https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40102
Tipo: | Dissertação |
Título: | Babassoró de andanças por Manaus e Iranduba: gestão, produção e professorado em dança |
Autor(es): | Almeida, Iris da Silva |
Primeiro Orientador: | Rengel, Lenira Peral |
metadata.dc.contributor.referee1: | Rengel, Lenira Peral |
metadata.dc.contributor.referee2: | Misi, Mirella de Medeiros |
metadata.dc.contributor.referee3: | Silva, Amanda Pinto da |
Resumo: | A pesquisa intitulada babassoró que significa leque na língua Tukano, proposta ao Mestrado Profissional de Dança da UFBA, consiste em registros das minhas atuações como profissional da Dança, no processo de gestão, produção cultural e professorado em uma Instituição Cultural na cidade de Manaus, uma escola no interior do Amazonas e no Colégio Militar de Manaus. Os registros são reflexões, esboços e anotações realizados nos diversos espaços da educação inspirados na produção de caderno de artista Bernandes e Silveira (2013) que para esta pesquisa se tornou livro/leque. Este leque/babassoró tem como foco os estudos sobre emancipação, cognição e corponectivo. Intenta também dar a conhecer em objetivos específicos questões relacionadas aos espaços formais e não formais de educação em Dança e identificar como a Dança pode favorecer o desenvolvimento das habilidades à aprendizagem como: a cognição social, a percepção e a construção do conhecimento. A criança tem a sua própria maneira de aprender, assim como todo ser humano e estabelece vínculos com o meio social no qual vive. Além disso, é marcada de forma intensa pelo ambiente social em que se desenvolve. Uma vez feito um trabalho desde a infância, com contato com a arte, leva-se a continuidade da adolescência para a juventude. Nas vivências percebo que a dança que trabalho pode contribuir no processo de ensino/aprendizagem de crianças e jovens, ao trazer, possivelmente um outro hábito cognitivo em relação ao modo de ser/estar no mundo. Os principais referenciais são: Rengel (2021), aborda corpo como corpoconectivo, Rocha (2017) contribui para produção artística acerca dos espaços de educação em dança. Para os aspectos cognitivos no sentido de compreender o ambiente em que se está inserido e suas percepções e ações no mundo, Pinto (2019). Os estudos de Paulo Freire (2011) são referência para pedagogia social e educação social. Quanto à natureza da pesquisa é qualitativa de caráter exploratório e descritiva. Como procedimentos metodológicos, utilizamos planos de aulas voltados ao público infantil, aulas de improvisação/criação e aulas e oficinas de danças populares brasileiras, registros de escritas e fotos. Como resultados espero que possa haver uma transformação em aspectos cognitivos sociais. |
Abstract: | The research entitled babassoró, which means fan in the Tukano language, proposed to the Professional Master's Degree in Dance at UFBA, consists of records of my work as a dance professional, in the process of management, cultural production and teaching at a cultural institution in the city of Manaus, a school in the interior of Amazonas and at the Manaus Military College. The records are reflections, sketches and notes taken in various educational spaces inspired by the artist's notebook produced by Bernandes and Silveira (2013), which for this research became a book/booklet. This fan/basserole focuses on studies of emancipation, cognition and corespondence. It also aims to raise awareness of specific issues related to formal and non-formal spaces for dance education and to identify how dance can foster the development of learning skills such as social cognition, perception and the construction of knowledge. Children have their own way of learning, just like all human beings, and establish links with the social environment in which they live. They are also strongly affected by the social environment in which they develop. Once work has been done since childhood, with contact with art, the continuity is carried on from adolescence to youth. In my experiences, I realize that the dance I work with can contribute to the teaching/learning process of children and young people by possibly bringing about another cognitive habit in relation to the way of being in the world. The main references are: Rengel (2021), addresses the body as a corpoconnective, Rocha (2017) contributes to artistic production about dance education spaces. For cognitive aspects in the sense of understanding the environment in which one is inserted and their perceptions and actions in the world, Pinto (2019). Paulo Freire's (2011) studies are a reference for social pedagogy and social education. The nature of the research is qualitative, exploratory and descriptive. As methodological procedures, we used lesson plans aimed at children, improvisation/creation classes and Brazilian popular dance classes and workshops, written records and photos. As a result, I hope there can be a transformation in social cognitive aspects. KEYWORDS: Dance; Cultural Management; Cul |
Palavras-chave: | Dança Gestão cultural Produção cultural Professorado |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Dança |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós Graduação Profissional em Dança (PRODAN) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40102 |
Data do documento: | 28-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (PRODAN) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Babassoró de andanças por Manaus e Iranduba_Gestão, Produção e Professorado em Dança.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 6,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
3. Iris Almeida Artigo.pdf | Artigo em periódico | 555,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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