https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40010
Tipo: | Dissertação |
Título: | Enegrecendo a literatura: leitura de obras de escritoras negras brasileiras nos anos finais de uma escola de ensino fundamental |
Autor(es): | Pereira, Fátima da Silva |
Primeiro Orientador: | Souza, Fátima Aparecida de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Janaina de Jesus |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Laureci Ferreira da |
metadata.dc.contributor.referee3: | Mattos, Lavínia Neves dos Santos |
Resumo: | Este estudo de caráter propositivo foi desenvolvido no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras-PROFLETRAS da Universidade Federal da Bahia-UFBA, cujo objetivo é investigar como o ensino de leitura, por meio das obras de escritoras negras brasileiras, pode contribuir para formação leitora de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, em especial o 6º ano da rede pública de ensino na cidade de Salvador–BA com base nas relações étnico-raciais. Para realizar esta pesquisa, optei pelas obras de: Geni Guimarães (2001), Conceição Evaristo (2016), Jenyffer Nascimento (2014), Carolina Maria de Jesus (2014) e Kiusam Oliveira (2021), com vistas ao desenvolvimento de competência leitora a fim de contribuir na formação de sujeitos capazes de compreender e se posicionar contra o racismo. Tendo em vista o objetivo geral e a questão investigativa, optei pelo procedimento metodológico autoetnográfico porque esse método me permitiu estudar o meu eu (individual) e refletir sobre questões importantes para um eu coletivo, ressignificando meus contextos de atuação. Por se tratar de um trabalho propositivo, optei pela produção de um caderno de atividades didático-pedagógicas que visa dar suporte à prática de leitura de literatura negra para a formação leitora de base antirracista em sala de aula. Para isso, ancorei-me em estudos teórico- metodológicos de: Autoetnografia (Versiani,2005) e (Magalhães, 2018); Literatura negra (Luiz Silva Cuti, 2010); Literatura afro-brasileira (Eduardo de Assis Duarte, 2014); (Maria Nazareth Soares Fonseca, 2014); Escrevivências e racismo (Conceição Evaristo, 2020 ); (Lívia Natália, 2020); (Nilma Lino Gomes 2005); (Sueli Carneiro, 2005); (Grada Kilomba, 2019); Letramento de reexistência (Ana Lúcia Silva Souza, 2010); Letramento racial crítico (Aparecida Ferreira de Souza, 2015); Letramento literário (Rildo Cosson, 2014), dentre outros que contribuíram para um trabalho de leitura de literatura negra na perspectiva de uma produção escrita de pessoas negras que trazem sua subjetividade para o texto, bem como suas vivências e experiências a fim de romper com a discriminação racial e de gênero, ainda fruto de uma sociedade que promove o silenciamento e apagamento da cultura e produção literária de homens negros e mulheres negras brasileiros(as). |
Abstract: | This study of a propositional nature was developed within the scope of the Professional Master's Degree Program in Letters-PROFLETRAS at the Federal University of Bahia-UFBA, whose objective is to investigate how the teaching of reading, through the works of black Brazilian writers, can contribute to the reading education of students in the final years of elementary school, especially the 6th grade of the public school system in the city of Salvador- BA based on ethnic-racial relations. To carry out this research, I chose the works of: Geni Guimarães (2001), Conceição Evaristo (2016), Jenyffer Nascimento (2014), Carolina Maria de Jesus (2014) and Kiusam Oliveira (2021), with a view to developing reading competence in order to contribute to the formation of subjects capable of understanding and taking a stand against racism. In view of the general objective and the research question, I opted for the autoethnographic methodological procedure because this method allowed me to study my (individual) self and reflect on important issues for a collective self, re-signifying my contexts of action. As this is a propositional work, I chose to produce a notebook of didactic-pedagogical activities that aims to support the practice of reading black literature for anti-racist reading training in the classroom. To do this, I used theoretical and methodological studies such as: Autoethnography (Versiani, 2005) and (Magalhães, 2018); Black literature (Luiz Silva Cuti, 2010); Afro-Brazilian literature (Eduardo de Assis Duarte, 2014); (Maria Nazareth Soares Fonseca, 2014); Writings and racism (Conceição Evaristo, 2020 ); (Lívia Natália, 2020); (Nilma Lino Gomes 2005); (Sueli Carneiro, 2005); (Grada Kilomba, 2019); Letramento de reexistência (Ana Lúcia Silva Souza, 2010); Letramento racial crítico (Aparecida Ferreira de Souza, 2015); Literary literacy (Rildo Cosson, 2014), among others that have contributed to a work of reading black literature from the perspective of a written production by black people who bring their subjectivity to the text, as well as their lives and experiences in order to break with racial and gender discrimination, still the result of a society that promotes the silencing and erasure of the culture and literary production of black Brazilian men and women. |
Palavras-chave: | Formação leitora Escritoras negras brasileiras Educação antirracista Letramento racial crítico |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Mestrado Profissional em Letras - (PROFLETRAS) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40010 |
Data do documento: | 22-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PROFLETRAS) |
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