dc.relation.references | ALVES, M. S. Formação de professores e crise estrutural do capital: a necessidade
histórica de uma formação para a transição de modo de produção e reprodução da vida. Tese
(Doutorado), Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2015, 349 f.
ANDRADE, L. C. de; FURTADO, R. P. Aproximações entre Educação Física e pedagogia
histórico-crítica: uma análise da produção bibliográfica de 1996-2019. Movimento (Porto
Alegre), v.27, p.e27040, jan./dez. 2021. Disponível em:
https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/112513. Acesso em: 14 jan. 2022. DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.112513.
BORGES, R. M. & DINIZ, I. K dos S. Voleibol. In: GONZÁLEZ, F. J.; DARIDO, S. C. &
OLIVEIRA, A. A. B. de. (Org.). Esportes de marca e com rede divisória ou muro/parede
de rebote: badminton, peteca, tênis de campo, tênis de mesa, voleibol, atletismo. 2. ed.
Maringá: Eduem, 2017. p. 373-457.
BOURDIEU, P. Os jogos olímpicos. In: BOURDIEU, P. Sobre a televisão. Trad. Maria
Lúcia Machado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997. p. 121-127.
BOURDIEU, P. Programa para uma sociologia do esporte. In: BOURDIEU, P. Coisas ditas.
Trad. Cássia R. Da Silveira e Denise Moreno Pegorim. São Paulo: Brasiliense, 2004. p. 207-
2020.
BOURDIEU, P. Como podemos ser desportistas? In: BOURDIEU, P. Questões de
sociologia. Trad. Fábio Creder. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019. p. 165-185.
BOZHOVICH, L. I. A situação social do desenvolvimento infantil. Germinal: Marxismo e
Educação em Debate, Salvador, v. 15, n. 1, p. 612--638, abr. 2023. ISSN: 2175-5604.
Disponível em:
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/54181/29052. Acesso em: 03
dez. 2023.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF:
Senado Federal, 1988.
BRASIL. Lei 10.639/2003, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9. 394, de 20 de dezembro
de 1996. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília.
BRHOM, J-M. Sociología política del deporte. México: Fondo de cultura económica, 1982.
CASTELLANI FILHO, L. A CULTURA CORPORAL EM QUESTÃO: DEPOIMENTO DE
LINO CASTELLANI FILHO. IN: COLETIVO DE AUTORES. METODOLOGIA DO
ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA. 2. ED. SÃO PAULO: CORTEZ, 2012. P. 184-198.
CÉSAIRE, A. Discurso sobre o colonialismo. São Paulo: Veneta, 2020.
CHEPTULIN, A. A dialética materialista: categorias e leis da dialética. São Paulo: ALFAOMEGA, 2004.
COHEN, G. A. A teoria da história de Karl Marx: uma defesa. Campinas, SP: Editorada
Unicamp, 2013.
COLAGRAI, A. C. et. al. Saúde e transtorno mental no atleta de alto rendimento:
mapeamento dos artigos científicos internacionais. Movimento, v. 28, 2022. p. 1-19. DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.118845. Disponível em:
211
211
<https://www.scielo.br/j/mov/a/nWM6ZfVCRLmhrHkfkjPnzrN/?format=pdf&lang=pt>.
Acesso em: 08 jun. 2024.
COLAVOLPE, C. R. Sociedade, educação e esporte: a teoria do conhecimento e o esporte
na formação de professores de Educação Física. 2010. 243f. Tese (Doutorado). Faculdade de
Educação, Universidade Federal da Bahia, 2010.
COLETIVO DE AUTORES. METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA.
SÃO PAULO: CORTEZ, 1992.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da Educação Física. 2. ed. São Paulo:
Cortez, 2012.
DAVIDOV, V. V. O que é a atividade de estudo? Revista Escola Inicial, Nº 7, p. 1-6, 1999.
Disponível em: <
http://www.cascavel.pr.gov.br/arquivos/17012018_o_que_e_a_atividade_de_estudo.pdf>.
Acesso em: 13 mar. 2023.
DAVIDOV, V. V. Conteúdo e estrutura da atividade de estudo. In: LONGAREZI, A. M.;
PUENTES, R. V.; MARCO, F. F. (Org.). Teoria da atividade de estudo: contribuições do
grupo de Moscou. Bauru, SP: Mireveja, 2023a. p. 95-108. Coleção Biblioteca
Psicopedagógica e Didática. Série Ensino Desenvolvimental. Volume 18.
DAVIDOV, V. V. O problema da generalização nos trabalhos de L. S. Vigotski. In:
PUENTES, R. V. L. S. (Org.). Vigotski e aprendizagem desenvolvimental: contribuições de
D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. São Carlos: Pedro & João Editores, 2023b. p.
229-248. Coleção Biblioteca Psicopedagógica e Didática. Série Ensino Desenvolvimental.
Volume 17.
DAVÍDOV, V. La enseñanza escolar y el desenvolvimento psíquico. Moscou, URSS:
Editorial Progresso, 1988.
DAVYDOV, V. V. Análise dos princípios didáticos da escola tradicional e dos possíveis
princípios do ensino em um futuro próximo. In: IN: LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V.
(ORG.). ENSINO DESENVOLVIMENTAL: ANTOLOGIA: LIVRO 1. UBERLÂNDIA,
MG: EDUFU, 2017. p. 211-223. Coleção Biblioteca Psicopedagógica e Didática. Série
Ensino Desenvolvimental. Volume 4.
DAVÝDOV, V. V. Tipos de generalización en la enseñanza. 3 ed. Habana, Cuba: Pueblo y
Educación, 1982.
DAVIDOV, V.V & MÁRKOVA, A. K. O conceito de atividade de estudo dos estudantes. In:
PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C. & AMORIM, P. A. P. (Org.). Teoria da atividade
de estudo: livro I: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin.
Uberlândia: EDUFU, 2019. p. 189-210. Coleção Biblioteca Psicopedagógica e Didática. Série
Ensino Desenvolvimental. Volume 10.
DAVIDOV, V. V.; LOMPSCHER, J.; MÁRKOVA, A. K. Introdução à obra formação da
atividade de estudo nos alunos. In: PUENTES, R. V.; LONGAREZI, A. M.; MARCO, F. F.
(Org.). Teoria da atividade de estudo: contribuições do grupo de Berlim. Bauru, SP:
Mireveja, 2022. p. 205-211. Coleção Biblioteca Psicopedagógica e Didática. Série Ensino
Desenvolvimental. Volume 16.
DELLA FONTE, S. S. Formação omnilateral e a dimensão estética em Marx. Curitiba:
Appris, 2020.
DUARTE, O. História dos esportes. 6. ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2016.
212
212
DUARTE, N. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões? Quatro ensaios
crítico-dialéticos em filosofia da educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
DUARTE, N. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos. Campinas, SP: Autores
Associados, 2016.
DUARTE, N. O método inverso na pedagogia histórico-crítica e na psicologia de Vigotski.
In: SAVIANI, D.; DUARTE, N. Conhecimento escolar e luta de classes: a pedagogia
histórico-crítica contra a barbárie. Campinas, SP: Autores Associados; 2021. p. 345-369.
ELIAS, N. O processo civilizador, volume 2: formação do estado e civilização. Rio de
Janeiro: Zahar, 1993.
ELIAS, N. O processo civilizador, volume 1: uma história dos costumes. 2. ed. Rio de
Janeiro: Zahar, 2011.
ELIAS, N. A gênese do desporto: um problema sociológico (partes 1 e 2). In: ELIAS, N. &
DUNNING, E. (Org.). A busca da excitação: desporto e lazer no processo civilizacional.
Lisboa-Portugal, 2019. p. 255-324.
ELIAS, N. Ensaio sobre o desporto e a violência. In: ELIAS, N. & DUNNING, E. (Org.). A
busca da excitação: desporto e lazer no processo civilizacional. Lisboa-Portugal, 2019. p.
325-364.
ELIAS, N. & DUNNING, E. (Org.). A busca da excitação: desporto e lazer no processo
civilizacional. Lisboa-Portugal, 2019.
ELKONIN, D. B. A psicologia do jogo. 2. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.
ELKONIN, D. B. Atividade de estudo: importância na vida do estudante. In: PUENTES, R.
V.; CARDOSO, C. G. C. & AMORIM, P. A. P. (Org.). Teoria da atividade de estudo: livro
I: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. 3. ed. Curitiba: CRV,
2021a. Coedição: Uberlândia, MG: EDUFU, 2021a. p. 143-145. Coleção Biblioteca
Psicopedagógica e Didática. Série Ensino Desenvolvimental. Volume 10.
ELKONIN, D. B. Estrutura da atividade de estudo. In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G.
C. & AMORIM, P. A. P. (Org.). Teoria da atividade de estudo: livro I: contribuições de D.
B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. 3. ed. Curitiba: CRV, 2021b. Coedição:
Uberlândia, MG: EDUFU, 2021. p. 147-156. Coleção Biblioteca Psicopedagógica e Didática.
Série Ensino Desenvolvimental. Volume 10.
ELKONIN, D. B. Atividade de estudo: sua estrutura e formação. In: PUENTES, R. V.;
CARDOSO, C. G. C. & AMORIM, P. A. P. (Org.). Teoria da atividade de estudo: livro I:
contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. 3. ed. Uberlândia: EDUFU,
2021c. Coedição: Uberlândia, MG: EDUFU, 2021. p. 157-166. Coleção Biblioteca
Psicopedagógica e Didática. Série Ensino Desenvolvimental. Volume 10.
ELKONIN, D. B. Capacidades intelectuais dos alunos dos anos iniciais do nível fundamental
e o conteúdo da aprendizagem. In: PUENTES, R. V. (Org.). L. S. Vigotski e aprendizagem
desenvolvimental: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. São
Carlos: Pedro & João Editores, 2023a. p. 53-103. Coleção Biblioteca Psicopedagógica e
Didática. Série Ensino Desenvolvimental. Volume 17.
ELKONIN, D. B. O problema da aprendizagem e do desenvolvimento nos trabalhos de L. S.
Vigotski. In: PUENTES, R. V. (Org.). L. S. Vigotski e aprendizagem desenvolvimental:
contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. São Carlos: Pedro & João
213
213
Editores, 2023b. p. 105-119. Coleção Biblioteca Psicopedagógica e Didática. Série Ensino
Desenvolvimental. Volume 17.
ELKONIN, D. B. L. S. Vigotski hoje. In: PUENTES, R. V. (Org.). L. S. Vigotski e
aprendizagem desenvolvimental: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V.
Repkin. São Carlos: Pedro & João Editores, 2023c. p. 121-131. Coleção Biblioteca
Psicopedagógica e Didática. Série Ensino Desenvolvimental. Volume 17.
ELKONIN, D. B. O conceito de L. S. Vigotski de desenvolvimento psíquico humano. In:
PUENTES, R. V. (Org.). L. S. Vigotski e aprendizagem desenvolvimental: contribuições de
D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. São Carlos: Pedro & João Editores, 2023d. p.
177-216. Coleção Biblioteca Psicopedagógica e Didática. Série Ensino Desenvolvimental.
Volume 17.
ELKONIN, D. B. Aprendizagem e desenvolvimento mental na idade escolar. In: PUENTES,
R. V. (Org.). L. S. Vigotski e aprendizagem desenvolvimental: contribuições de D. B.
Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. São Carlos: Pedro & João Editores, 2023e. p. 217-
226. Coleção Biblioteca Psicopedagógica e Didática. Série Ensino Desenvolvimental. Volume
17.
ESCOBAR, M. O. Transformação da didática: construção da teoria pedagógica como
categorias da prática pedagógica. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação,
Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997.
ESCOBAR, M. O. A cultura corporal em questão: depoimento de Micheli Escobar. In:
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da Educação Física. 2. ed. São Paulo:
Cortez, 2012.
FRIGOTTO, G. O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In:
FAZENDA, I. (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. Cortez: Cortez, 1989. p. 69-90.
GALVÃO, A. C.; LAVOURA, T. N.; MARTINS, L. M. Fundamentos da didática
histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2019.
GAMA, C. N. Princípios curriculares à luz da Pedagogia histórico-crítica: as
contribuições da obra de Dermeval Saviani. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de
Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.
GAMA, C. N. Ciclos de escolarização. 2020. In: O currículo na perspectiva da pedagogia
histórico-crítica. Secretaria Municipal de Itabuna-Bahia. Transmissão ao vivo youtube.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=TnozpEqfvxc&t=719s>. Acesso em: 16
jan. 2021.
GAMA, C. N.; PRATES, A. C. CURRÍCULO E TRATO COM O CONHECIMENTO:
CONTRIBUIÇÕES À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E DA
ABORDAGEM CRÍTICO-SUPERADORA. GESTO DEBATE. VOL. 19, N. 05, P. 57-83,
JUN. 2020.
GONZÁLEZ, F. J. O ensino dos esportes. In: GONZÁLEZ, F. J.; DARIDO, S. C. &
OLIVEIRA, A. A. B. de. (Org.). Esportes de invasão: basquetebol, futebol, futsal, handebol,
ultimate frisbee. 2. ed. Maringá: Eduem, 2017. p. 29-60.
GONZÁLEZ, F. J.; DARIDO, S. C. & OLIVEIRA, A. A. B. de. Esportes com rede divisória
ou muro/parede de rebote. In: GONZÁLEZ, F. J.; DARIDO, S. C. & OLIVEIRA, A. A. B.
de. (Org.). Esportes de marca e com rede divisória ou muro/parede de rebote: badminton,
214
214
peteca, tênis de campo, tênis de mesa, voleibol, atletismo. 2. ed. Maringá: Eduem, 2017. p.
61.
HOBSBAWN, E. J. A era dos impérios: 1875-1914. 27. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e
Terra, 2019.
HÚNGARO, E. M. A Educação Física e a tentativa de “deixar de mentir: o projeto de
intenção de ruptura. In: MEDINA, J. P. S. A Educação Física cuida do corpo... e mente:
novas contradições e desafios do século XXI. 26. ed. Campinas, SP: Papirus, 2013. p. 135-
159.
ITELSON, L. B. Caracterização geral da atividade da pessoa. In: LONGAREZII, A. M. &
PUENTES, R. V. (Org.) Fundamentos psicológicos e didáticos do ensino
desenvolvimental. Uberlândia-MG: Edufu, 2017. p. 89-124. Coleção Biblioteca
Psicopedagógica e Didática. Série Ensino Desenvolvimental. Volume 4.
KRUPSKAYA, N. K. A construção da pedagogia socialista: escritos selecionados. São
Paulo: Expressão Popular, 2017.
LAVOURA, T. N.; SANTOS JÚNIOR, C. de L. & MELO, F. D. A. Ensino da cultura
corporal na abordagem crítico-superadora: natureza e especificidade. In: MARCASSA, L. P.;
ALMEIDA JÚNIOR, A. S. & NASCIMENTO, C. P. (Org.). Ensino de Educação Física e
formação humana. Curitiba: Apris, 2021. p. 143-164.
LEONTIÉV, A. N. El problema de la actividad en la Psicología. In: La actividad en la
psicología. Habana, Cuba: Editorial de livros para la educación - Ministerio de Educación,
1979. p. 7-27.
LEONTIEV, A. N. ACTIVIDADE E CONSCIÊNCIA. IN: MAGALHÃES-VILHENA, V.
(ORG.). PRÁXIS: A CATEGORIA MATERIALISTA DE PRÁTICA SOCIAL: VOLUME
1. LISBOA: HORIZONTES, 1980.
LEONTIEV, A. N. ACTIVIDAD, CONCIENCIA Y PERSONALIDAD. MEXICO:
CARTAGO, 1984.
LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2004.
LEONTIEV, A. N. AS NECESSIDADES E OS MOTIVOS DA ATIVIDADE. IN:
LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V. (ORGS.). ENSINO DESENVOLVIMENTAL:
ANTOLOGIA: LIVRO 1. UBERLÂNDIA, MG: EDUFU, 2017. P. 39-57. Coleção Biblioteca
Psicopedagógica e Didática. Série Ensino Desenvolvimental. Volume 4.
LEONTIEV, A. N. ATIVIDADE, CONSCIÊNCIA, PERSONALIDADE. BAURU, SP:
MIREVEJA, 2021.
LOUREIRO, R. Pedagogia histórico-crítica e Educação Física: a relação teoria e prática.
1996. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação,
Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 1996.
284. f.
KOSIK, K. A DIALÉTICA DO CONCRETO. 2. ED. SÃO PAULO: PAZ E TERRA, 1976.
LUKÁCS, G. Ontologia do ser social: os princípios ontológicos fundamentais de Marx. São
Paulo: Livraria Editora Ciências Humanas, 1979.
LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social. São Paulo: Boitempo, 2013.
215
215
LURIA, A. Curso de psicologia geral, volume 1: introdução evolucionista à psicologia. Rio
de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979a.
LURIA, A. Curso de psicologia geral, volume 2: sensações e percepções: psicologia dos
processos cognitivos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979b.
LURIA, A. Curso de psicologia geral, volume 3: atenção e memória. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 1979c.
LURIA, A. Curso de psicologia geral, volume 4: linguagem e pensamento. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 1979d.
LÚRIA, A. A psicologia como ciência histórica: sobre a questão da natureza histórica dos
processos psicológicos. Texto em russo escaneado e formatado por Екатерина Синяева
[Ikatirina Siniaiva]. Páginas 36-62 de История и психология. Под ред. Б. Ф. Поршнева и
Л. И. Анцыферовой. Москва: Наука, 1971. [História e Psicologia. Sob red. de B. F.
Pórchnif e L. I. Antsýfiraf. Moscou: Ciência, 1971.] Disponibilizado pela revista online
Скепсис [Skiépsis] em http://scepsis.net/library/id_929.htm. Santa Maria, RS: 2016. p. 1-56.
MANACORDA, M. A. Marx e a pedagogia moderna. 3. ed. Campinas, SP: Editora Alínea,
2017.
MARCHI JÚNIOR, W. "Sacando" o Voleibol: do amadorismo à espetacularização da
modalidade no Brasil (1970-2000). 2001. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação
em Educação Física, Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas,
Campinas-SP, 2001. 282 f.
MARCHI JÚNIOR, W. TRÊS DÉCADAS DE HISTÓRIA DO VOLEIBOL
BRASILEIRO. IN: Simpósio Nacional de História, 22, 2003, JOÃO PESSOA. ANAIS
SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA. JOÃO PESSOA, ASSOCIAÇÃO
NACIONAL DE HISTÓRIA (ANPUH), 2003, N. 22, P. 1-6. DISPONÍVEL EM: < Três
décadas de história do Voleibol brasileiro (anpuh.org)>. Acesso em 04 abril. 2023.
MARINHO, V. Consenso e conflito: Educação Física brasileira. 3. ed. Campinas, SP:
Autores Associados, 2012.
MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à
luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores
Associados, 2013.
MARTINS, L. M. Psicologia histórico-cultural, pedagogia histórico-crítica e desenvolvimento
humano. In: MARTINS, L. M.; ABRANTES, A. A.; FACCI, M. G. D. (Orgs.). Periodização
histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas, SP:
Autores Associados, 2016. p. 13-34.
MARTINS, L. M.; LAVOURA, T. N. Materialismo histórico-dialético: contributos para a
investigação em educação. In: Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 34, n. 71, p. 223-239,
set./out. 2018.
MARTINS, L. M.; ABRANTES, A. A.; FACCI, M. G. D. (Orgs.). Periodização históricocultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas, SP: Autores
Associados, 2016.
MARX. C. O Capital: crítica da economia política. Livro I. O processo de produção do
capital. São Paulo: Boitempo, 2013.
216
216
MARX. C. O Capital: crítica da economia política. Livro II. O processo de circulação do
capital. São Paulo: Boitempo, 2014.
MARX. C. O Capital: crítica da economia política. Livro III. O processo global da produção
capitalista. São Paulo: Boitempo, 2017.
MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
MATVEEVA, N. I; REPKIN, V. V; SKOTARENKO, R. V. Condições de domínio das
formas autônomas da atividade de estudo na escola. In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G.
C; AMORIM, P. A. P. (Org.). Teoria da atividade de estudo: volume I: contribuições de D.
B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. 3. ed. Curitiba: CRV, 2021. Coedição:
Uberlândia, MG: EDUFU, 2021. p. 329-340. Série Ensino Desenvolvimental. Volume 10.
MEDINA, J. P. S. A EDUCAÇÃO FÍSICA CUIDA DO CORPO E… “MENTE”:
NOVAS CONTRADIÇÕES E DESAFIOS DO SÉCULO XXI. 26. ED. CAMPINAS, SP:
PAPIRUS, 2013.
MELO, F. D. A.; LAVOURA, T. N.; TAFFAREL, C. N. Z. Ciclos de escolarização e
sistematização lógica do conhecimento no ensino crítico-superador da educação:
contribuições da teoria da atividade. Revista Humanidades e Inovação, v. 7, n. 10, 2020, p.
117-134.
MELO, F.D.A. O trato com o conhecimento da Educação Física escolar e o
desenvolvimento do psiquismo: contribuições da teoria da atividade. Tese (doutorado) –
Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, Salvador, 2017.
MEJÌA, E. A. Marxismo, deporte, poder y globalización volume cuatro. MaracaiboVenezuela: Centro Experimental de Estudios Latinoamericanos “Dr. Gastón Parra Luzardo” –
Universidade del Zulia, 2021. Série Sociología política del deporte, desde América Latina Y
el Caribe. Volumen Cutro.
MEZZAROBA, C. & PIRES, G. DE L. BREVE PANORAMA HISTÓRICO DO
VOLEIBOL: DO SEU SURGIMENTO À ESPETACULARIZAÇÃO ESPORTIVA.
REVISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE MANAUS, V.2, N.2, P.3-19, JUL./DEZ., 2011.
DISPONÍVEL EM: < Breve panorama histórico do voleibol: do seu surgimento à
espetacularização esportiva | Mezzaroba | ATIVIDADE FÍSICA, LAZER & QUALIDADE
DE VIDA : REVISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA (emnuvens.com.br)>. Acesso em: 04 abril.
2023.
MONTORO, X. A. Capitalismo e economia mundial: bases teóricas e análise empírica para
a compreensão dos problemas econômicos do século XXI. São Paulo: Hucitec: Nova Palavra,
2023.
NASCIMENTO, C. P. A ATIVIDADE PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA: A
PROPOSIÇÃO DOS OBJETOS DE ENSINO E O DESENVOLVIMENTO DAS
ATIVIDADES DA CULTURA CORPORAL. 2014. TESE (DOUTORADO EM
EDUCAÇÃO) – PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, FACULDADE
DE EDUCAÇÃO, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, 2014. 295 F.
NAVARRO, A. C.; ALMEIDA, R. de. & SANTANA, W. C. de. Apresentação. In:
NAVARRO, A. C.; ALMEIDA, R. de. & SANTANA, W. C. de. (Org.). Pedagogia do
esporte: jogos esportivos coletivos. São Paulo: Phorte, 2015.
217
217
OLIVEIRA, B. A prática social global como ponto de partida e de chegada da prática
educativa. In: OLIVEIRA, B.; DUARTE, N. (Orgs.). Socialização do saber escolar. São
Paulo: Cortez, 1992. p. 91-104.
OLIVEIRA, S. A de. Reinventando o esporte: possibilidade da prática pedagógica. 2.ed.
Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
OLIVEIRA, M. M. de. O trato com o conhecimento esporte na abordagem críticosuperadora. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em
Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018. 163 f.
PASQUALINI, J. C. A teoria histórico-cultural do desenvolvimento infantil e suas
implicações pedagógicas. In: MARSIGLIA, A. C. G. (Org.). Infância e Pedagogia HistóricoCrítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2013, pp. 71-96.
PISTRAK, M. M. A escola comuna. São Paulo: Expressão Popular, 2009.
PISTRAK, M. M. Fundamentos da escola do trabalho. São Paulo: Expressão Popular,
2011.
PRONI, M. Brohm e a organização capitalista do esporte. In: PRONI, M.; LUCENA, R.
(Orgs.). Esporte: história e sociedade. Campinas, SP: Autores Associados, 2002, p. 31-62.
REPKIN, V. V. Ensino desenvolvente e atividade de estudo. In: PUENTES, R. V.; MELLO,
S. A. (Org.). Teoria da atividade de estudo: volume II: contribuições de pesquisadores
brasileiros e estrangeiros. Uberlândia: EDUFU, 2019. p. 213-239. Coleção Biblioteca
Psicopedagógica e Didática. Série Ensino Desenvolvimental. Volume 8.
REPKIN, V. V. Organização psicológica do conteúdo e da estrutura da atividade de estudo.
In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C; AMORIM, P. A. P. (Org.). Teoria da atividade
de estudo: volume I: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. 3. ed.
Curitiba: CRV, 2021a. Coedição: Uberlândia, MG: EDUFU, 2021. p. 301-310. Série Ensino
Desenvolvimental. Volume 10.
REPKIN, V. V. O conceito de atividade de estudo. In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G.
C; AMORIM, P. A. P. (Org.). Teoria da atividade de estudo: volume I: contribuições de D.
B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. 3. ed. Curitiba: CRV, 2021b. Coedição:
Uberlândia, MG: EDUFU, 2021. p. 311-320. Série Ensino Desenvolvimental. Volume 10.
REPKIN, V. V. Estrutura da atividade de estudo. In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C;
AMORIM, P. A. P. (Org.). Teoria da atividade de estudo: volume I: contribuições de D. B.
Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. 3. ed. Curitiba: CRV, 2021c. Coedição: Uberlândia,
MG: EDUFU, 2021. p. 321-328. Série Ensino Desenvolvimental. Volume 10.
REPKIN, V.V. A formação da atividade de estudo como um problema psicológico. In:
PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C; AMORIM, P. A. P. (Org.). Teoria da atividade de
estudo: volume I: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. 3. ed.
Curitiba: CRV, 2021d. Coedição: Uberlândia, MG: EDUFU, 2021. p. 341-350. Série Ensino
Desenvolvimental. Volume 10.
REPKIN, V.V. Formação da atividade de estudo nos estudantes. In: PUENTES, R. V.;
CARDOSO, C. G. C; AMORIM, P. A. P. (Org.). Teoria da atividade de estudo: volume I:
contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. 3. ed. Curitiba: CRV, 2021e.
Coedição: Uberlândia, MG: EDUFU, 2021. p. 351-361. Série Ensino Desenvolvimental.
Volume 10.
218
218
REPKIN, V.V. Aprendizagem desenvolvimental e atividade de estudo. In: PUENTES, R. V.;
CARDOSO, C. G. C; AMORIM, P. A. P. (Org.). Teoria da atividade de estudo: volume I:
contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. 3. ed. Curitiba: CRV, 2021f.
Coedição: Uberlândia, MG: EDUFU, 2021. p. 363-404. Série Ensino Desenvolvimental.
Volume 10.
REPKIN, V.V & REPKINA, N. V. A questão da estrutura da atividade de estudo. In:
PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C; AMORIM, P. A. P. (Org.). Teoria da atividade de
estudo: volume I: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. 3. ed.
Curitiba: CRV, 2021. Coedição: Uberlândia, MG: EDUFU, 2021. p. 421-429-310. Série
Ensino Desenvolvimental. Volume 10.
REPKIN, V.V & REPKINA, N. V. O desenvolvimento da ideia de Vigotski de instrumentos
psicológicos na obra de V. V. Davidov. In: PUENTES, R. V. L. S. (Org.). Vigotski e
aprendizagem desenvolvimental: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V.
Repkin. São Carlos: Pedro & João Editores, 2023. p. 331-345. Coleção Biblioteca
Psicopedagógica e Didática. Série Ensino Desenvolvimental. Volume 17.
SADI, R. S. Pedagogia do esporte: explorando os caminhos da formação permanente e da
intervenção criativa em crianças e jovens esportistas. São Paulo: Ícone, 2016.
SAVIANI, D. Ensino público e algumas falas sobre universidade. 3. ed. São Paulo:
Autores Associados, 1986.
SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 15 ed. Campinas:
Autores Associados, 2004.
SAVIANI, D. Escola e democracia. 42 ed. Campinas: Autores Associados, 2012a.
SAVIANI, D. Escola e democracia. Campinas, SP: Autores Associados, 1983.
SAVIANI, N. Educação infantil versus educação escolar: implicações curriculares de uma
(falsa) o/m 6rtyhikjhn nb posição. In: ARCE, A.; JACOMELI, M. R. (orgs.). Educação
infantil versus educação escolar?: entre a (des)escolarização e a precarização do trabalho
pedagógico nas salas de aula. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 19. ed. Campinas:
Autores Associados, 2013.
SAVIANI, D. Panorama histórico do processo de construção da pedagogia socialista no
Brasil. In: CALDART, R. S.; VILLAS BÔAS, R. L. Pedagogia socialista: legado da
revolução de 1917 e desafios atuais. São Paulo: Expressão Popular, 2017.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas, SP: Autores
Associados, 1991.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10. ed. rev. Campinas:
Autores Associados, 2008b.
SAVIANI, D. PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES.
11. ED. CAMPINAS, SP: AUTORES ASSOCIADOS, 2012B.
SILVA, W. J. L. Crítica à teoria pedagógica da Educação Física: para além da formação
unilateral. 2011. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da
Bahia, Salvador, 2011. 112 f.
SOUSA, B. da. et. al. Lesões dos atletas da seleção brasileira masculina de voleibol indoor:
uma revisão integrativa. Essentia (Sobral), v.23, n.1, 2022. p. 39-47. Disponível em:
219
219
<file:///C:/Users/ailto/Documents/Doutorado/TeseDefesa/Artigo%20Les%C3%B5es%20de%
20Atletas%20de%20Volei%20Masculino.pdf.>. Acesso em: 08 abr. 2024.
TAFFAREL, C. N. Z. A CULTURA CORPORAL EM QUESTÃO: DEPOIMENTO DE
CELI TAFFAREL. IN: COLETIVO DE AUTORES. METODOLOGIA DO ENSINO DA
EDUCAÇÃO FÍSICA. 2. ED. SÃO PAULO: CORTEZ, 2012.
TAFFAREL, C. N. Z. MARXISMO, MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO,
SINDICALISMO. GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE, Salvador, v.
8, n. 1, p. 47-62, jun. 2016.
TAFFAREL, C. N. Z. Pedagogia histórico-crítica e metodologia de ensino crítico-superadora
da Educação Física: nexos e determinações. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente
Prudente-SP, v. 27, n. 1, p. 5-23, jan./abr. 2016. Disponível em:
<http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3962/3312>. ACESSO EM: 04
JUL. 2019.
TAFFAREL, C. N. Z. & ESCOBAR, M. O. Cultura corporal e os dualismos necessários à
ordem do capital. (2009). Disponível em:<Rascunho Digital>. Acesso em: 10 mar. 2019.
TAFFAREL, C. N. Z.& ESCOBAR, M. O. Cultura corporal e os dualismos necessários à
ordem do capital. In: SILVA, M. C. de P. ; TEIXEIRA, C. M. D. & ROCHA JUNIOR, C. P.
da. (Org.). Educação, cultura corporal e lazer: desafios da pós-graduação e ciência no
tempo presente. Salvador: Edufba, 2023. p. 21-35.
TAFFAREL, C.N.Z.; ESCOBAR, M.O.; PERIN, T. DE F. Currículo: programa de vida. In:
TAFFAREL, C.N.Z.; SANTOS JÚNIOR, C.de L.; ESCOBAR, M.O. (org.s). Cadernos
didáticos sobre educação no campo. Salvador, Editora, 2010. p.183-203. Disponível em:
<caderno BA MEC 05_08_10.indd (ufrb.edu.br)>. Acesso em: 02 mar. 2019.
TAFFAREL, C.N. Z.; SANTOS JÚNIOR, C de. L. & SILVA, W. A. Megaeventos
esportivos: determinações da economia política, implicações didático-pedagógicas e rumos de
formação humana nas aulas de Educação Física. In: GRUNENNVALDT, J. T.; KUNZ, E.
(Org.). Educação Física escolar e megaeventos esportivos: quais suas implicações? Em
Aberto, Brasília, v. 26, n. 89, p. 59-68, jan./jun. 2013.
TAFFAREL, C. N. Z.; SANTOS JÚNIOR, C. de. L. & MORSCHBACHER, M. Educação
Física, esporte e lazer no PPGE/UFBA: fundamentos teórico-metodológicos da produção
científica do LEPEL. In: SILVA, M. C. de. P. (Org.). Grupos de Pesquisa e Produção do
Conhecimento em Educação, Sociedade e Práxis Pedagógica no PPGE FACED/UFBA.
Salvdador: EDUFBA, 2019, p. 73-95.
TEIXEIRA, H. V. UNIDADE 5: VOLEIBOL. IN: TEIXEIRA, H. V. EDUCAÇÃO FÍSICA
E DESPORTOS. SÃO PAULO: SARAIVA, 2013. P. 196-237.
TULESKI, S. C. & EIDT, N. M. A periodização do desenvolvimento psíquico: atividade
dominante e a formação das funções psíquicas superiors. In: MARTINS, L. M.; ABRANTES,
Â. A.; FACCI, M. G. D. (Org.) Periodização histórico-cultural do desenvolvimento
psíquico: do nascimento à velhice. Campinas, SP: Autores Associados, 2016, p. 35-61.
VIGOTSKI, L.S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: Vigotski
LS, Leontiev NA, Luria AR. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo:
Ícone, Editora USP; 1988. p.103-17.
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos
psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
220
220
VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. 2. ed. São Paulo: Editora
WMF Martins Fontes, 2009.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia pedagógica. 3. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes,
2010.
VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criatividade na infância. São Paulo: Expressão Popular,
2018a.
VIGOTSKI, L. S. Sete aulas de L. S. Vigotski sobre os fundamentos da pedologia. Rio de
Janeiro: E-Papers, 2018b.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia, educação e desenvolvimento: escritos de L. S. Vigotski. São
Paulo: Expressão Popular, 2021.
VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas I: el significado histórico de la crisis de la psicologia.
Tradutor: José Maria Bravo (1991). Madrid, ES: Machado Nuevo Aprendizaje, 2013.
VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas III: problemas del desarrollo de la psique. Tradutora:
Lydia Kuper (1995). Madrid, ES: Machado Nuevo Aprendizaje, 2012a.
VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas IV: paidología del adolescente: problemas de la psique
infantil. Trad. Lydia Kuper (1996). Madrid, ES: Machado Nuevo Aprendizaje, 2012b.
VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas II: problemas de psicología geral. Tradutor: José Maria
Bravo (2001). Madrid, ES: Machado Nuevo Aprendizaje, 2014.
ZAIKA, E. V.; REPKIN, V. V.; REPKINA, G. V. Enfoque estrutural dos níveis de
diagnóstico e de formação da atividade de estudo. In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C;
AMORIM, P. A. P. (Org.). Teoria da atividade de estudo: volume I: contribuições de D. B.
Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. 3. ed. Curitiba: CRV, 2021. Coedição: Uberlândia,
MG: EDUFU, 2021. p. 405-419. Série Ensino Desenvolvimental. Volume 10. | pt_BR |