Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40188
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Morena Nascimento-
dc.date.accessioned2024-09-13T16:07:54Z-
dc.date.available2024-09-13T16:07:54Z-
dc.date.issued2022-10-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/40188-
dc.description.abstractThis dissertation consists of the critical organization of a succession of encounters and affections from artistic experiences that comprise an authorial journey of a dancer, choreographer and director, from the moment when an artistic training begins – the experience as a collaborative interpreter in some companies of dance, in Brazil and Germany – until the moment when creation begins to be characterized by intense partnerships and dialogues with artists from other fields of art, within the scope of artistic-pedagogical relations. Its objective is to map processes and contexts in a way to produce and live art, seeking to develop a prospective and retroactive critical look at the experience, sharing it and bringing reflections on history and dance practice as a networked and porous system. This research raises the following question: Can a critical diary of experiences that maps the trajectory of a dance artist generate new perspectives and artistic-pedagogical contributions to this field of knowledge? The intention of this study is due to the notorious lack of bibliographic material that reveals the personal trajectories of active dance artists, seeking to share creative and teaching/ learning processes. The main theoretical supports of this research are Deleuze e Guattari (1980) to understand desire as a potentiator of new given meanings to the becoming of experience, Rolnik (1989) to think about cartographic writing and Salles (2006) to look at artistic work as an unfinished and networked system. As this research presents multiple research focuses, it uses cartography as a methodology and other methodological procedures, such as autobiography and practice as research. It aims to build a reflective Artist Diary that seeks to create possibilities for rethinking and sharing ways of doing dance so that this investigation will offer clues for updates on the trajectory in question, as well as intending to provoke other artists to write about their experiences with creation, enriching and expanding bibliographical material in the field of Brazilian authorial dance.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectCriaçãopt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subject.otherCartographypt_BR
dc.subject.otherDancept_BR
dc.subject.otherCreationpt_BR
dc.subject.otherExperiencept_BR
dc.titleCartografia transatlântica: mapeamento reflexivo de encontros e afetos em um percurso autoral com a dança entre Brasil e Alemanhapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
dc.contributor.advisor1Guimarães, Daniela Bemfica-
dc.contributor.referee1Guimarães, Daniela Bemfica-
dc.contributor.referee2Conrado, Amélia Vitória de Souza-
dc.contributor.referee3Pereira, Sayonara Sousa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0058035684923977pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação consiste na organização crítica de uma sucessão de encontros e afetos a partir de experiências artísticas, as quais compreendem um percurso autoral de bailarina, coreógrafa e diretora do momento em que se inicia uma formação artística, passando pela experiência como intérprete colaboradora em algumas companhias de dança, no Brasil e na Alemanha, até o momento em que a criação começa a se caracterizar por intensas parcerias e interlocuções com artistas de outros campos da arte e no âmbito das relações artístico-pedagógicas. Tem como objetivo mapear processos e contextos de uma maneira de produzir e viver arte, buscando elaborar um olhar crítico prospectivo e retroativo sobre a experiência, a fim de compartilhá-la e trazer reflexões sobre a história e o fazer em dança como um sistema em rede e poroso. Esta pesquisa traz a seguinte questão: um diário crítico de experiências que cartografa a trajetória de uma artista da dança pode gerar novas perspectivas e contribuições artístico-pedagógicas para este campo do conhecimento? Os principais suportes teóricos desta pesquisa são Deleuze e Guattari (1980), para entender o desejo como potencializador de novos sentidos dados aos devires da experiência; Rolnik (1989), para pensar a escrita cartográfica; e Salles (2006), para olhar o trabalho artístico como um sistema inacabado e em rede. Por esta pesquisa apresentar enfoques múltiplos de investigação e entrelaçar teorias e práticas sem nenhuma hierarquia, utiliza-se da cartografia também como metodologia, além de outros procedimentos metodológicos, como a autobiografia e a prática como pesquisa. Almeja a construção de um Diário Reflexivo de Artista, o qual busca criar possibilidades de repensar e compartilhar modos de fazer dança com o intuito de que tal investigação venha a oferecer pistas para atualizações da trajetória em questão, bem como pretende provocar outros artistas a escreverem sobre suas experiências com a criação, enriquecendo e ampliando o material bibliográfico no campo da dança autoral brasileira.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Dançapt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGDANCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Morena Nascimento.pdf1,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
22.05.23 ATA EXTRAORDINARIA HOM. MORENA OLIVEIRA (1).pdf97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.