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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40243
Tipo: Dissertação
Título: “A maravilha que é a gente se dar bem consigo mesma”: transição capilar, cabelo cacheado/crespo e mulheres negras
Título(s) alternativo(s): “The wonder of how we can get along with ourselves”: hair transition, curly/coily hair and black women
Autor(es): Montezuma, Aymara
Primeiro Orientador: Sansone, Livio
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Soares, Maria Andrea
metadata.dc.contributor.referee1: Sansone, Livio
metadata.dc.contributor.referee2: Soares, Maria Andrea dos Santos
metadata.dc.contributor.referee3: Cruz, Denise Ferreira da Costa
metadata.dc.contributor.referee4: Lino e Silva, Moises Vieira de Andrade
metadata.dc.contributor.referee5: Santos, Luane Bento dos
Resumo: O corpo se constitui socialmente, em conjunto e por meio de sistemas e símbolos raciais, de gênero, idade, classe etc. No corpo, o cabelo, nas relações sociais brasileiras, tem importante papel no processo de identificação de pessoas negras por ser entendido como um dos elementos constituintes da percepção de raça. No caso das mulheres negras, a dimensão de raça e de gênero coloca o cabelo numa situação de proeminência devido à relação que essa parte do corpo tem com ideias de feminilidade. Por muitos anos, no contexto das relações raciais brasileiras, muitas mulheres negras fizeram uso de alisantes e relaxantes que alteram a estrutura do cabelo para o liso ou cacheado. Nos últimos anos, tem ocorrido um movimento de maior escala para a não mais utilização de tais produtos e técnicas, denominado transição capilar. Tal movimento pode ser acompanhado por um processo de questionamento, reflexão e alteração da relação com o corpo e a subjetividade, podendo ser compreendido como um canalizador de alterações na relação consigo mesma. Em meio a esse processo, pode surgir um novo ideal estético entendido como cacho perfeito, que traz dinâmicas próprias de cuidados e expectativas. Em diferentes momentos da relação com o cabelo cacheado/crespo, existe a comparação entre o cabelo real e o cabelo ideal, e a vivência desta diferença constrói uma relação com o corpo interpretada em termos de prisão e liberdade. A transição possibilita questionamentos e reflexões sobre a relação com o cabelo, o corpo, e consigo, realizadas a partir de outros modelos e referências que não tenham corpos e experiências brancas como padrão, de forma que esta pode vir a possibilitar uma criação e expressão de outra vivência como mulher negra. Esta pesquisa teve como objetivo investigar o surgimento de novas relações corpóreas e subjetivas por meio da experiência da transição, assim como alterações na percepção e vivência como mulher negra. Para tanto, foi utilizada a análise de entrevistas abertas com mulheres negras que passaram pelo processo, assim como a análise de materiais audiovisuais sobre a temática. Foi possível constatar que a transição capilar levou a transformações corpóreas e subjetivas das mulheres negras entrevistadas.
Abstract: The body is socially constituted, together and through systems and symbols of race, gender, age, class etc. On the body, hair, in Brazilian social relations, plays an important role in the process of identifying Black people as it is understood as one of the constituent elements of the perception of race. In the case of Black women, the dimension of race and gender places hair in a prominent position due to the relationship that this part of the body has with ideas of femininity. For many years, in the context of Brazilian race relations, many Black women used straighteners and relaxers that change the structure of their hair to straight or curly. In recent years, there has been a larger-scale movement to no longer use such products and techniques, called hair transition. Such movement can be accompanied by a process of questioning, reflection and change in the relationship with the body and subjectivity, and can be understood as a channel of changes in the relationship with oneself. In the midst of this process, a new aesthetic ideal may emerge, understood as a perfect curl, which brings its own dynamics of care and expectations. At different moments in the relationship with curly/coily hair there is a comparison between real hair and ideal hair, and the experience of this difference builds a relationship with the body interpreted in terms of prison and freedom. The transition enables questions and reflections about the relationship with hair, the body, and oneself, carried out from other models and references that do not have white bodies and experiences as a standard, so that this can enable the creation and expression of another experience as a Black woman. This research aimed to investigate the emergence of new corporeal and subjective relationships through the experience of transition, as well as changes in perception and experience as a Black woman. To this end, the analysis of open interviews with Black women who went through the process was used, as well as the analysis of audiovisual materials on the topic. It was possible to verify that the hair transition led to bodily and subjective transformations among the Black women interviewed.
Palavras-chave: Transição capilar
Identificação racial
Cabelo
Cacho perfeito
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) 
Citação: MONTEZUMA, Aymara. “A maravilha que é a gente se dar bem consigo mesma”: transição capilar, cabelo cacheado/crespo e mulheres negras. Orientador: Livio Sansone. 2024. 160 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40243
Data do documento: Ago- 1
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGA)

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Montezuma, A. A MARAVILHA QUE É A GENTE SE DAR BEM CONSIGO MESMA- TRANSIÇÃO CAPILAR, CABELO CACHEADOCRESPO E MULHERES NEGRAS. 2024.pdfDissertação4,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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