELA, Sumaia. Cem anos do rádio no Brasil: o nascimento do radiojornalismo: o nascimento do radiojornalismo. Agência Brasil, 3 ago. 2022.pt_BR
dc.type.degreeBachareladopt_BR
dc.publisher.courseCOMUNICAÇÃO - JORNALISMOpt_BR
dc.cocreatorMarinho, Kamille Borges-
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bônus_AoVivaço5.m4aDicas (bônus track) - Ao vivaço #520,69 MBUnknownVisualizar/Abrir
Entrevistas_AoVivaço4.m4aEntrevistas e divulgação - Ao vivaço #413,63 MBUnknownVisualizar/Abrir
Aovivo_AoVivaço3.m4aO ao vivo - Ao vivaço #324,78 MBUnknownVisualizar/Abrir
Produção_AoVivaço2.m4aProdução - Ao vivaço #216,99 MBUnknownVisualizar/Abrir
Idealização_AoVivaço1.m4aIdealização - Ao vivaço #110,86 MBUnknownVisualizar/Abrir
MEMORIAL AO VIVAÇO_DANIELLE CAMPOS.pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.