Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Silva, Leonardo Augusto Luz Alcântara | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-13T16:35:23Z | - |
dc.date.available | 2024-02-28 | - |
dc.date.available | 2024-09-13T16:35:23Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-28 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40189 | - |
dc.description.abstract | Brazilian contemporary dance, as a form of artistic expression, has been influenced by a rich cultural and historical tapestry. However, the presence and recognition of black creative artists in this context face significant challenges, resulting in persistent invisibility. Despite the challenges, many black people, artists, in the Brazilian contemporary dance scene have adopted creative and resilient strategies to face invisibility. This includes creating collectives, festivals and initiatives that promote our visibility, as well as collaborating with other artists and social movements to amplify our voices and narratives. These strategies have played a fundamental role in addressing the problem of invisibility, but they also highlight the need for broader structural changes in Brazilian contemporary dance to ensure fairer and more equitable representation of black creative artists. This research presents reflections based on the memory/trajectory of the black artist Leonardo Luz, pointing out implications of race and class in the professional environment of dance art. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Processos criativos | pt_BR |
dc.subject | Representatividade | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject.other | Dance | pt_BR |
dc.subject.other | Representativity | pt_BR |
dc.subject.other | Artistic process | pt_BR |
dc.subject.other | Racism | pt_BR |
dc.title | A invisibilização do artista criador negro no contexto da dança | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Mestrado Profissional (PRODAN) | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação Profissional em Dança (PRODAN) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Guimarães, Daniela Bemfica | - |
dc.contributor.referee1 | Guimarães, Daniela Bemfica | - |
dc.contributor.referee2 | Ferraz, Fernando Marques Camargo | - |
dc.contributor.referee3 | Silva, Eusébio Lobo da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5241805024993129 | pt_BR |
dc.description.resumo | A dança contemporânea brasileira, como forma de expressão artística, tem sido influenciada por uma rica tapeçaria cultural e histórica. No entanto, a presença e o reconhecimento do artista criador negro neste contexto enfrentam desafios significativos, resultando em uma invizibilização persistente. Apesar dos
desafios, muitas pessoas negras, artistas, na cena da dança contemporânea brasileira têm adotado estratégias criativas e resilientes para enfrentar a invizibilização. Isso inclui a criação de coletivos, festivais e iniciativas que promovem a nossa visibilidade, bem como a colaboração com outros artistas e movimentos sociais para amplificar nossas vozes e narrativas. Essas estratégias têm desempenhado um papel fundamental na abordagem do problema da invizibilização, mas também destacam a necessidade de mudanças estruturais mais amplas na dança contemporânea brasileira para garantir uma representação mais justa e equitativa de artistas criadores negros. Esta pesquisa apresenta reflexões a partir da memória/trajetória do artista negro Leonardo Luz apontando implicações de raça e classe no ambiente profissional da arte dança. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Dança | pt_BR |
dc.type.other | Dissertação | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Profissional | pt_BR |
dc.type.production | Artística | pt_BR |
dc.type.production-subtype | ARTES CÊNICAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (PRODAN)
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