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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40170
Tipo: Dissertação
Título: Ressignificação de atos de currículo no processo formativo de crianças negras: saberes e práticas docentes na educação infantil
Título(s) alternativo(s): “Ressignification of Curriculum Acts in the formative processo of black children: teaching Knowledge and practices in early childhood education
Autor(es): Santos, Cristina Severiana dos
Primeiro Orientador: Macedo, Roberto Sidnei Alves
metadata.dc.contributor.referee1: Guerra, Denise Moura de Jesus
metadata.dc.contributor.referee2: Jesus, Rita de Cássia Dias Pereira de
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Vanda Machado da
Resumo: A dissertação intitulada “Ressignificação de atos de Currículo no processo formativo de crianças negras: saberes e práticas docentes na Educação Infantil,” objetiva compreender como a partir da prática docente pode se constituir atos de currículo e ressignificações no contexto de crianças negras na educação infantil. A pesquisa qualitativa de natureza etnográfica adota como inspiração a escolha dos caminhos metodológicos da Etnopesquisa Crítica e Multirreferencial. A pesquisa foi desenvolvida na escola municipal de Educação Infantil, localizada na rua Maciel de cima, no bairro do Pelourinho, no Terreiro de Jesus. Como dispositivos metodológicos, utilizamos a entrevista semiestruturada, aplicação de questionário e análise documental, a fim de compreender a realidade pesquisada. Para tanto, utilizamos enquanto aporte teórico, as ideias de Macedo (2008), (2011) sobre atos de currículo como instituinte na formação da criança negra, além de Tardif (2002) para abordar as discussões sobre saberes e pratica docente, Cavalleiro (2001), Gomes (2004), Santos (2008), Munanga (2008), Silva (2004), Machado (2013), Jesus (2007), abordando as questões raciais na infância, entre outros autores como Foucault (1986), Freire (1997), Silva (1999) e Arroyo(2011) com fundamentos teóricos propostos para pensar a perspectiva étnico racial na Educação Infantil e no currículo. Como achados temos o entendimento de que a comunidade escolar articula seus atos de currículo para que as professoras desempenhem sua prática antirracista frente a necessidade formativa das crianças negras, já os decentes articulam seus saberes a partir do que constituem na escola, como exemplo, na construção de acervos e a acolhida dos saberes da comunidade.
Abstract: This dissertation entitled “Ressignification of Curriculum Acts in the formative processo of black children: teaching Knowledge and practices in early childhood education,” aims to understand how from teaching practice can be constituted curriculum acts and meanings assuraate to resignify the context of black children in Early Childhood Education. Qualitative research ethnographic nature adopts as inspiration the choice of methodological paths to Critical and Multireferential Ethnorearch. The research was carried out at the municipal school of Early Childhood Education, located on Maciel street from above, in the Pelourinho neighborhood, in the Terreiro de Jesus. As methodological resources, we the semi-structured interview, questionnaire application and document analysis, na end to understand the research objective. Therefore, we use while theoretical contribuition, the ideas of Macedo (2008), (2011), about curriculum acts as instituting in the formation of the black child, beond of Tardif (2002) in discussions about Learnings and practice teacher Cavalleiro (2001), Gomes (2004), Santos (2008), Munanga (2008), Silva (2004), Machado (2013), Jesus (2007), addressing racial issues in childhood, among Other authors like Foucalt (1986), Freire ( 1987), Silva (1999), Arroyo (2011), as theoretical foundations proposed to think the racial ethnic perspective in Early Childhood Education and the curriculum. How found, we have the understanding that the schoool Community articulates your curriculum acts so that as teachers carry out their anti racist practice, on the Other hand, teachers articulate their knowledge based on what They constitute at school, as na example, in the construction of collections of books and in welcoming the knowledge of the Community.
Palavras-chave: Currículo
Atos de currículo
Educação de crianças negras
Prática docente
Currículos
Crianças negras - Educação
Prática de ensino
CNPq: Ciências humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40170
Data do documento: 30-Set-2021
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