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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40127
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Leidiane Pereira da-
dc.date.accessioned2024-09-09T14:46:00Z-
dc.date.available2024-09-09T14:46:00Z-
dc.date.issued2023-10-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/40127-
dc.description.abstractThis master's research is a co-implicated study of audiovisual scenic artistic configurations in the process of the creation laboratory in Dança “Banhanças” (Porto Iracema das Artes/CE), with the aim of understanding the fat bodies that dance as “contemporary fat dances”. and, thus, tension the so-called contemporary dances in the Brazilian context. We start from the work Meninas do Brasil – better known as “As Três Gordinhas” or simply, “As Gordinhas” –, by the Bahian artist Eliana Kertész, converging to the analysis of artistic works by two fat women artists, one of each: Peso Bruto (2017), by Jussara Belchior Santos (SC); and Engasgada - um ensaio para regurgitar o mundo (2020), by Gal Martins (SP). The theoretical framework refers to the following dance-related themes and body that dances as political acts: creation, critique and performativity in contemporary dance (ARRAIS, 2013; ROCHA, 2011; MUNDIM, 2009; Seventy, 2008); gordophobia and body standards in society (JIMENEZ, 2020; VIGARELLO, 2012); and the crisis and the link as resistance and activism (Habib, 2020, 2021; Greiner, 2010). Our aim is to present the fat body in contemporary dance and its relevance in contemporary artistic creation and production when mobilizing other ways of being, thinking and doing dance with regard to both what is configured as processuality and guiding fat corporalities in their performativities. dancers, aiming to contribute to future studies on performative dance dramaturgy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCorpo Gordopt_BR
dc.subjectDança Contemporâneapt_BR
dc.subjectJussara Belchiorpt_BR
dc.subjectGal Martinspt_BR
dc.subjectLaboratório Banhançaspt_BR
dc.subject.otherFat bodypt_BR
dc.subject.otherContemporary dancept_BR
dc.subject.otherJussara Belchiorpt_BR
dc.subject.otherGal Martinspt_BR
dc.subject.otherBanhanças Laboratorypt_BR
dc.titleDanças gordas contemporâneas: um estudo de configurações artísticas com o laboratório de criação em dança “banhanças”pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqDANÇApt_BR
dc.contributor.advisor1Arrais, Joubert de Albuquerque-
dc.contributor.referee1Arrais, Joubert de Albuquerque-
dc.contributor.referee2Rocha, Lucas Valentim-
dc.contributor.referee3Mundim, Ana Carolina da Rocha-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8714651651543617pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa de mestrado trata-se de um estudo coimplicado de configurações artísticas cênicas audiovisuais no processo do laboratório de criação em Dança “Banhanças” (Porto Iracema das Artes/CE), com o objetivo de compreender os corpos gordos que dançam como “danças gordas contemporâneas” e, assim, tensionar as ditas danças contemporâneas no contexto brasileiro. Partimos da obra Meninas do Brasil – mais conhecida como “As três gordinhas” ou simplesmente, “As gordinhas” – , da artista plástica baiana Eliana Kertész, convergindo para a análise de obras artísticas de duas artistas mulheres gordas, uma de cada: Peso Bruto (2017), de Jussara Belchior Santos (SC); e Engasgada – um ensaio para regurgitar o mundo (2020), de Gal Martins (SP). O arcabouço teórico refere-se às seguintes temáticas relacionadas à dança e o corpo que dança como atos políticos e performativos: criação, pesquisa e crítica em dança contemporânea (ARRAIS, 2013; ROCHA, 2011; AGAMBEN, 2009; MUNDIM, 2009; SETENTA, 2008); a gordofobia e os padrões corporais na sociedade (JIMENEZ, 2020; VIGARELLO, 2012); e os corpos em crise como resistência e vínculo de ativismos (HABIB, 2020, 2021; GREINER, 2010). Nosso intuito é apresentar o corpo gordo na dança contemporânea e sua relevância na criação e produção artísticas contemporâneas quando mobilizam outros modos de ser, pensar e fazer dança no que se refere tanto ao que se configura como processualidade, como pautando as corporalidades gordas em suas performatividades dançantes, almejando contribuir para futuros estudos sobre dramaturgia performativa da dança.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Dançapt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGDANCA)

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