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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40270
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorElias, Elias Nasr Naim-
dc.date.accessioned2024-09-28T16:58:55Z-
dc.date.available2017-12-20-
dc.date.available2024-09-28T16:58:55Z-
dc.date.issued2017-12-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/40270-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVANT quadrotorpt_BR
dc.subjectAcurácia Posicionalpt_BR
dc.titleAtualização cartográfica através de imagens obtidas com veículo aéreo não tripulado (VANT) quadrotor.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.contributor.advisor1Fernandes, Vivian de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2389315878658535pt_BR
dc.description.resumoO embarque de sensores em Veículos Aéreos não Tripulados (VANTs) quadrotores para fins de aquisição de informações espaciais, tendo em vista a elaboração e atualização de produtos cartográficos, teve grande avanço a partir do século XXI, uma vez que, os avanços tecnológicos neste meio, viabilizaram o uso de técnicas sofisticadas para as etapas do processamento digital através de fotografias obtidas por meio de câmeras digitais. O objetivo desse trabalho foi o uso e aplicação de uma metodologia a fim de gerar ortofotos digitais a partir de fotografias obtidas por meio de VANT quadrotor das mudanças ocorridas em uma determinada área urbana, viabilizando a realização da atualização cartográfica e posteriormente a avaliação da exatidão posicional do produto final. Dessa forma, buscou-se avaliar a aplicabilidade da tecnologia VANT para fins de atualização cartográfica. A metodologia empregada neste trabalho previu a análise e interpretação dos elementos presentes na área de estudo, planejamento dos voos correspondentes aos locais onde houveram mudanças na mesma, aquisição das fotografias aéreas, calibração da câmera, identificação de feições homólogas entre os dados obtidos e o terreno, coleta destas coordenadas por meio de rastreio GNSS, processamento das imagens brutas para a geração dos Modelos Digitais de Elevação (MDEs) e das ortofotos digitais, vetorização das regiões onde houveram mudanças e controle de qualidade do mapa final obtido. O controle de qualidade foi realizado conforme as análises estatísticas de tendência e de precisão através de pontos de verificação no terreno de acordo com Padrão de Exatidão Cartográfica (PEC). O recobrimento aerofotogramétrico foi realizado com altura média de 60 metros e foram obtidas automaticamente com a câmera não métrica FC 200 14Mp. Foram realizados 20 planos de voos em toda a área de estudo, utilizando 26 pontos de controle para o processamento das fotografias. Foram geradas 7 ortofotos digitais. Para o controle de qualidade planimétrico foram calculados 24 pontos para as análises estatísticas de tendência e de precisão. As análises realizadas corresponderam a escala de 1:2000, uma vez que corresponde ao produto cartográfico utilizado inicialmente para a atualização, sendo avaliado na classe B do PEC. Dessa forma, pode-se concluir que o uso da técnica VANT é viável para fins de atualização cartográfica. Contudo houveram dificuldades relacionadas a obtenção, processamento e geração dos produtos finais, caracterizadas pelas limitações do equipamento e aspectos da área de estudo.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.type.degreeBachareladopt_BR
dc.publisher.courseENGENHARIA DE AGRIMENSURA E CARTOGRÁFICA - NOTURNOpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Engenharia de Agrimensura e Cartográfica (Escola Politécnica)

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