https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40257
Tipo: | Dissertação |
Título: | O fantástico em antes do baile verde e seminário dos ratos, de Lygia Fagundes Telles |
Título(s) alternativo(s): | The fantastic literature in antes do baile verde and seminário dos ratos, by Lygia Fagundes Telles |
Autor(es): | Lopes, Mariana Borges Nobre |
Primeiro Orientador: | Muniz, Márcio Ricardo Coelho |
metadata.dc.contributor.referee1: | Muniz, Márcio Ricardo Coelho |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lucena, Suênio Campos de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Santos, Alvanita Almeida |
Resumo: | O estudo proposto concentra-se nas obras Antes do Baile Verde e Seminário dos Ratos, da escritora brasileira Lygia Fagundes Telles. Ambas as obras são coletâneas de contos publicadas na mesma década, respectivamente nos anos de 1970 e 1977, e abundantes na presença de temas de mistério. Propomos uma leitura analítico-interpretativa de três contos de cada obra por considerá-los representativos do fantástico na autora. Analisados individualmente, entrelaçamos a leitura ficcional às percepções teóricas de estudiosos do fantástico em Literatura a partir de Tzvetan Todorov (1970) e de pesquisadores da obra de Lygia Fagundes Telles como, Suênio Campos de Lucena (2007; 2008; 2017; 2018). “A caçada”, “Meia-noite em ponto em Xangai”, “Natal na Barca”, “As formigas”, “Tigrela” e “Seminário dos Ratos” são os contos selecionados para este trabalho nos quais buscamos explorar a presença do fantástico na escrita da autora. Destacamos que em nossas análises observamos que as referências para a construção do fantástico exploradas por Lygia, em grande parte, são feitas de problemáticas contemporâneos à escrita dela, destacadamente a inclusão de marcadores da decadência da burguesia paulistana frente ao avanço da modernização, a partir de 1950, e da repressão da ditadura militar dos anos de 1960. |
Abstract: | The proposed study focuses on the works Antes do Baile Verde and Seminário dos Ratos, by Brazilian writer Lygia Fagundes Telles. Both works are collections of short stories published in the same decade, respectively in the years 1970 and 1977, and abundant in the presence of mystery themes. We propose an analytical-interpretive reading of three short stories from each work as we consider them representative of the fantastic in the author. Analyzed individually, we intertwine the fictional reading with the theoretical perceptions of scholars of the fantastic in Literature from Tzvetan Todorov (1970) and researchers of the work of Lygia Fagundes Telles such as Suênio Campos de Lucena (2007; 2008; 2017; 2018). “The hunt”, “Midnight sharp in Shanghai”, “Natal na Barca”, “As ants”, “Tigrela” and “Seminário dos Ratos” are the short stories selected for this work in which we seek to explore the presence of the fantastic in the author's writing. We highlight that in our analyzes we observed that the references for the construction of the fantastic explored by Lygia, in large part, are made up of issues contemporary to her writing, notably the inclusion of markers of the decadence of the São Paulo bourgeoisie in the face of the advance of modernization, from 1950, and the repression of the military dictatorship of the 1960s. |
Palavras-chave: | Contos Literatura fantástica Antes do baile verde Seminário dos ratos Lygia Fagundes Telles |
CNPq: | Letras Literatura brasileira |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-graduação em Letras e Lingüística (PPGLL até 2010) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40257 |
Data do documento: | 22-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGLITCULT) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Mariana Borges Nobre Lopes.pdf | Dissertação Mariana Borges Nobre Lopes | 987,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.