Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40164
Tipo: Tese
Título: Olhares sobre o pcientífico da Universidade Estadual de Santa Cruz, Bahia, Brasil
Autor(es): Brasil, Therezinha Vasconcelos Santos
Primeiro Orientador: Silva, Rejâne Maria Lira-da-
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Rejâne Maria Lira-da-
metadata.dc.contributor.referee2: Vergara, Moema de Rezende
metadata.dc.contributor.referee3: Almeida, Rosiléia Oliveira de
metadata.dc.contributor.referee4: Alves, Maria Judite da Silva Cardoso
metadata.dc.contributor.referee5: Mise, Yukari Figueroa
Resumo: A presente pesquisa de doutoramento teve como objetivo geral compreender as concepções de docentes e licenciandos do campo das Ciências da Natureza e Humanas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) sobre Educação Patrimonial e suas relações com as coleções científicas nas atividades de pesquisa, ensino e extensão. Destacamos que, neste estudo, “Patrimônio Científico” refere-se às chamadas coleções científicas, mais voltadas para o campo das Ciências Naturais, as quais, ainda assim, trazem um inegável valor histórico. Dessa forma, para um melhor direcionamento da pesquisa, nos debruçamos sobre a seguinte questão: como docentes e licenciandos da área de Ciências da Natureza e Humanas percebem a Educação Patrimonial e o uso das coleções científicas para as atividades de pesquisa, ensino e extensão na UESC? Metodologicamente, a investigação se configura como uma pesquisa qualitativa empírica de natureza descritiva. Os sujeitos da pesquisa foram os professores (curadores das coleções da UESC e docentes vinculados ao ensino) e licenciandos da área de Ciências da Natureza e Humanas. Com o intuito de atingir o objetivo proposto, fizemos, inicialmente, o mapeamento das coleções científicas da UESC. Em seguida, delimitamos os critérios, selecionando os possíveis participantes que foram entrevistados. Por conseguinte, fizemos entrevistas com os docentes e licenciandos selecionados com a finalidade de compreender a concepção deles em relação às coleções científicas e, sobretudo, como esses agentes percebem (se percebem) o diálogo entre as coleções científicas e as atividades de pesquisa, ensino e extensão na UESC. Considerando os procedimentos para obtenção dos dados utilizados na investigação, realizamos as entrevistas propondo questões iniciais para nortear o discurso, deixando o participante livre para falar, sem intervenções. Por final, fizemos uma análise documental por meio da qual foi realizado um estudo sistemático frente aos documentos relacionados às coleções científicas, buscando conhecer a sua história de formação, sua distribuição nos acervos e o tombamento das espécies com o objetivo de substanciar os relatos produzidos com a entrevista, aprimorando as narrativas. Os discursos obtidos foram organizados, categorizados, analisados e descritos ao longo da investigação por meio da análise de conteúdo. Os resultados obtidos revelaram necessidades para a salvaguarda desse Patrimônio Científico, assim como a necessidade de delineamento de políticas públicas voltadas para a preservação desse legado científico. Sendo assim, a partir das discussões suscitadas, espera-se contribuir para a preservação e valorização das coleções científicas, uma vez que estas constituem parte do Patrimônio Científico nacional. Além de ser um patrimônio que estabelece uma relação entre passado e presente, sua preservação permite compreender o funcionamento e o pensamento científico das sociedades passadas.
Abstract: The general objective of this PhD study is to understand the conceptions of professors and students in the fields of Natural and Human Sciences at Santa Cruz State University (Uesc) regarding Heritage Education and its relationship with scientific collections in activities of research, teaching, and extension. It is important to highlight that this study refers to “Scientific Heritage” as the scientific collections concerning the field of Natural Sciences that present an undeniable historical value. This way, for a better understanding of the study, we have created the following research question: how do professors and students in the field of Natural and Human Sciences perceive Heritage Education and the use of scientific collections in research, teaching and extension activities at Uesc? Methodologically, this investigation is characterized as an empirical qualitative research of a descriptive nature. The participants of the study were the professors (curators of Uesc collections and faculty involved in teaching) and the students from the field of Natural and Human Sciences. With the objective of achieving the proposed objective, initially a mapping of the scientific collections of Uesc was conducted. Subsequently, the criteria were delimited and the potential participants for an interview were selected. Therefore, we have conducted interviews with the selected professors and students with the objective of comprehending their conception concerning the scientific collections and how they perceive (and if they do) the dialogue between the scientific collections and the activities of research, teaching and extension at Uesc. Considering the procedures for obtaining the data obtained in this investigation, we have conducted the interviews proposing initial questions to guide the discourse, allowing the participant to speak freely without interventions. Lastly, we have conducted a documental analysis through which a systematic study was carried out, considering the documents related to the scientific collections, seeking to understand their historical formation, their distribution in the collections and the cataloging of the items, with the aim of substantiating the reports produced with the interviews, enhancing the narratives. The obtained discourses were organized, categorized, analyzed, and described throughout the investigation using content analysis. The obtained results have revealed needs to safeguard the Scientific Heritage, as well as the need to design public policies aimed at the preservation of this scientific legacy. Therefore, it is expected that the discussions proposed here may contribute to the preservation and valorization of scientific collections, since these collections are part of the national Scientific Heritage. In addition to being heritage assets that establish a relationship between the past and the present, their preservation allows for an understanding of the functioning and scientific thinking of past societies.
Palavras-chave: Patrimônio Científico
Educação Patrimonial
Coleções científicas
CNPq: Ciências humanas
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: EDUFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40164
Data do documento: 12-Jul-2024
Aparece nas coleções:Tese (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_Therezinha_Brasil.pdf4,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.