https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40293
Tipo: | Dissertação |
Título: | Afrometáforas em dança: espiralidades entre Salvador (Bahia) e Belo Horizonte (Minas Gerais) |
Autor(es): | Silva, Hugo Martins |
Primeiro Orientador: | Rengel, Lenira Peral |
metadata.dc.contributor.referee1: | Rengel, Lenira Peral |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Amanda Pinto da |
metadata.dc.contributor.referee3: | Paixão, Maria de Lurdes Barros da |
Resumo: | Esta pesquisa se dedica à análise dos elementos metafóricos presentes em danças negras enraizadas nas culturas das capitais mineira e baiana, identificados como afrometáforas. Ao entender a dança como uma manifestação cognitiva do corpo, este trabalho tem como objetivo demonstrar, por meio dos movimentos e gestualidades, as diversas formas de aglutinação, resistência e existência dos saberes e cosmovisões africanas ao longo da diáspora afro-brasileira, tendo as culturas, baiana e mineira, como contextos nos quais as danças se manifestam. Afrometáforas, entendidas como expressões cognitivas das tradições culturais afro-brasileiras, se manifestam e interagem nas práticas coreográficas e gestualidades das danças tradicionais em Minas Gerais e na Bahia. Essas manifestações metafóricas são influenciadas pelos contextos culturais locais, especialmente no âmbito da pesquisa em Dança? Contribuem para a preservação e ressignificação de elementos metafóricos e cosmovisões (Oyěwùmí, 2002) afro na sociedade brasileira? Conhecimentos transmitidos de muitos modos, escritos, gestuais, orais por mestres e mestras da dança em Minas Gerais e na Bahia evidenciam modos de ser/estar afro, na contemporaneidade, na memória e na cultura. Essa pesquisa demarca esses saberes como metáforas construídas no cotidiano (LAKOFF; JOHNSON, 2002). Nesta investigação analítica, de abordagem qualitativa e descritiva (GIL, 2002), são associados aspectos metodológicos de uma pesquisa participante (BRANDÃO, 1986) a procedimentos de atitude etnográfica (PIMENTEL, 2014), entrevistas em podcasts e análise de documentários são procedimentos da construção dos dados da pesquisa que se orientam na afroperspectiva (Noguera, 2021). O conceito de espiralidade (MARTINS, 2020) fissura a noção da temporalidade linear, vivifica conhecimentos forjados na diáspora afrobrasileira como estratégias de vida e fia a teia do conjunto de referências. A perspectiva enativa (MATURANA; VARELA, 2021) e o conceito de marcadores somáticos (DAMÁSIO, 2018), a noção de corponectividade e o procedimento metafórico do corpo (RENGEL, 2021, 2015, 2007) pensam as gestualidades em danças entre Minas Gerais e Bahia, o corpo tem uma perspectiva integrada, ou seja, aspectos biológicos, fisiológicos e intelectuais são parte dos constructos que partem da cultura. A pujança dos estudos de Fanon (2008) e Souza (2021) nucleiam a dimensão cognitiva-existencial negra na sociedade. Ao considerar a dança e o gesto como materializações de conhecimentos e modos de conhecer, assim como os sabores, o toque de um tambor ou até mesmo a forma de falar, identificamos combinações de metáforas multissensoriais que se revelam marcadores somáticos (Damásio, 2020). Metáforas negras emergem diferentemente em Belo Horizonte e Salvador. Essas afrometáforas apontam conhecimentos e modos de ser, de mover e dançar que se configuram nas pessoas. A dança como ação contextualizada apresenta metáforas e imagens multissensoriais relacionadas à cultura na qual se desenvolve. Reconhecer a importância do protagonismo negro na composição de elementos cognitivos presentificados nas culturas de Minas Gerais e Bahia que espiralam no tempo, oferece repertório para criar estratégias e modos de vida e de dança. As afrometáforas apresentam imagens de múltiplos sentidos que fortalecem a existência e potencializam o existir negro na Dança reiterando a necessidade das vivências culturais para os processos artísticos e de ensino e aprendizagem. |
Abstract: | This research is dedicated to the analysis of metaphorical elements present in black dances rooted in the cultures of the capital cities of Minas Gerais and Bahia, identified as afrometaphors. By understanding dance as a cognitive manifestation of the body, this work aims to demonstrate, through movements and gestures, the various forms of aggregation, resistance, and existence of African knowledge and cosmologies throughout the Afro-Brazilian diaspora, with the cultures of Bahia and Minas Gerais serving as contexts in which these dances manifest. Afrometaphors, understood as cognitive expressions of Afro-Brazilian cultural traditions, manifest and interact in the choreographic practices and gestures of traditional dances in Minas Gerais and Bahia. These metaphorical manifestations are influenced by local cultural contexts, especially in the field of Dance research. Do they contribute to the preservation and resignification of metaphorical elements and Afro cosmologies (Oyěwùmí, 2002) in Brazilian society? Knowledge transmitted in many ways, written, gestural, oral, by dance masters in Minas Gerais and Bahia, highlight Afro ways of being in contemporary times, in memory, and in culture. This research marks these knowledges as metaphors constructed in everyday life (Lakoff; Johnson, 2002). In this analytical investigation with a qualitative and descriptive approach (Gil, 2002), methodological aspects of participatory research (Brandão, 1986) are associated with ethnographic attitude procedures (Pimentel, 2014). Podcast interviews and documentary analysis are procedures in constructing research data oriented towards Afro-perspectives (Noguera, 2021). The concept of spirality (Martins, 2020) challenges the notion of linear temporality, revitalizing knowledge forged in the Afro-Brazilian diaspora as life strategies and weaving the web of references. The enactive perspective (Maturana; Varela, 2021) and the concept of somatic markers (Damásio, 2018), the notion of corponecitivity and the metaphorical procedure of the body (Rengel, 2021, 2015, 2007) consider gestualities in dances between Minas Gerais and Bahia; the body has an integrated perspective, where biological, physiological, and intellectual aspects are part of constructs stemming from culture. The vigor of Fanon (2008) and Souza's (2021) studies form the core of the black cognitive-existential dimension in society. Considering dance and gesture as materializations of knowledge and ways of knowing, much like flavors, the beat of a drum, or even speech patterns, we identify combinations of multisensory metaphors that reveal somatic markers (Damásio, 2020). Black metaphors emerge differently in Belo Horizonte and Salvador. These afrometaphors point to knowledge and ways of being, moving, and dancing that shape individuals. Dance, as a contextualized action, presents metaphors and multisensory images related to the culture in which it develops. Acknowledging the importance of black protagonism in the composition of cognitive elements present in the cultures of Minas Gerais and Bahia that spiral through time offers a repertoire for creating strategies and ways of life and dance. Afrometaphors present multi-sensory images that strengthen the existence and enhance black existence in Dance, reiterating the need for cultural experiences in artistic processes and teaching/learning. |
Palavras-chave: | Dançar entre Minas e Bahia Afrometáforas Espiralidade Enação |
CNPq: | DANÇA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Dança |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40293 |
Data do documento: | 5-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Hugo Martins.pdf | 2,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.